Ténéré 250 - Vela iridium
Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Falaram muito da vela , e o cabo ? pode-se usar a referida vela com o cabo normal , no caso o que já vem na moto ? , ou é preciso um cabo de vela especifico ?
- barraforte
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Oba @Pimentel!!!
Pode se usar o mesmo cabo e o mesmo cachimbo sim. É só remover a anterior e colocar a nova.
Existem os cabos "Ibuster" que prometem melhorar também a performance, mas são totalmente independentes das velas.
ABS!
Pode se usar o mesmo cabo e o mesmo cachimbo sim. É só remover a anterior e colocar a nova.
Existem os cabos "Ibuster" que prometem melhorar também a performance, mas são totalmente independentes das velas.
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Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...
Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Bom pessoal,
So pra acrescentar, a discussao e longa, mas vou jogar aqui alguns pricipios e ideias pra quem quer melhorar o comportamento do motor.
Partindo do principio, a bobina joga um tensao "x" na vela, que tem contatos com uma distancia "y" um do outro. Como a tensao e alta ela rompe a resistencia entre os dois eletrodos da vela e gera uma faisca.
Essa Faisca nao e uma linha reta entre os dois pontos (borda do eletrodo central e algum lugar do eletrodo externo), ela segue a menor resistencia por toda a area da camara de combustao - formando um "mini raio".
Quanto maior esse "mini raio" gerado, melhor a qualidade da queima, reduzindo as perdas do motor (em suma, mais potencia, maior suavidade)
A tensao vem elevada desde a bobina, e eletricidade e como agua - Vai por onde houver menos resistencia.
A melhor alternativa para melhorar o funcionamento do motor e reduzir suas perdas esta em aumentar o GAP da vela (folga entre os eletrodos).
Se aumentamos o gap da vela, aumentamos o tamanho da faisca, bla bla bla.
Mas tambem aumentamos a resistencia a corrente, o que pode ocasionar falhas no funcionamento do motor.
Como podemos aumentar o GAP sem ter falhas?
1-) Aumentar o isolamento do condutor:
Revestindo o cabo de vela E o cachimbo com fita isolante de Auto Fusao (acha em casa de materiais eletricos), aumentamos a resistencia a fuga de tensao do cabo de vela, e assim conseguimos aumentar o GAP;
2-) Elevar a tensao:
Com bobinas especiais, conseguimos elevar a tensao no cabo de vela, podendo aumentar o GAP. Ja me utilizei disso em carros, nunca em motos... nao tenho ideia de qtos V sai da bobina da Te250. O cabo Ibooster "tenta" fazer isso com capacitores... nunca foi provado sua eficiencia.
3-) Efeito "para raios":
Se vcs compararem uma vela iridium com uma vela comum, elas possuem uma diferenca basica e visual (alem do material, claro). A vela iridium tem os eletrodos afiados - O eletrodo central e extremamente fino, e o eletrodo externo e pontudo, e nao quadrado como numa vela comum. Com os eletrodos afiados, tambem conseguimos aumentar o GAP sem causar falhas de funcionamento. No caso desta ultima a vantagem tambem esta num fator conhecido como "centelha perdida", quando uma faisca "se perde" entre os dois eletrodos...
Claro que posso estar equivocado, por isso esta aberto a debate. Eu nao sei tudo, e como o topico aqui ta com uma discussao boa, resolvi colaborar.
So pra acrescentar, a discussao e longa, mas vou jogar aqui alguns pricipios e ideias pra quem quer melhorar o comportamento do motor.
Partindo do principio, a bobina joga um tensao "x" na vela, que tem contatos com uma distancia "y" um do outro. Como a tensao e alta ela rompe a resistencia entre os dois eletrodos da vela e gera uma faisca.
Essa Faisca nao e uma linha reta entre os dois pontos (borda do eletrodo central e algum lugar do eletrodo externo), ela segue a menor resistencia por toda a area da camara de combustao - formando um "mini raio".
Quanto maior esse "mini raio" gerado, melhor a qualidade da queima, reduzindo as perdas do motor (em suma, mais potencia, maior suavidade)
A tensao vem elevada desde a bobina, e eletricidade e como agua - Vai por onde houver menos resistencia.
