Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
RAlves
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por RAlves » 14 Out 2015, 10:27

160 x12 + 500 = 2420R$

Com essa diferença eu ia de porto seguro e ficava tranquilo.

Seguro é tudo de bom, é caro, mas um mal necessário, vc fica tranquilo e ainda tem todo o apoio da seguradora.
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Eduardo Miranda
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Eduardo Miranda » 19 Out 2015, 01:16

RAlves escreveu:160 x12 + 500 = 2420R$

Com essa diferença eu ia de porto seguro e ficava tranquilo.

Seguro é tudo de bom, é caro, mas um mal necessário, vc fica tranquilo e ainda tem todo o apoio da seguradora.
Bem observado RAlves, pela diferença vale mais a pena o seguro completo. Doi um seguro de 3000 por ano, porém pensando bem nos dias de hoje é um investimento alto porém "obrigatório".
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Rafael11
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Rafael11 » 31 Out 2015, 08:06

Aproveito para perguntar se andar com rpm baixas pode prejudicar o motor tipo lubrificação e superaquecimento. Por exemplo as vezes não sinto necessidade de passar dos 4000rpm na cidade e as vezes 4500rpm na estrada. Sempre enrolando pouco o acelerador. Existe uma rpm minima segura:

babacosmica
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por babacosmica » 31 Out 2015, 10:02

Bem. Eu estou chegando ao 70.000Km rodados. 70% disso na casa das 7.000 rpm. Agora, que sinto que o motor amaciou, arrocho um pouco mais em viagens longas. Trabalho a 160Km da minha cidade e faço esse trajeto oito vezes ao mês. Ou seja: só pra deslocamento pro trabalho rodo mais de 1000Km por mês. Não tenho cuidados excessivos com a Tenebrosa. Apenas troco o óleo a cada 3000Km rodados e sempre troco o filtro de óleo junto. E quer saber? Tem muito nego aí que depois dos 200.000Km troca apenas pistão e anéis e pau na tenere de novo . Cara, não esquenta. Manutenção e troca de óleo em dia? Pode apertar sem dó.

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Eduardo Miranda
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Eduardo Miranda » 14 Nov 2015, 12:12

babacosmica escreveu:Bem. Eu estou chegando ao 70.000Km rodados. 70% disso na casa das 7.000 rpm. Agora, que sinto que o motor amaciou, arrocho um pouco mais em viagens longas. Trabalho a 160Km da minha cidade e faço esse trajeto oito vezes ao mês. Ou seja: só pra deslocamento pro trabalho rodo mais de 1000Km por mês. Não tenho cuidados excessivos com a Tenebrosa. Apenas troco o óleo a cada 3000Km rodados e sempre troco o filtro de óleo junto. E quer saber? Tem muito nego aí que depois dos 200.000Km troca apenas pistão e anéis e pau na tenere de novo . Cara, não esquenta. Manutenção e troca de óleo em dia? Pode apertar sem dó.
Hahahah é babacosmica por unanimidade podemos concluir que quando o assunto é a Ténéré é pau na maquina sem dó e sem peso na consciência! 8-)8-)8-)
Rafael11 escreveu:Aproveito para perguntar se andar com rpm baixas pode prejudicar o motor tipo lubrificação e superaquecimento. Por exemplo as vezes não sinto necessidade de passar dos 4000rpm na cidade e as vezes 4500rpm na estrada. Sempre enrolando pouco o acelerador. Existe uma rpm minima segura:
Então Rafael acredito que não prejudica não, porém a moto terá de fazer mais força para se locomover em baixas rotações o que eleva o consumo de combustível... Acredito que o ideal de nossas motos é manter entre 5 e 6500 rpm, podemos afirmar que é mais econômico pilotar nessa faixa!

Abraço!

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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por hdbatistela85 » 14 Nov 2015, 14:58

Esse tópico gerou boas conclusões


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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Motti » 29 Nov 2015, 08:47

Ja estamos aproveitando....rsrsrsrsr.... estou notando uma grande diferença do cambio 6 para 5 marchas, noto que ela precisa de mais rotação para rodar macio, me acostumei muito com o motor 350 da sahara e com a tenere noto que qndo faço isso ela soqueia e pede redução de marça, tenho costume de solta a moto e andar em baixa rotação, sempre mantive minha motos rodando abaixo de 4mil rpm, agora ta complicado, ela pede rotação e velocidade, so consigo manter 5° qndo to acima de 60km, com o cambio 6 marchas e jogava 6 e andava numa boa a 40km. será que terá algum problema fazer isso?

Rafael11
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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Rafael11 » 03 Dez 2015, 13:32

Motti: Com a minha 125 também rodava macio bem baixas rotações. Quando passava entre os carros em primeira marcha nem precisava acionar a embreagem. Com a Tenere da essas "pipocadas" e tenho que acionar a embreagem e por no neutro. Também da um tranco mais forte quanto acelera em baixas rpm. Nas rpm de quase 3000 até uns 4500, só uso para manter velocidade e triscando no acelerador. Não sei se pelo fato de a coroa não ser amortecida por coxins ou buchas ou o pinhão girar de forma irregular nestas situações, parece que a corrente ta passando por cima do pinhão. Uma com a mania que tinha de sair de primeira logo depois engatar a segunda, estourou minha corrente(tambem a corrente ja estava gasta). Ela deu essas pipocadas e estourou. Então agora cuido para ela não dar essas engasgadas. Minha preocupação é mais com relação a refrigeração da bomba de óleo em baixas rpm não ser suficiente. Mas conforme Eduardo Miranda postou acho que não prejudica.

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Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por vdfritz » 03 Dez 2015, 15:19

o problema da tenere é a falta de amortizadores no cubo traseiro, isso que faz ela parecer que está pedindo giro também, fora claro a marcha a menos e a potência a menos em relação à sahara

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