Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Kakko » 18 Mai 2015, 15:44

bem cuidada passa dos 80 k...trocando apenas o pinhão
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
din373
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 19 Mai 2014, 09:52
Cidade onde mora: Vitória/ES
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por din373 » 20 Mai 2015, 09:45

Galera, ve se podem me ajudar?

Na minha primeira ténéré, comecei escutando uns tec-tec na corrente, bem ali no pinhão. Levei num mecânico que me disse que isso acontece na emenda (quando a corrente está ruim) ao passar pelo pinhão. Andou na minha moto e disse que aguentaria mais uns 4 mil km.
cerca de 800km depois, estourou, travou a roda traseira e por pouco não fui pro saco.

Bom, hj tenho outra ténéré e coloquei o Kit KMC com 18/19 mil km. Atualmente tá com quase 27mil km e voltei a escutar um principio de tec-tec. Já me assustei na hora (quem ja passou por uma corrente quebrada sabe do que estou falando).

Ai vem a pergunta. Fiquei sabendo que trocando a emenda por um elo fixo resolveria o problema.
O pinhão e coroa estão em ótimo estado.

Troco o kit todo ou "remendo" o corrente?

O que acham que devo fazer?
To indo pra uma viagem de 1100km com a dona patroa, to meio bolado da corrente quebrar na estrada :cry: :cry: :thumbdown:
Vídeos sobre Viagens, Passeios e Offroad na TÉNÉRÉ 250??
Inscreva-se no canal: http://www.youtube.com/din373

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Kakko » 20 Mai 2015, 10:47

Na minha opinião eu trocaria tudo por zero !!

Coroa e pinhão Riffel e corrente DID sem emenda...e fique tranquilo por muitas dezenas de milhares de kms.

quando começa assim...dando pau...não faça emendeiras/gambiarras...como vc mesmo falou corrente quebrada é complicado.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
din373
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 19 Mai 2014, 09:52
Cidade onde mora: Vitória/ES
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por din373 » 20 Mai 2015, 11:59

seguem imagens abaixo do estado da Relação. Considero, pelas fotos, que o kit está beeeem novo.

Pinhão
Imagem

Coroa
Imagem

Emenda
Imagem

Emenda (visão de baixo)
Imagem
Vídeos sobre Viagens, Passeios e Offroad na TÉNÉRÉ 250??
Inscreva-se no canal: http://www.youtube.com/din373

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por vdfritz » 20 Mai 2015, 18:19

Marcos Vasconcelos escreveu:Gente! A minha Tezinha cinza está com 9.800 Km e estou trocando hoje o Pinhão, está praticamente sem dente algum/rolicinha. Lubrifico com graxa branca 4/4 dias. A corrente e a coroa estão em PERFEITA forma. Descobri quando estava voltando de uma viagenzinha rotineira que faço de 15/15 dias com um barulho estranho, rodei 135 km em 70 a 80 km/h, na primeira vila pedi pra esticar a corrente e vim numa boa sem problema nenhum. Já hoje pela manhã começou novamente o problema, levei na oficina e me mostraram o Pinhão.
lubrifico a cada uns 2 meses quando começa a dar ruído, as vezes sinto pena e lubrifico antes, já cheguei a ficar 3 meses sem lubrificar, to com 21 mil km e o pinhão tem desgaste mas está muito bom ainda, abandona graxa branca que não adianta nada e caso esteja ajustando a corrente com frequência, pare, ajuste só quando ela estiver folgada mesmo, da pra ouvir a barulheira quando ta folgando, eu diria que ajustar só quando for trocar o pneu traseiro é o suficiente

Avatar do usuário
Marcos Vasconcelos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Nov 2014, 21:26
Cidade onde mora: Presidente Médici/RO

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Marcos Vasconcelos » 21 Mai 2015, 19:32

vdfritz escreveu:
Marcos Vasconcelos escreveu:Gente! A minha Tezinha cinza está com 9.800 Km e estou trocando hoje o Pinhão, está praticamente sem dente algum/rolicinha. Lubrifico com graxa branca 4/4 dias. A corrente e a coroa estão em PERFEITA forma. Descobri quando estava voltando de uma viagenzinha rotineira que faço de 15/15 dias com um barulho estranho, rodei 135 km em 70 a 80 km/h, na primeira vila pedi pra esticar a corrente e vim numa boa sem problema nenhum. Já hoje pela manhã começou novamente o problema, levei na oficina e me mostraram o Pinhão.
lubrifico a cada uns 2 meses quando começa a dar ruído, as vezes sinto pena e lubrifico antes, já cheguei a ficar 3 meses sem lubrificar, to com 21 mil km e o pinhão tem desgaste mas está muito bom ainda, abandona graxa branca que não adianta nada e caso esteja ajustando a corrente com frequência, pare, ajuste só quando ela estiver folgada mesmo, da pra ouvir a barulheira quando ta folgando, eu diria que ajustar só quando for trocar o pneu traseiro é o suficiente

Vdfritz, passei a usar um óleo pra motor da Bardal, é um óleo bem grosso, quando chego de algum lugar e a corrente ainda está um pouco quente, jogo do óleo (não meleca e nem fica aquela pingueira) e deixo ela tipo dar uma secada na corrente. Tô gostando dela.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por DrigoRJ » 21 Mai 2015, 19:37

Din,

O conjunto roda muito, ainda. Mas do jeito que tá vc continua rodando ou dá uma limpeza/lubrificada?

Não costumo lavar sempre a moto, mas a corrente e coroa estão sempre limpas e lubrificadas, rs. Segue meu procedimento, sempre feito antes das viagens.

Limpo a coroa com pano seco, girando a roda com a mão, nas imediações do contato entre a corrente e a coroa, onde costuma acumular sujeira.

Na corrente, uma limpeza rápida que faço é utilizando uma toalha ou tecido velho, logo após "lavar" a corrente com desengripante. Para não deixar residuos de desengripante na corrente, jogo com vontade detergente. A seguir lanço agua, seco e aplico óleo de moto mesmo ou 90. Por vezes limito-me a limpar com o pano seco. Esse processo realizo elevando a roda e girando-a com a mão.

Avatar do usuário
davidbmt
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Jun 2014, 18:20
Cidade onde mora: Foz do Iguaçu/PR
Localização: Terra da muamba
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por davidbmt » 22 Mai 2015, 19:54

eu tinha dúvidas sobre qual corrente comprar se era com ou sem retentor, achei esse vídeo..

https://www.youtube.com/watch?v=265-3cjA2y8

a explicação é boa, porém a minha corrente É COM RETENTOR, e não segura a graxa tanto assim.
2014 Ténéré 250
2013 Tornado 250
2008 Ybr 125
2003 Twister 250
http://motoetrilhas.blogspot.com.br/

alone wolf

Avatar do usuário
Crístofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Mar 2015, 23:33
Cidade onde mora: Lajeado/RS

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Crístofer » 23 Mai 2015, 13:31

E ai pessoal! Com minha Lander fiz 50000km com a relação original e so usava oleo de motor, mas oleo novo! Mas sou chato na manutenção. Cada chuva que pego passo agua na corrente pra tirar o sujeira e na manha seguinte recoloco oleo com vontade. Da um pouco de sujeira no aro mas a relação dura muito! E de quebra protege o aro da ferrugem..
Abraços

murilo.cps
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Abr 2014, 10:03
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por murilo.cps » 23 Mai 2015, 13:36

Estou com 20 mil km rodados na minha tenerezinha, e te digo, a regulagem nao chegou a 1/3. acredito que chega facil nos 50 mil km!

Responder