Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por oscarmaxi » 29 Mai 2014, 07:51

Bom dia. Estou usando há algum tempo e não senti grande diferença. Acho que o pessoal que relata uma perceptível melhora é porque já estava com a vela anterior ruim. A única coisa que percebi, e ainda muito sutil, foi uma resposta mais imediata ao acelerador quando a moto está em ponto morto. Parece que o motor fica mais "liso". Só isso.

Avatar do usuário
teco
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 22 Abr 2014, 18:21
Cidade onde mora: Maceio

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por teco » 01 Jun 2014, 21:37

oscarmaxi escreveu:Bom dia. Estou usando há algum tempo e não senti grande diferença. Acho que o pessoal que relata uma perceptível melhora é porque já estava com a vela anterior ruim. A única coisa que percebi, e ainda muito sutil, foi uma resposta mais imediata ao acelerador quando a moto está em ponto morto. Parece que o motor fica mais "liso". Só isso.
Valeu brother
Te66

Humberto
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 14 Dez 2013, 16:55
Cidade onde mora: Ciudad de la Costa
Localização: Uruguay

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Humberto » 02 Jun 2014, 15:49

A coisa mais importante que mudou no meu Té diminuiu o ruído do motor. Agora eu posso ouvir o escape!

Não consigo encontrar uma explicação técnica, mas o fato é que o batuque quase desapareceu.
ex Suzuki 50
ex Lambretta TV 175
ex Fuji Rabbit 200
ex Yamaha SR 500
ex Derbi Senda R100
ex BMW R67 600
ex Daelim Daystar 125
ex Keeway Cruiser 250
ex Kymco Venox 250
ex Royal Enfield 500i
ex Yamaha FZ16N
actual Yamaha XTZ 250i TÉNÉRÉ

Avatar do usuário
Vitao Vieira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 05 Fev 2014, 21:06
Cidade onde mora: Pindamonhangaba/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Vitao Vieira » 03 Jun 2014, 03:31

Meu relato com a vela de iridium a mais de um mês na Zaroinha...

Nada. Nenhuma melhora de consumo, nenhuma melhora em desempenho, nao senti nenhuma diferença em aspecto algum...

Eu que acreditei que teria, nem que fosse pequena, alguma melhora... :nao: :nao: :nao:

Mas espero que a mesma dure como é falado, ja que esse motivo seria o único ponto positivo dessa vela.
Imagem

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Balutzen » 04 Jun 2014, 17:51

Eu coloquei a Iridium neste sábado. Ela não faz milagre, mas melhorou o ruído vindo do motor consideravelmente e em baixa, diminuiu um pouco a vibração sentida no guidão, eu recomendo.
Imagem

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por marcooc » 04 Jun 2014, 18:25

Hoje eu coloquei a vela NGK iridium DR8EIX aproveitei e troquei o óleo na consecionaria pois a minha Te ainda está na garantia, mas a vela eu comprei em uma loja física.

Quem comprou a vela NGK Iridium DR8EIX pode confirmar se a imagem confere?



A parte que eu circulei em vermelho achei diferente das imagens que vi na internet. Então se alguém puder confirmar se o aspecto físico da vela que eu comprei esta normal agradeço.

Não deu para avaliar nenhuma diferença ainda, mas vou observar e posto aqui.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por oscarmaxi » 04 Jun 2014, 19:45

Marcooc,
Parece que está tudo normal nessa vela. A parte que vc circulou em vermelho, um parafuso, é assim mesmo, é onde o cachimbo prende. Talvez vc tenha visto alguma imagem em que aquele parafuso esteja protegido por uma porca compridinha, com formato de um bujãozinho. Mas que tem de ser retirada para o cachimbo encaixar. Tá tudo certo.

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por marcooc » 04 Jun 2014, 20:35

Valeu oscarmaxi! Acho então que é isso mesmo que falou do "bujãozinho", que não tem rosca e parece até cromado, dai talvez minha dúvida.

Agora é observar para ver se há realmente os benefícios na prática.

Eu botei esta vela no intuito de alcançar uma aceleração mais linear em baixas rotações e diminuir a vibração nas mesmas condições, como alguns colegas relataram ter obtido estes benefícios vou torcer para tê-los também.

Obrigado

Avatar do usuário
machuca
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jun 2014, 23:12
Cidade onde mora: Florianopolis-SC

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por machuca » 04 Jun 2014, 23:31

Boa noite galera, tudo bem com voces?

Seguinte, encontrei dois tipos de vela Iridium DENSO IX24 no ebay e gostaria de saber se as duas servem para a Te250.

1 - DENSO IRIDIUM POWER SPARK PLUG IX24 5372
Link: http://www.ebay.com/itm/DENSO-IRIDIUM-P ... ae&vxp=mtr" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$21
Frete: R$ 40

2 - 1 New DENSO Premium Iridium Power Spark Plug IX24B
Link: http://www.ebay.com/itm/1-New-DENSO-Pre ... 56&vxp=mtr" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$21
Frete: R$87

Agora a pergunta é, posso comprar a opção 1? São a mesma coisa?

Obrigado desde já,
Fernando

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por claudio ciarlini » 14 Jun 2014, 16:26

VI UMA MATÉRIA SOBRE A GASOLINA PÓDIUM E QUE A MESMA SÓ TERÁ RESULTADO EM MOTORES COM TX DE COMPRESSÃO ACIMA DE 10.0:1 ABAIXO DISSO É JOGAR DINHEIRO FORA. A T250 POSSUI 9.8:1 ENTÃO A GASOLINA NÃO FARÁ DIFERENÇA ALGUMA NO DESEMPENHO.
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Responder