Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Helano » 12 Jan 2012, 19:54

Betão,

Pode parecer um certo preciosismo meu, mas acho que esse detalhe é importante, pelo menos pra mim;
- Qual a forma de uso da sua moto? Você usa ela todos os dias, o dia todo? Pega trânsito? Quanto quilômetros roda por dia? Quanto tempo a luz alta anda acesa?

Eu por exemplo utilizo a moto diariamente e durante o dia, ando com a luz alta acesa. Rodo cerca de 50km por dia, o que nesse trânsito maravilhoso de Salvador, dá umas duas horas rodando. Será que o sistema elétrico dela realmente suportaria isto nestas condições?

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Beto Klein » 12 Jan 2012, 23:08

Helano,

O uso da minha moto é muito parecido com o seu. Trabalho a 11km de casa, mas 80% é uso rodoviário, faço um total por dia de 44km, mais algumas voltas não planejadas, uso quase todos os dias, somente não a uso quando já está chuvendo ao sair de casa :mrgreen: , mas... NÃO ANDO SEMPRE com a luz alta + baixa acesa.
Ando somente com a baixa acesa, e utilizo a luz alta+baixa somente em locais propícios a isso.

Por dois motivos:

1. Luz alta somente em lugares realmente escuros e sem veículos próximos, isso que a legislação prega. De dia nem pensar, pois a PRE sempre está no caminho que faço, e eles gostam de arrumar multa para motoqueiro :pdavida:
2. Como descrevi anteriormente, tens que se fazer o uso consciente do farol alto + baixo, ou seja, tens que se aplicar o motivo 1 :thumbup: . Não tenho o consenso de que, usando o farol alto, os outros veículos me "notarão" mais fácil no trânsito, muitas vezes a utilização do farol alto mais atrapalha do que ajuda.

Agora tua pergunta, se o sistema da moto aguentaria nas condições descritas por ti, eu acho que sim, e se houver algum problema, o fusível irá se romper, não afetando o sistema de alimentação da moto.

Como, disse antes, não vejo problema, desde que bem feito. :joinha:

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por cassioxtz » 13 Jan 2012, 13:59

Petrel escreveu:Vamos tentar resumir pois esse assunto é matéria pra muitas horas de debate.
Existem diversas possibilidades de configurações para os sistemas elétricos das motos, para facilitar o entendimento vamos dividir-los em dois apenas. vamos chamar de sistema unificado ou dividido.
NO UNIFICADO: se caracteriza por ter um alternador (stator, nome mais conhecido) que alimenta todo o sistema da moto e carrega a bateria durante o funcionamento do motor, "sistema mais moderno", podendo ser com alternador trifásico (mais eficiente,maior capacidade de carga, caso da T) ou bifásico caso da lander. sendo a principal caracteristica a estabilidade e a possilidade de acender o farol e ligar todos os utilizadores com o motor desligado, a bateria alimenta todo o sistema.
NO DIVIDIDO: o alternador/sistema elétrico se divide em dois ou três, sendo uma bobina somente para alimentar as luzes (farol e lanterna) os quais só acendem quando o motor ta funcionando e oscilam a luminosidade conforme se acelera o motor. mais utilizados em motos menores e mais antigas. Existe uma outra bobina neste mesmo alternador para carregar a bateria e alimentar a ignição o restante do sistema. algumas possui uma bobina exclusiva para alimentar a ignição, nestas motos mesmo sem bateria no local e stator semi-destruido elas ainda funcionam, pois para isso só precisam da bobina da ignição alimentando a bobina da vela.
Outra coisa não existe essa de stator velho, stator ou tá bom ou ruim e isso não tem a ver com a idade dele, eu trabalho com sistemas em navios com 50 anos de uso e que estão perfeitos, sendo que estes sistemas podem quimar a qualquer momento como qualquer outro sistema elétrico/eletrônico. custumamos dizer que tudo que é necessário para um sistema desses quimar é: "apenas que ele esteja bom".
Valeu Petrel,

Show de embasamento técnico mesmo! :joinha:

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
ratiug7
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Jan 2012, 00:35

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por ratiug7 » 18 Jan 2012, 00:12

Olá galera, percebi que a discussão está mais relacionada em como utilizar simultaneamente os faróis, mas queria aproveitar e pedir uma ajudinha eehehhe.
Como alterar o alinhamento das lampadas do farol dianteiro para direita e esquerda? Minha tenéré quando utilizo a luz alta percebo que está descentralizada, jogando o facho de luz muito para a esquerda na pista, em curvas para a direita então praticamente some :cry: .

Se alguém puder me ajudar, descupla se ficou meio off topic :urrruuu:
Yamaha XTZ Ténéré 250 - "Pretona"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Helano » 18 Jan 2012, 07:02

ratiug7, veja se isto ajuda --> viewtopic.php?f=29&t=156&hilit=regular+farol" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
ratiug7
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Jan 2012, 00:35

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por ratiug7 » 18 Jan 2012, 22:50

Helano, dei uma olhada no link que você me passou, mas as regulagens apresentadas se referem a altura do facho de luz, meu problema esta em centralizá-lo (no caso a luz alta insiste em iluminar demais à esquerda, a baixa está correta).
Um dos membros, o Bobesponja até comenta algo a respeito na pag. 4, sobre um parafuso com uma coroa preta perto da lampada direita, encontrei o tal, inclusive há outro sem a coroa preta paralelo a este na esquerda, o que me sugere a possibilidade de uma regulagem individualizada.
Mandei a chave nele, só que de dia, percebi que altera algo mas não consegui definir em qual direção hahshasasd :D

Alguém já mecheu com isso, ou teve este probleminha?
Yamaha XTZ Ténéré 250 - "Pretona"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Helano » 19 Jan 2012, 07:20

ratiug7

Como estamos falando apenas da regulagem no farol, acho que seria mais apropriado continuar esse papo lá mesmo. Esse aqui trata das modificações, o que imagino não ser o seu caso.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
ratiug7
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Jan 2012, 00:35

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por ratiug7 » 19 Jan 2012, 21:39

Ok, vou continuar por lá então.

Abraço.
Yamaha XTZ Ténéré 250 - "Pretona"

Avatar do usuário
wilson villas bôas
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Nov 2011, 22:13
Cidade onde mora: JUIZ DE FORA - MG

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por wilson villas bôas » 01 Mar 2012, 11:11

Pessoal!!!
E a galera que fez as modificações no farol para ligar o alto junto com o baixo, tem novidades ou continua funcionando bem sem ocorrências.Estou querendo fazer na minha, mas tenho que esperar acabar a garantia.
Abraços a todos.
WILSON
Vice-Presidente
ANJOS de FORA MC

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Kakko » 01 Mar 2012, 12:51

ratiug7.....o farol só regula para cima e para baixo :!:

O bloco ótico é uma só, composto de dois refletores, inclusive de geometria diferente entre eles.

Não precisa se preocupar em virar o farol para esquerda...direita....pois ele já está calibrado. Não vira, e nem precisa fazer isso.

O que o pessoal está fazendo é ligar os dois de forma que fiquem simultaneamente acesos quando o alto estiver acionado.

Conforme já calculado pelo nosso amigo Beto Klein, o sistema até aguenta, mas aí fica por conta de cada um.

Não esquecer que a temperatura dentro do bloco ótico vai aumentar quando os dois ficarem acesos, e isso até poderia danificar algo...mas é só suposição minha.

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder