Ténéré 250 - Modificações no farol
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Betão,
Pode parecer um certo preciosismo meu, mas acho que esse detalhe é importante, pelo menos pra mim;
- Qual a forma de uso da sua moto? Você usa ela todos os dias, o dia todo? Pega trânsito? Quanto quilômetros roda por dia? Quanto tempo a luz alta anda acesa?
Eu por exemplo utilizo a moto diariamente e durante o dia, ando com a luz alta acesa. Rodo cerca de 50km por dia, o que nesse trânsito maravilhoso de Salvador, dá umas duas horas rodando. Será que o sistema elétrico dela realmente suportaria isto nestas condições?
Abraço,
Helano
Pode parecer um certo preciosismo meu, mas acho que esse detalhe é importante, pelo menos pra mim;
- Qual a forma de uso da sua moto? Você usa ela todos os dias, o dia todo? Pega trânsito? Quanto quilômetros roda por dia? Quanto tempo a luz alta anda acesa?
Eu por exemplo utilizo a moto diariamente e durante o dia, ando com a luz alta acesa. Rodo cerca de 50km por dia, o que nesse trânsito maravilhoso de Salvador, dá umas duas horas rodando. Será que o sistema elétrico dela realmente suportaria isto nestas condições?
Abraço,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Helano,
O uso da minha moto é muito parecido com o seu. Trabalho a 11km de casa, mas 80% é uso rodoviário, faço um total por dia de 44km, mais algumas voltas não planejadas, uso quase todos os dias, somente não a uso quando já está chuvendo ao sair de casa , mas... NÃO ANDO SEMPRE com a luz alta + baixa acesa.
Ando somente com a baixa acesa, e utilizo a luz alta+baixa somente em locais propícios a isso.
Por dois motivos:
1. Luz alta somente em lugares realmente escuros e sem veículos próximos, isso que a legislação prega. De dia nem pensar, pois a PRE sempre está no caminho que faço, e eles gostam de arrumar multa para motoqueiro
2. Como descrevi anteriormente, tens que se fazer o uso consciente do farol alto + baixo, ou seja, tens que se aplicar o motivo 1 . Não tenho o consenso de que, usando o farol alto, os outros veículos me "notarão" mais fácil no trânsito, muitas vezes a utilização do farol alto mais atrapalha do que ajuda.
Agora tua pergunta, se o sistema da moto aguentaria nas condições descritas por ti, eu acho que sim, e se houver algum problema, o fusível irá se romper, não afetando o sistema de alimentação da moto.
Como, disse antes, não vejo problema, desde que bem feito.
O uso da minha moto é muito parecido com o seu. Trabalho a 11km de casa, mas 80% é uso rodoviário, faço um total por dia de 44km, mais algumas voltas não planejadas, uso quase todos os dias, somente não a uso quando já está chuvendo ao sair de casa , mas... NÃO ANDO SEMPRE com a luz alta + baixa acesa.
Ando somente com a baixa acesa, e utilizo a luz alta+baixa somente em locais propícios a isso.
Por dois motivos:
1. Luz alta somente em lugares realmente escuros e sem veículos próximos, isso que a legislação prega. De dia nem pensar, pois a PRE sempre está no caminho que faço, e eles gostam de arrumar multa para motoqueiro
2. Como descrevi anteriormente, tens que se fazer o uso consciente do farol alto + baixo, ou seja, tens que se aplicar o motivo 1 . Não tenho o consenso de que, usando o farol alto, os outros veículos me "notarão" mais fácil no trânsito, muitas vezes a utilização do farol alto mais atrapalha do que ajuda.
Agora tua pergunta, se o sistema da moto aguentaria nas condições descritas por ti, eu acho que sim, e se houver algum problema, o fusível irá se romper, não afetando o sistema de alimentação da moto.
Como, disse antes, não vejo problema, desde que bem feito.
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Valeu Petrel,Petrel escreveu:Vamos tentar resumir pois esse assunto é matéria pra muitas horas de debate.
Existem diversas possibilidades de configurações para os sistemas elétricos das motos, para facilitar o entendimento vamos dividir-los em dois apenas. vamos chamar de sistema unificado ou dividido.
NO UNIFICADO: se caracteriza por ter um alternador (stator, nome mais conhecido) que alimenta todo o sistema da moto e carrega a bateria durante o funcionamento do motor, "sistema mais moderno", podendo ser com alternador trifásico (mais eficiente,maior capacidade de carga, caso da T) ou bifásico caso da lander. sendo a principal caracteristica a estabilidade e a possilidade de acender o farol e ligar todos os utilizadores com o motor desligado, a bateria alimenta todo o sistema.
NO DIVIDIDO: o alternador/sistema elétrico se divide em dois ou três, sendo uma bobina somente para alimentar as luzes (farol e lanterna) os quais só acendem quando o motor ta funcionando e oscilam a luminosidade conforme se acelera o motor. mais utilizados em motos menores e mais antigas. Existe uma outra bobina neste mesmo alternador para carregar a bateria e alimentar a ignição o restante do sistema. algumas possui uma bobina exclusiva para alimentar a ignição, nestas motos mesmo sem bateria no local e stator semi-destruido elas ainda funcionam, pois para isso só precisam da bobina da ignição alimentando a bobina da vela.
