Meu pinhão VAZ 14D visto de frente:
![](http://i874.photobucket.com/albums/ab306/weish8Ie/20160227_210447.jpg)
Parece normal, certo?
Nenhum desgaste pelo perfil. Também... tem só 5000km e tem proteção regular de óleo 140+molykote. Não tem do que reclamar.
Visto de trás:
![](http://i874.photobucket.com/albums/ab306/weish8Ie/20160227_210414.jpg)
Normal, com um pequeno polimento nas beiradas, mostrando algum atrito com as placas da corrente. A corrente, nas placas internas, não mostra esse atrito. Deve ser bem suave.
Na imagem seguinte, observem o fundo do corte do dente.
![](http://i874.photobucket.com/albums/ab306/weish8Ie/20160227_210650.jpg)
Sequer gastou ainda, mostrando as ranhuras do corte original (laser talvez?). O pinhão ainda tem MUITO chão pela frente. O anterior, igual a ele, durou 25000km, e agora eu mudei a fórmula para 140 com molykote, ao invés de 140 só, como experiência para ver se impacta na vida dos componentes.
Olhem agora este outro dente:
![](http://i874.photobucket.com/albums/ab306/weish8Ie/20160227_210731.jpg)
Ou ainda este outro:
![](http://i874.photobucket.com/albums/ab306/weish8Ie/20160227_210805.jpg)
WTF, VAZ?
Meu pinhão antigo durou 25000km e ao trocá-lo tinha essas mesmas marcas bizarras. Pena que na época não fiz foto.
Ocorre ai algum fenômeno que não sei o que é. Nem sou mecânico nem tenho experiência com tratamentos térmicos. Mas parece que o material, sob pressão de trabalho e atrito, descamou. Pouca tenacidade de se manter inteiro? Sei lá, mas me parece que escamas de meu pinhão a essa altura estejam espalhados pelo estado de SP.
Como aconteceu com 2 pinhões em sequência, e antigamente não ocorria, resolvi avisar vocês. Talvez por conta disso eu abandone o 14D e mude para a combinação 13 + 38, só dependendo de achar coroa 38. Está em falta na Corcopin faz tempo já.