Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivnn » 05 Abr 2012, 17:50

kablack escreveu:Entendo... Pode ter acontecido qualquer coisa, menos a vela Iridium queimar melhor... :D
Acho que se houvessem ocasionais falhas de ignição você perceberia. O motor falharia.
kablack escreveu:Eu acho que foi a vela Iridium... :D Você acha que foi qualquer outra coisa... Que você não imagina o que possa ser.:mrgreen:
Imagino que possa ser variação da mistura. Não me parece natural ser a vela.
kablack escreveu:Eu só conseguiria tal proeza se a vela cumprisse o que promete... :D
Eu concordo que a iridium emula uma faísca mais forte. Não me parece saudável que uma faísca mais forte faça diferença na Te.
kablack escreveu:Comprovadamente faíscas mais fortes queimam a mistura de forma melhor.
ivnn escreveu:TRUUUUUUUUUCOOOO! Fonte, por gentileza.
Imagem
Fico imaginando o procedimento do pessoal da ngk para gerar essa imagem:

1 - faz funcionar o motor com uma ignição especial de corrente ajustável;
2 - vai baixando devagarzinho a corrente da vela;
3 - chega um momento de criticidade onde a vela comum começa a falhar, mas a geometria privilegiada da iridium ainda se comporta mais ou menos.
4 - Rápido! tirem a foto agora!
5 - ????
6 - profit!

Imagem

Distribuição de campo elétrico, mostrando um gradiente de campo mais acentuado na ponta da iridium. Concordo.
kablack escreveu:Só não vale dizer que porque a imagem é do fabricante é mentirosa... :D
"Mentirosa", a rigor talvez não. "Sincera", tenho minhas dúvidas. Ou você acredita em marketing?
kablack escreveu:Tem mais informação aqui:

http://www.denso.com.br/site/velas.nsf/ ... frequentes" onclick="window.open(this.href);return false;
Os comentários ressaltam essencialmente a vantagem do efeito ponta na faísca, diminuindo a tensão de disparo e concentrando espacialmente o ponto de início de detonação. Com a diminuição da tensão de disparo temos, no instante da faísca, uma corrente levemente superior, dada a menor perda capacitiva. Já falamos sobre isso, e eu concordo.
kablack escreveu:Então... É só para isso que serve na verdade. :mrgreen: Faísca mais forte... Pena que, segundo o seu raciocínio, faísca mais forte não serve para nada.
Então...A faísca gerada pela ignição original na vela original deveria ser suficiente!
kablack escreveu:Bom... Eu não usaria a palavra capenga... É que é uma motinha de R$ 13k, sabe. Fabricada "exclusivamente" no Brasil... Não dá para exigir uma ignição Hi-End num produto destes... Sabe como é, 3 bons = 1 ótimo. :D

De qualquer modo, que bom que com US$ 15 (frete incluso :D )consegui dar um upzinho no motor da motoquinha. (Ou na minha imaginação..) :thumbup:

Agora, me explica porque:

1. Se a potência da faísca não influencia em nada porque existem motores com duas velas por cilindro? Twin Spark? Alguém precisa avisar para os engenheiros da Alfa Romeu e da Honda que é desperdício. :D Liga lá. Fala que se fizer de arame é igual. :lol:
Olha, não conheço esses motores, mas o motivo óbvio me parece ser detonar mais rápido, através do início da chama em dois pontos relativamente distantes no cilindro. Deve ser uma boa em rotações elevadas e volumes maiores. Mas que que isso tem a ver com a geometria das velas?
kablack escreveu:2. Se a ponta da vela sendo mais fina não influencia em nada, porque a NGK e Denso continuam afinando as pontas das velas? Era 08, depois, 07, 06 e agora 04 mm. Porque desde da década de 60 veículos de competição usam ponta de paladium? Se a vela de Iridium é igual a outra porque a Toyota (que antes usava plantina) mudou para Iridium?
Influencia, fazendo uma vela que precisa de uma ignição menos potente para realizar o mesmo serviço. Amanhã, se todas as velas forem tipo irídium, "podiscrê" que irão reduzir o volume das bobinas em uns 20% e economizar lá.
kablack escreveu:3. Você já instalou uma vela de Iridium na sua moto? Para comprovar "que não funciona"?
Vou comprar minha primeira moto só mês que vêm ou no outro. Nem fiz o exame ainda. Provavelmente será uma Te249.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 05 Abr 2012, 18:13

kablack escreveu:3. Você já instalou uma vela de Iridium na sua moto? Para comprovar "que não funciona"?
ivnn escreveu:Vou comprar minha primeira moto só mês que vêm ou no outro. Nem fiz o exame ainda. Provavelmente será uma Te249.
Show de bola! :urrruuu:

Quando você estiver com ela me dá um toque. Eu tiro a Iridium, instalamos na sua moto e você dá uma volta... Daí, você vai ter dados práticos também...

