Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Petrel » 08 Set 2011, 15:05

Beto, na verdade não é bem uma afirmação minha, só quiz lembrar quanto a essa possibilidade, sabemos os fabricantes trabalham no limite da economia, pra eles claro. então imagino que o conjunto dos dois farois podem não suportar essa temperatura em dobro no longo prazo. mas sua observação foi otima, continuaremos analisando então... abraço camarada.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

FELIPEAPOLLO
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por FELIPEAPOLLO » 09 Set 2011, 07:58

Bom galera...ainda estou usando 2 farois na alta....e ja faz um tempinho...ate agora nada de alteração...nem no bloco nem no sistema eletrico nem na bateria.....qlquer B.O. comento por aqui....Mas que sem duvida a segurança fica dobrada isso fica!!

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Alves » 09 Set 2011, 17:47

eu concordo com o Petrel em relação ao superaquecimento. Vejamos: o refletor é mono, o que muda é o ângulo. Qdo temos apenas uma das lâmpadas acesas, o calor se propaga através da "condução" por toda a peça (refletor), quer dizer, ela aquecerá o seu lado e a da outra lâmpada por "condução". Isso faz com que o calor seja distribuído em uma área maior, e terá consequentemente uma troca de calor maior.
Qdo temos as duas lâmpadas acesas, são duas aquecendo numa mesma área, isso resultará em superaquecimento.
Mas fazendo adaptação apenas para acender as duas no farol alto, acredito que não traga danos ao refletor, visto que não andamos o tempo todo com o farol alto e qdo usamos, há momentos que devemos baixar qdo cruzamos com outros veículos.
Acho que é isso!

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Jonathan » 10 Set 2011, 11:18

Eu só piloto com o farol alto durante o dia, faz com que eu seja melhor visualizado pelos carros.
Então usar as duas lâmpadas acesas no calor aqui do NE é forçar a barra.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por cassioxtz » 29 Set 2011, 12:30

Pessoal,

Na minha XT 225 eu utilizo o CDI da YBR/XTZ 125 que elimina a bobina (força) do estator e assim evita o problema de queimá-la por superaquecimento, problema crônico que ela possui desde quando foi lançada.

Vocês sabem o porque o farol dela oscila? tipo igual as motos da Honda. Quando você acelera ele fica forte, não lembro se quando ela era nova e utilizava o CDI dela mesmo acontecia isso.

Pois justamente tirei o xenon que utilizava nela por esse motivo, ele ficava oscilando na lenta e já nas motos 250 Yamaha como na minha Lander, isso não acontece.

Não sei se tem haver esse esquema de corrente alternada e corrente continua. Mesmo meu pai sendo técnico em eletrônica e na maioria das vezes que ele me explica, eu não consigo entender e acabo ficando com essa dúvida.

Eu vi uma XT 225 com xenom esses dias no trânsito e quando ela parou do meu lado no farol, eu percebi que o xenon dela não oscilava com o motor em marcha lenta.

Vocês sabem o que pode ser? Será que tem haver com estator velho precisando ser enrrolado novamente?
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Petrel » 30 Set 2011, 09:29

Vamos tentar resumir pois esse assunto é matéria pra muitas horas de debate.
Existem diversas possibilidades de configurações para os sistemas elétricos das motos, para facilitar o entendimento vamos dividir-los em dois apenas. vamos chamar de sistema unificado ou dividido.
NO UNIFICADO: se caracteriza por ter um alternador (stator, nome mais conhecido) que alimenta todo o sistema da moto e carrega a bateria durante o funcionamento do motor, "sistema mais moderno", podendo ser com alternador trifásico (mais eficiente,maior capacidade de carga, caso da T) ou bifásico caso da lander. sendo a principal caracteristica a estabilidade e a possilidade de acender o farol e ligar todos os utilizadores com o motor desligado, a bateria alimenta todo o sistema.
NO DIVIDIDO: o alternador/sistema elétrico se divide em dois ou três, sendo uma bobina somente para alimentar as luzes (farol e lanterna) os quais só acendem quando o motor ta funcionando e oscilam a luminosidade conforme se acelera o motor. mais utilizados em motos menores e mais antigas. Existe uma outra bobina neste mesmo alternador para carregar a bateria e alimentar a ignição o restante do sistema. algumas possui uma bobina exclusiva para alimentar a ignição, nestas motos mesmo sem bateria no local e stator semi-destruido elas ainda funcionam, pois para isso só precisam da bobina da ignição alimentando a bobina da vela.
Outra coisa não existe essa de stator velho, stator ou tá bom ou ruim e isso não tem a ver com a idade dele, eu trabalho com sistemas em navios com 50 anos de uso e que estão perfeitos, sendo que estes sistemas podem quimar a qualquer momento como qualquer outro sistema elétrico/eletrônico. custumamos dizer que tudo que é necessário para um sistema desses quimar é: "apenas que ele esteja bom".
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Helano » 21 Out 2011, 08:21

rodricruz escreveu:Eu vou substituir as lampadas da minha por 2 motovision.
Olá rodricruz,

Primeiramente, gostaríamos de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, pedimos que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Sobre as lâmpadas, recomendo dar uma olhada nisto --> viewtopic.php?f=17&t=1399" onclick="window.open(this.href);return false;

Cordialmente,

Administração/Moderação
Ténéré Club
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Alterações nas luzes do farol, tem como?

Mensagem por Fabio_joinville » 12 Dez 2011, 16:45

Sou novo no forum, como todos sabem essa moto tem um ótimo farol, porém seria mais útil se tivesse como usar as duas lâmpadas tanto na luz baixa como na alta, teria como fazer isso, eu não entendo de elétrica de moto, alguém poderia me informar a respeito?
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por doug01n » 12 Dez 2011, 17:08

fabio, movi seu topico pro local adequado. aqui vc tem todas as informacoes que precisa!
Administrador

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Beto Klein » 12 Jan 2012, 17:41

Após seis meses da modificação feita (acender o farol alto junto ao farol baixo) e alguns "mils km's", nenhum problema ocorreu.
Para quem quer realizar a alteração, siga os passos, faça bem feito e utilize conscientemente, nunca terão problemas. :animado:

Responder