Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por doug01n » 18 Jul 2012, 14:28

Ela rende mais pq vc pode manter velocidades de 60 ou 70km/h em giros mais baixos. Digo velocidade real mesmo, pq se comparar só o velocimetro, vai marcar sempre a mesma relação RPM x velocidade, independente da relação utilizada.

Sobre trocar pinhão e coroa mantendo a relação, não acho viável. Um pinhão de 15 com coroa de 45 exigiria uma corrente bem maior. Sobre a 13/39, acho que pode ficar interessante. Fica mais proxima da original que a 13/38 que o Kakko colocou, ou a 14/40 que coloquei.
Administrador

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por barraforte » 19 Jul 2012, 02:18

Valeu @Doug!
ótimos esclarecimentos! :joinha: :joinha: :joinha:
ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por olace » 02 Nov 2012, 13:02

Bom, quem quiser saber o quanto a moto vai ter de final trocando o pinhão e coroa sem ter que mexer na moto, recomendo esse site:

http://www.gearingcommander.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Hoje mesmo foi adicionado a Tenere 250, é só escolher a marca, modelo e ano e depois clicar em LOAD GEARING.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Marquinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 12 Out 2012, 00:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Marquinho » 04 Nov 2012, 23:06

olace

Esse site deve ser muito bom, mas para quem manja de inglês (que não é meu caso!!) :gargalhada:


Tirando a dúvida deste novato que vos escreve, então para aumentar a velocidade final da Ténéré 250 bastaria trocar o pinhão e a coroa?

Simples assim?

Isso alteraria a força em baixa?

Valeu!
Dafra Apache - 2012
Kawasaki Ninja 250R - 2011
Yamaha Ténéré 250 - 2012
BMW G650GS - 2015

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 04 Nov 2012, 23:38

rebaixando a suspensao, colocando semi-guidao, carenagem....
ou poe o motor da 660.
nao existe magica!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por doug01n » 05 Nov 2012, 14:38

Alterar a relação não vai alterar a final. Vai te permitir andar numa velocidade real maior do que a relação original em menor giro.

O torque em baixa fica meio comprometido, pois relações mais curtas melhoram a arrancada.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 05 Nov 2012, 14:42

pois é......
Editado pela última vez por Kakko em 06 Nov 2012, 08:45, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Marquinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 12 Out 2012, 00:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Marquinho » 05 Nov 2012, 20:04

doug01n escreveu:Alterar a relação não vai alterar a final. Vai te permitir andar numa velocidade real maior do que a relação original em menor giro.

O torque em baixa fica meio comprometido, pois relações mais curtas melhoram a arrancada.
Valeu!!

:joinha:
Dafra Apache - 2012
Kawasaki Ninja 250R - 2011
Yamaha Ténéré 250 - 2012
BMW G650GS - 2015

Xaxá
Visitante
Visitante

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Xaxá » 09 Dez 2012, 21:46

se eu diminuir somente a coroa a resposta da moto fica muito diferente da original?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por doug01n » 10 Dez 2012, 11:03

Depende de quantos dentes tirar. Se tirar 3 dentes da coroa, equivale quase a um dente a mais no pinhão. O Kakko tirou 2 e ainda assim não gostou do resultado, perdeu muito torque. Se tirar um, fica mais próxima da original.
Administrador

Responder