Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Pimentel
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Pimentel » 13 Jul 2012, 01:03

Falaram muito da vela , e o cabo ? pode-se usar a referida vela com o cabo normal , no caso o que já vem na moto ? , ou é preciso um cabo de vela especifico ?

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barraforte
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por barraforte » 13 Jul 2012, 02:03

Oba @Pimentel!!!
Pode se usar o mesmo cabo e o mesmo cachimbo sim. É só remover a anterior e colocar a nova.

Existem os cabos "Ibuster" que prometem melhorar também a performance, mas são totalmente independentes das velas.

ABS! :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por RAlves » 16 Jul 2012, 16:51

Bom pessoal,

So pra acrescentar, a discussao e longa, mas vou jogar aqui alguns pricipios e ideias pra quem quer melhorar o comportamento do motor.

Partindo do principio, a bobina joga um tensao "x" na vela, que tem contatos com uma distancia "y" um do outro. Como a tensao e alta ela rompe a resistencia entre os dois eletrodos da vela e gera uma faisca.

Essa Faisca nao e uma linha reta entre os dois pontos (borda do eletrodo central e algum lugar do eletrodo externo), ela segue a menor resistencia por toda a area da camara de combustao - formando um "mini raio".

Quanto maior esse "mini raio" gerado, melhor a qualidade da queima, reduzindo as perdas do motor (em suma, mais potencia, maior suavidade)

A tensao vem elevada desde a bobina, e eletricidade e como agua - Vai por onde houver menos resistencia.

A melhor alternativa para melhorar o funcionamento do motor e reduzir suas perdas esta em aumentar o GAP da vela (folga entre os eletrodos).

Se aumentamos o gap da vela, aumentamos o tamanho da faisca, bla bla bla.

Mas tambem aumentamos a resistencia a corrente, o que pode ocasionar falhas no funcionamento do motor.

Como podemos aumentar o GAP sem ter falhas?

1-) Aumentar o isolamento do condutor:
Revestindo o cabo de vela E o cachimbo com fita isolante de Auto Fusao (acha em casa de materiais eletricos), aumentamos a resistencia a fuga de tensao do cabo de vela, e assim conseguimos aumentar o GAP;

2-) Elevar a tensao:
Com bobinas especiais, conseguimos elevar a tensao no cabo de vela, podendo aumentar o GAP. Ja me utilizei disso em carros, nunca em motos... nao tenho ideia de qtos V sai da bobina da Te250. O cabo Ibooster "tenta" fazer isso com capacitores... nunca foi provado sua eficiencia.

3-) Efeito "para raios":
Se vcs compararem uma vela iridium com uma vela comum, elas possuem uma diferenca basica e visual (alem do material, claro). A vela iridium tem os eletrodos afiados - O eletrodo central e extremamente fino, e o eletrodo externo e pontudo, e nao quadrado como numa vela comum. Com os eletrodos afiados, tambem conseguimos aumentar o GAP sem causar falhas de funcionamento. No caso desta ultima a vantagem tambem esta num fator conhecido como "centelha perdida", quando uma faisca "se perde" entre os dois eletrodos...


Claro que posso estar equivocado, por isso esta aberto a debate. Eu nao sei tudo, e como o topico aqui ta com uma discussao boa, resolvi colaborar.
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Marcel Valim » 16 Jul 2012, 18:40

Eu coloquei uma iridium da booster (porcelana em amarelo) e fiz a limpeza do filtro de ar neste fds.
Notei discreta melhora em baixa rotação e a moto mais redonda lá pelos 8.000 RPMs, mas pode ser psicológico.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por paulo.rcmuniz » 17 Jul 2012, 09:33

Não é psicológico não. A melhora em baixas rotações é nítida, porém discreta. Em giros mais altos eu não notei.
Ex-paquerador de tudo que é moto.
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Marcel Valim » 17 Jul 2012, 12:06

Ainda não utilizei a moto de forma habitual por conta da chuva. Durante a semana eu vou verificar se houve mudanças significativas.
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Kakko » 17 Jul 2012, 12:54

Vai da sensibilidade e percepção de cada um.

Eu instalei a Iridium NGK....e percebi uma pequena melhora nas subidas de giro ( partindo da lenta ). :joinha:

Nas altas rpms, o motor está bem redondo...sem falhas. :joinha:

Em relação ao consumo, não alterou nada. :thumbup:
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por lmonteso » 21 Jul 2012, 00:06

Para quem ainda tem dúvida, segue alguns links da NGK bem explicativos:

Sobre as velas Iridium
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... eciais.pdf

Sobre as velas usadas pela Yamaha
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/motos2012.pdf

É engraçado que podemos ver q não existe nenhum modelo Iridium para a Tenere, Lander... Mas existe um modelo para a Fazer. Não é o mesmo motor?

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Maurício, qual modelo você comprou por favor? É esse da Fazer?

abs,
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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ghamauricio » 21 Jul 2012, 01:58

Exato, esse mesmo!

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Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por AeroMan » 15 Ago 2012, 11:58

Qual será a melhor?? A da booster (amarela) ou da NGK iridium?
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Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

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