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por doug01n » 05 Abr 2012, 23:37

Adoro esse forum. É raro ver pessoas se "degladiando culturalmente" de um modo civilizado. E no final, tudo vira motivo para uma sukita, tapinhas no ombro e muitas risadas.

Ainda acho que faz diferença. Tanto teórica quanto prática.
Administrador

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ghamauricio » 07 Abr 2012, 22:47

cassioxtz escreveu:
ghamauricio escreveu:Pessoal, estou pensando em comprar umas velas no eBay.
Alguém tem algo a dizer entre a NGK DR8EIX e a Denso IX24? A IX24B serve?
Se eu trouxer uma caixa com 8 alguém tem interesse?

Abraço!
ghamauricio, a vela Denso Iridium Power equivalente a DR8EA (DR8EIX) NGK Iridium para motores 225/250 Yamaha é a IX24.

O Modelo IX24B é equivalente ao modelo NGK DPR8EA-9 (DPR8EIX-9) NGK Iridium cujo eletrodo possui comprimento maior e é saltado para fora e são utilizadas em motores antigos Honda: 125/150/200/450 e nos novos 300 e também antigas 600 Yamaha.
Grande Cassio! Valeu pelo toque!!
Dei uma pesquisada rápida no Google e achei relatos de que as NGK duram mais por terem o eletrodo de 0.6mm, contra o de 0.4mm da Denso. Imagino que em termos de performance a diferença deva ser pífia, mas logicamente que o eletrodo mais grosso vai durar mais. Se for diretamente proporcional à área da seção, deve durar o dobro. Sendo realista, talvez dure uns 50% a mais.

Então vamos lá, primeira cotação oficial:
http://www.ebay.com/itm/NGK-Iridium-IX- ... 784wt_1110" onclick="window.open(this.href);return false;

Como todos podem ver na aba "shipping", o envio para o Brazil na modalidade mais barata custa US$ 20,70. Somando tudo e dividindo por 4 dá US$14,455 por vela. Convertendo pra real, grosseiramente a 1,8 = R$ 26,019. Com o risco de incidir IOF de 8%, pode subir pra R$ 28,019. Mais o frete da minha casa pra de vocês.

Então, R$ 30,00 tá bom? Ainda há interessados?

Abraço!

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por paulo.rcmuniz » 09 Abr 2012, 09:45

TenereClub também é cultura! :risadinha: :risadinha: :risadinha:
Aprendi mais sobre motores à combustão interna nesse tópico do que em 25 anos de leitura de revistas especializadas e dos 4 anos do meu curso técnico em mecânica.
Alto nível galera!!! Parabéns pela discussão. :joinha:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por RAlves » 09 Abr 2012, 18:37

Vixe essa discussao de iridium vai longe...

Pra mim ela ganha so na durabilidade... nas motos que coloquei iridium nunca mais troquei rs.

A te ta com a vela original e 30 000km... ta pedindo arrego hj deu uma apagadas.

"Efeito para raios"
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Doug
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Abr 2011, 11:48
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Guarulhos

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Doug » 12 Abr 2012, 10:39

Coloquei a vela de iridium da NGK e posso afirmar que realmente o motor fica mais liso e a moto fica mais esperta em baixas rotações.

Aquela vibração que ocorre por volta de 3500 rpm, desaparece.

Achei que valeu a pena o investimento. Fiquei satisfeito com o resultado.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ghamauricio » 12 Abr 2012, 12:56

Então, R$ 30,00 tá bom? Ainda há interessados?

guido
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por guido » 12 Abr 2012, 18:42

ghamauricio escreveu:Então, R$ 30,00 tá bom? Ainda há interessados?
para me e' bom. Morro em Laranjeiras

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Jonathan » 12 Abr 2012, 21:03

1) Jonathan - Estou interessado.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Responder