FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Natão » 23 Jul 2013, 15:26

Gosto da XRE...rs Acho mais feia, mas mais confortável... só não confio naquele motor de Twister com 291cm³... já tive uma CB 300R e o motor realmente, apesar de gostoso, bom torque, não é naaaada confiável...

Um carro, nem pensar, muito caro e não supre minhas necessidades motociclísticas.

Ônibus? O que é isso? kkkk

Agora só marcar uns passeios...rs

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 23 Jul 2013, 15:36

Natão escreveu:Hahahah, olha, saber o que quer eu sei, só não tenho dinheiro para isso... eu queria uma KTM 990 Adventure... kkk

só voce né ...rsrsrs
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Natão » 26 Jul 2013, 20:11

Putz... Não virou a motoca pra mim... Sou pequeno e ela não ajuda quem tem perna curta kkk. Mas tudo bem o importante é o espírito... Acabei comprando uma Ninja 250r usada mesmo com 2200km... Mesmo assim, tendo passeio que não seja na terra, só chamar...rs

Sent from my Windows Phone 8 by tapatalk

spacecowboy
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Mai 2014, 18:53
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por spacecowboy » 09 Jun 2014, 02:02

Pessoal,

Este tópico já é antigo, mas eu gostaria de colocar a minha experiência e, talvez, ajudar alguns novos proprietários.

Depois de pilotar uma DR 650 por 10 anos (além de 2 scooters neste período), comprei a minha Tenere 250 2013, com 7 mil km, há 15 dias.

Quase me matei na primeira semana! Não sou de correr e nunca caí ou bati.

Saí acelerando quando abriu o farol e não percebi que o próximo estava fechado. Quase chapei atrás de um Discovery! Precisei dar uma freada brusca, mas nada absurdo. Resumindo, o freio de trás travou e o dianteiro não segurou. Tive sorte de conseguir entrar entre o Discovery e o carro do lado. O carro do lado não teve muita sorte pois ficou com um retrovisor a menos.

Fiquei muito inseguro com a moto!

Na semana seguinte fui ao meu mecânico pra regular a embreagem, pois estava muito alta. Oficina TOP e conheço o dono há muito tempo, pois sempre mexeu na minha DR 650. A oficina mais parece um Salão de 2 Rodas ... Só tem Ducati, BMW, Triumph, KTM etc.

Pra minha surpresa, havia outra Tenere 250 na oficina. Adivinhem de quem era ... do dono da oficina! E o mecânico que mexeu na minha moto também tem uma.

Bom, o cara rodou 87 mil km com uma Lander e agora tem uma Tenere 250. Conhece muito bem a moto. Fiz as reclamações básicas: freio ruim, suspensão traseira dura e dianteira mole.

A minha moto estava um pouco desiquilibrada pois o antigo dono era meio baixo e havia baixado a mesa nas barras da suspensão. Voltei para a posição original e a moto ficou sensivelmente melhor em todos os aspectos.

Sobre a suspa dianteira, ele me disse que não há o que fazer. Li por aqui a sugestão de colocar um óleo mais grosso, mas ele não recomenda pois o recuo da bengala ficará mais lento. É uma característica da moto.

Sobre os freios, eles são assim mesmo, o traseiro trava facilmente e o dianteiro é borrachudo. Na Lander ele colocou Aeroquip e trocou as pastilhas. Ele disse que não ficam maravilhosos mas ficam muito melhores. Pretendo seguir este conselho e logo vou trocar na minha.

Voltando ao meu "quase" acidente, aprendi que não se pode pilotar uma moto pensando em outra. É imprenscindível conhecer e RESPEITAR a moto. Hoje, com mais alguns kilometros rodados e com a moto mais equilibrada, estou curtindo muito a Tenere 250.

Ainda não estou confortável com os freios, mas estou aprendendo a usar.

Não foi amor a primeira vista, mas a minha Tenere está me conquistando a cada dia!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por ghamauricio » 09 Jun 2014, 10:48

Pessoal, postei em outro tópico que comprei um par de manetes de alumínio com regulagem da Spencer (são uma imitação muito bem feita das manetes Pazzo: http://www.pazzoracing.com/products.html" onclick="window.open(this.href);return false;).

Senti uma leve melhora no freio; parece que a mordida inicial é um pouco mais forte, e no geral freia um pouco mais.
Só tive que raspar um pedacinho da manete de embreagem, mas de resto, ficou ótimo!

É mais barato e mais prático que qualquer das outras opções, mas talvez um Aerokip seja mais eficiente.

Abraço!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Radames Aragon » 09 Jun 2014, 15:21

Tb notei isso, Ghamauricio, principalmente pra quem usa manetes paralelas de baixa qualidade (como as de R$ 9 q eu usei de emergência).


Quem colocou Aeroquip pode me dizer, é necessário comprar um kit pronto ou posso encomendar em algumas lojas q fazem pra carro? Qual é a medida do freio dianteiro, caso saibam?

Avatar do usuário
Nelson Eduardo Mora
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 26 Jun 2011, 23:25
Cidade onde mora: Sao Caetano Do Sul-SP
Localização: Brasil

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Nelson Eduardo Mora » 09 Jun 2014, 15:31

Essa loja tem e é 10.

http://www.rcamoto.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

ABS.
Rock´n roll sempre,não sou eclético.

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 658
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por PauloPinheiro » 09 Jun 2014, 21:56

Enquanto o ABS não vem pra gente (só em sonhos) .....minha sugestão é Aeroquips...e colocar um disco de freio dianteiro melhor dimensionado. A minha é dessa forma...e já tive a oportunidade de testar os freios de uma outra Tê, convencional. A diferença é grande a favor dos Aeroquips...ainda mais quanto a fadiga e distãncia de frenada. Só deve-se ter o cuidado de não "alicatar" muito...pois eles ficam mais sensíveis!
......... É o que tenho para ajudar... :)
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 10 Jun 2014, 11:09

desses ítens para melhorar a performance de frenagem, acho que o disco maior é a melhor saída.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Atobá
Usuário
Usuário
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Fev 2013, 06:35
Cidade onde mora: Santa Cruz Cabrália/Bahia

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Atobá » 14 Jun 2014, 11:03

Acabei de ler todo o tópico pois desde que comprei a Té,os freios,junto com as suspensoes,me incomodaram bastante.
Coloquei um aeroquip meia boca,junto com fluido DOT 5.1 e não resolveu.
Pelo que li a solução esta em uma bomba de melhor qualidade mas não vou chegar a tanto.
Como uso minha moto em viagens fora da estrada,vou me virar com o freio ruim mesmo mas se fosse para rodar em uma cidade grande eu estaria bem mais preocupado.
Faço coro com todos que afirmam que o freio da moto é uma bela porcaria.

Responder