wtf, vaz?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

wtf, vaz?

Mensagem por ivnn » 28 Fev 2016, 23:37

Fazendo uma revisão da balança, link e transmissão, neste sábado, olha só o que eu achei:

Meu pinhão VAZ 14D visto de frente:



Parece normal, certo?

Nenhum desgaste pelo perfil. Também... tem só 5000km e tem proteção regular de óleo 140+molykote. Não tem do que reclamar.

Visto de trás:



Normal, com um pequeno polimento nas beiradas, mostrando algum atrito com as placas da corrente. A corrente, nas placas internas, não mostra esse atrito. Deve ser bem suave.

Na imagem seguinte, observem o fundo do corte do dente.

Sequer gastou ainda, mostrando as ranhuras do corte original (laser talvez?). O pinhão ainda tem MUITO chão pela frente. O anterior, igual a ele, durou 25000km, e agora eu mudei a fórmula para 140 com molykote, ao invés de 140 só, como experiência para ver se impacta na vida dos componentes.

Olhem agora este outro dente:


Ou ainda este outro:


WTF, VAZ?

Meu pinhão antigo durou 25000km e ao trocá-lo tinha essas mesmas marcas bizarras. Pena que na época não fiz foto.

Ocorre ai algum fenômeno que não sei o que é. Nem sou mecânico nem tenho experiência com tratamentos térmicos. Mas parece que o material, sob pressão de trabalho e atrito, descamou. Pouca tenacidade de se manter inteiro? Sei lá, mas me parece que escamas de meu pinhão a essa altura estejam espalhados pelo estado de SP.

Como aconteceu com 2 pinhões em sequência, e antigamente não ocorria, resolvi avisar vocês. Talvez por conta disso eu abandone o 14D e mude para a combinação 13 + 38, só dependendo de achar coroa 38. Está em falta na Corcopin faz tempo já.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: wtf, vaz?

Mensagem por RAlves » 29 Fev 2016, 06:47

Comprei esse kit pra colocar na minha moto, achei estranho. O acabamento é bem meia boca.

ah, meu pinhão é 13d original.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: wtf, vaz?

Mensagem por KANEKO » 29 Fev 2016, 15:17

Vixi parece que está soltando uns pedaços

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: wtf, vaz?

Mensagem por hdbatistela85 » 29 Fev 2016, 20:01

Estranho , normalmente o pinhão é proveniente de um tarugo , uma barra redonda que já vem da fundição ! No seu caso parece que vem de uma barra laminada , proveniente de chapa! Ponto negativo pra Vaz !!! Tratamento térmico não faz isso não !


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder