Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
-
sanguinete
- Usuário-
- Mensagens: 96
- Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
- Cidade onde mora: Recife
Mensagem
por sanguinete » 04 Jul 2016, 22:28
meteficha escreveu:sanguinete escreveu:Todo pneu Off ou misto vibra. Não da pra comparar a Fazer, com pneus sem cravos, com a Tenere. A outra vibração em baixa se deve a falta de amortizador na Coroa, ai fica batendo a relação e tudo que é engrenagem. Além do que, a relação Final da Tenere é alongada. A roda aro 18 desequilibra a equação e a Yamaha manteve a relação 3:1, pinhao 13 e Coroa 39. Já na 2016 ela pôs Coroa 40, pode ser que tenha melhorado ja que deu mais folego ao motor em baixa rotação.
Olhei os manuais da 2011, 2015 e 2016, e todas essas tinham relação secundária 40/13. Qual ano tem 39/13?
Verdade, erro meu e feio. Pois eu jurava que era 39, até achava estranho. É a XRE que é 39. Por sinal, tava olhando aqui e nao da pra por o cubo da XRE. Tem horas que eu fico puto com a Yamaha, A Tenere e mais pesada que a Fazer e ela faz a moto que tem o mesmo motor sem as borrachas e ainda com disco de freios menores.
-
Talesbl
- Novato-
- Mensagens: 5
- Registrado em: 03 Jul 2016, 12:35
- Cidade onde mora: Osvaldo Cruz/SP
Mensagem
por Talesbl » 06 Jul 2016, 23:38
Realmente este tremor quando se está retomando, em giro baixo, incomoda. E meu estilo de pilotar em baixa, acaba sendo a todo momento.
-
Monteverdi
- Usuário-
- Mensagens: 96
- Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
- Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
- Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem
por Monteverdi » 11 Jul 2016, 22:03
Opa... O tópico ainda vive!!kk
Sobre a vibração em baixa rotação na TE, realmente deve ser pela relação mais alongada e pela falta de buchas na roda traseira. Nem a XT660 que dá soco na corrente por qualquer excesso tem essa irritante tremedeira nas arrancadas e retomadas. Ela tem os amortizadores na roda. Na XTR, a vibração em alta incomoda tanto quanto na TE, porém, somente acima dos 120 km/h. Já rodei mil kms num dia e foi tranquilo.
O mesmo guidão Oxxy que tentei melhorar a situação da TE estou usando na XTR. A melhora da vibração foi praticamente nula. E alta, é a mesma coisa. Estou usando os pesos originais da XT.
Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"
-
Thiago_1100S
- Mestre
- Mensagens: 870
- Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
- Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Mensagem
por Thiago_1100S » 12 Jul 2016, 08:36
sanguinete escreveu:meteficha escreveu:sanguinete escreveu:Todo pneu Off ou misto vibra. Não da pra comparar a Fazer, com pneus sem cravos, com a Tenere. A outra vibração em baixa se deve a falta de amortizador na Coroa, ai fica batendo a relação e tudo que é engrenagem. Além do que, a relação Final da Tenere é alongada. A roda aro 18 desequilibra a equação e a Yamaha manteve a relação 3:1, pinhao 13 e Coroa 39. Já na 2016 ela pôs Coroa 40, pode ser que tenha melhorado ja que deu mais folego ao motor em baixa rotação.
Olhei os manuais da 2011, 2015 e 2016, e todas essas tinham relação secundária 40/13. Qual ano tem 39/13?
Verdade, erro meu e feio. Pois eu jurava que era 39, até achava estranho. É a XRE que é 39. Por sinal, tava olhando aqui e nao da pra por o cubo da XRE. Tem horas que eu fico puto com a Yamaha, A Tenere e mais pesada que a Fazer e ela faz a moto que tem o mesmo motor sem as borrachas e ainda com disco de freios menores.
estranho a minha é 12/13 e a relação original é 13/39.... na verdade nunca vi uma 13/40 todos os conhecidos que tem tenere tbm é 39...
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
-
Radames Aragon
- Administrador
- Mensagens: 2932
- Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
- Localização: São Cristóvão
Mensagem
por Radames Aragon » 12 Jul 2016, 11:32
É q realmente a relação original é 13/40, mas não sei por que os fabricantes paralelos costumam vender a coroa 39. A Riffel é a excessão, inclusive por ser a fornecedora da Yamaha - exceto na corrente, que é DID.
-
ivnn
- Mestre-
- Mensagens: 713
- Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Mensagem
por ivnn » 12 Jul 2016, 11:55
Thiago_1100S escreveu:estranho a minha é 12/13 e a relação original é 13/39.... na verdade nunca vi uma 13/40 todos os conhecidos que tem tenere tbm é 39...
ivnn, muito prazer. A minha coroa é de 40. Eu tenho tb uma de 45, que a cada ano aumenta um....
Mas sobre a de 40: No manual de peças da Te modelo 2013, que tem cópia aqui:
http://yamaha-motor.com.br/tenere/downl ... 0_2013.pdf
na página 37 (pelo pdf é 43) aparece a coroa de 40D. Está assim em todas Tenerés até a 2016.
Se a sua coroa veio original com 39D, isso é bizarro. Não bate com a documentação. A minha segunda Te é modelo 2015, e veio com 40D original, igual ao catálogo de peças.
-
Thiago_1100S
- Mestre
- Mensagens: 870
- Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
- Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Mensagem
por Thiago_1100S » 12 Jul 2016, 14:45
não só a minha como de alguns conhecidos... lembro que quando fui colocar o pinhão de 15, comecei a pesquisar e vi a galera falando de 40... ai fui olhar na minha e vi que era 39, e dps olhei na da galera aqui do trampo que tem a tnr todas com 39 tbm.. aqui são todas modelos 13, a minha é 12/13 as outras duas eram 13/13... e todas originais ainda..
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
-
ivnn
- Mestre-
- Mensagens: 713
- Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Mensagem
por ivnn » 12 Jul 2016, 15:12
Acho até melhor que o original 40D. Minha próxima relação será 13:38. Mas é bizarro vir de fábrica diferente do documentado.
-
Gustavo Polo
- Novato-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 18 Ago 2016, 23:35
- Cidade onde mora: Recife - PE
Mensagem
por Gustavo Polo » 18 Ago 2016, 23:55
Eu tb noto isso, principalmente nas retomadas c/ a mesma marcha, mas faço o seguinte: reduzo a marcha e a vibração é quase nula :)
-
Mamão
- Usuário+
- Mensagens: 182
- Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
- Cidade onde mora: São Paulo SP
Mensagem
por Mamão » 22 Ago 2016, 09:35
EStranhei um pouco essa vibração nas retomadas, pois tinha um xt600, que tem muito torque em baixa e não apresenta essa vibração.
Mas aprendi a reduzir na hora de retomar e acabou o problema.... Pouco torque....Normal em uma 250