Outra coisa não existe essa de stator velho, stator ou tá bom ou ruim e isso não tem a ver com a idade dele, eu trabalho com sistemas em navios com 50 anos de uso e que estão perfeitos, sendo que estes sistemas podem quimar a qualquer momento como qualquer outro sistema elétrico/eletrônico. custumamos dizer que tudo que é necessário para um sistema desses quimar é: "apenas que ele esteja bom".
Show de embasamento técnico mesmo!
Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Olá galera, percebi que a discussão está mais relacionada em como utilizar simultaneamente os faróis, mas queria aproveitar e pedir uma ajudinha eehehhe.
Como alterar o alinhamento das lampadas do farol dianteiro para direita e esquerda? Minha tenéré quando utilizo a luz alta percebo que está descentralizada, jogando o facho de luz muito para a esquerda na pista, em curvas para a direita então praticamente some .
Se alguém puder me ajudar, descupla se ficou meio off topic
Como alterar o alinhamento das lampadas do farol dianteiro para direita e esquerda? Minha tenéré quando utilizo a luz alta percebo que está descentralizada, jogando o facho de luz muito para a esquerda na pista, em curvas para a direita então praticamente some .
Se alguém puder me ajudar, descupla se ficou meio off topic
Yamaha XTZ Ténéré 250 - "Pretona"
- Helano
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
ratiug7, veja se isto ajuda --> viewtopic.php?f=29&t=156&hilit=regular+farol" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Helano, dei uma olhada no link que você me passou, mas as regulagens apresentadas se referem a altura do facho de luz, meu problema esta em centralizá-lo (no caso a luz alta insiste em iluminar demais à esquerda, a baixa está correta).
Um dos membros, o Bobesponja até comenta algo a respeito na pag. 4, sobre um parafuso com uma coroa preta perto da lampada direita, encontrei o tal, inclusive há outro sem a coroa preta paralelo a este na esquerda, o que me sugere a possibilidade de uma regulagem individualizada.
Mandei a chave nele, só que de dia, percebi que altera algo mas não consegui definir em qual direção hahshasasd
Alguém já mecheu com isso, ou teve este probleminha?
Um dos membros, o Bobesponja até comenta algo a respeito na pag. 4, sobre um parafuso com uma coroa preta perto da lampada direita, encontrei o tal, inclusive há outro sem a coroa preta paralelo a este na esquerda, o que me sugere a possibilidade de uma regulagem individualizada.
Mandei a chave nele, só que de dia, percebi que altera algo mas não consegui definir em qual direção hahshasasd
Alguém já mecheu com isso, ou teve este probleminha?
Yamaha XTZ Ténéré 250 - "Pretona"
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
ratiug7
Como estamos falando apenas da regulagem no farol, acho que seria mais apropriado continuar esse papo lá mesmo. Esse aqui trata das modificações, o que imagino não ser o seu caso.
Abraço,
Helano
Como estamos falando apenas da regulagem no farol, acho que seria mais apropriado continuar esse papo lá mesmo. Esse aqui trata das modificações, o que imagino não ser o seu caso.
Abraço,
Helano
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Ok, vou continuar por lá então.
Abraço.
Abraço.
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
Pessoal!!!
E a galera que fez as modificações no farol para ligar o alto junto com o baixo, tem novidades ou continua funcionando bem sem ocorrências.Estou querendo fazer na minha, mas tenho que esperar acabar a garantia.
Abraços a todos.
E a galera que fez as modificações no farol para ligar o alto junto com o baixo, tem novidades ou continua funcionando bem sem ocorrências.Estou querendo fazer na minha, mas tenho que esperar acabar a garantia.
Abraços a todos.
WILSON
Vice-Presidente
ANJOS de FORA MC
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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol
ratiug7.....o farol só regula para cima e para baixo
O bloco ótico é uma só, composto de dois refletores, inclusive de geometria diferente entre eles.
Não precisa se preocupar em virar o farol para esquerda...direita....pois ele já está calibrado. Não vira, e nem precisa fazer isso.
O que o pessoal está fazendo é ligar os dois de forma que fiquem simultaneamente acesos quando o alto estiver acionado.
Conforme já calculado pelo nosso amigo Beto Klein, o sistema até aguenta, mas aí fica por conta de cada um.
Não esquecer que a temperatura dentro do bloco ótico vai aumentar quando os dois ficarem acesos, e isso até poderia danificar algo...mas é só suposição minha.
abraço
O bloco ótico é uma só, composto de dois refletores, inclusive de geometria diferente entre eles.
Não precisa se preocupar em virar o farol para esquerda...direita....pois ele já está calibrado. Não vira, e nem precisa fazer isso.
O que o pessoal está fazendo é ligar os dois de forma que fiquem simultaneamente acesos quando o alto estiver acionado.
Conforme já calculado pelo nosso amigo Beto Klein, o sistema até aguenta, mas aí fica por conta de cada um.
Não esquecer que a temperatura dentro do bloco ótico vai aumentar quando os dois ficarem acesos, e isso até poderia danificar algo...mas é só suposição minha.
abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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