A melhor alternativa para melhorar o funcionamento do motor e reduzir suas perdas esta em aumentar o GAP da vela (folga entre os eletrodos).
Se aumentamos o gap da vela, aumentamos o tamanho da faisca, bla bla bla.
Mas tambem aumentamos a resistencia a corrente, o que pode ocasionar falhas no funcionamento do motor.
Como podemos aumentar o GAP sem ter falhas?
1-) Aumentar o isolamento do condutor:
Revestindo o cabo de vela E o cachimbo com fita isolante de Auto Fusao (acha em casa de materiais eletricos), aumentamos a resistencia a fuga de tensao do cabo de vela, e assim conseguimos aumentar o GAP;
2-) Elevar a tensao:
Com bobinas especiais, conseguimos elevar a tensao no cabo de vela, podendo aumentar o GAP. Ja me utilizei disso em carros, nunca em motos... nao tenho ideia de qtos V sai da bobina da Te250. O cabo Ibooster "tenta" fazer isso com capacitores... nunca foi provado sua eficiencia.
3-) Efeito "para raios":
Se vcs compararem uma vela iridium com uma vela comum, elas possuem uma diferenca basica e visual (alem do material, claro). A vela iridium tem os eletrodos afiados - O eletrodo central e extremamente fino, e o eletrodo externo e pontudo, e nao quadrado como numa vela comum. Com os eletrodos afiados, tambem conseguimos aumentar o GAP sem causar falhas de funcionamento. No caso desta ultima a vantagem tambem esta num fator conhecido como "centelha perdida", quando uma faisca "se perde" entre os dois eletrodos...
Claro que posso estar equivocado, por isso esta aberto a debate. Eu nao sei tudo, e como o topico aqui ta com uma discussao boa, resolvi colaborar.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- Marcel Valim
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Eu coloquei uma iridium da booster (porcelana em amarelo) e fiz a limpeza do filtro de ar neste fds.
Notei discreta melhora em baixa rotação e a moto mais redonda lá pelos 8.000 RPMs, mas pode ser psicológico.
Notei discreta melhora em baixa rotação e a moto mais redonda lá pelos 8.000 RPMs, mas pode ser psicológico.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Não é psicológico não. A melhora em baixas rotações é nítida, porém discreta. Em giros mais altos eu não notei.
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Ainda não utilizei a moto de forma habitual por conta da chuva. Durante a semana eu vou verificar se houve mudanças significativas.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Vai da sensibilidade e percepção de cada um.
Eu instalei a Iridium NGK....e percebi uma pequena melhora nas subidas de giro ( partindo da lenta ).
Nas altas rpms, o motor está bem redondo...sem falhas.
Em relação ao consumo, não alterou nada.
Eu instalei a Iridium NGK....e percebi uma pequena melhora nas subidas de giro ( partindo da lenta ).
Nas altas rpms, o motor está bem redondo...sem falhas.
Em relação ao consumo, não alterou nada.
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Para quem ainda tem dúvida, segue alguns links da NGK bem explicativos:
Sobre as velas Iridium
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... eciais.pdf
Sobre as velas usadas pela Yamaha
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/motos2012.pdf
É engraçado que podemos ver q não existe nenhum modelo Iridium para a Tenere, Lander... Mas existe um modelo para a Fazer. Não é o mesmo motor?
Maurício, qual modelo você comprou por favor? É esse da Fazer?
abs,
Sobre as velas Iridium
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... eciais.pdf
Sobre as velas usadas pela Yamaha
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/motos2012.pdf
É engraçado que podemos ver q não existe nenhum modelo Iridium para a Tenere, Lander... Mas existe um modelo para a Fazer. Não é o mesmo motor?
Maurício, qual modelo você comprou por favor? É esse da Fazer?
abs,
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Luiz Monteso
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Exato, esse mesmo!
Re: Ténéré 250 - Vela iridium
Qual será a melhor?? A da booster (amarela) ou da NGK iridium?
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011
Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]