Ténéré 250 - Ruídos do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
stefanowen
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Out 2013, 08:56
Cidade onde mora: Fortaleza/ce

Re: Barulho no motor tenere 250

Mensagem por stefanowen » 25 Abr 2014, 12:20

Eu coloquei uma vez um militec, uns 30ml e diminuiu o barulho! Ontem eu tava sentindo esse barulho e vi que o óleo tava na casa dos 2500km sem troca, daí troquei e coloquei de novo mais 60ml de molykote. Acabou o barulho. Só sinto agora que a válvula de escape tá um pouco estrangulada Pq ajustei na última revisão de 30.000km

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk 4

residente2020
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por residente2020 » 30 Abr 2014, 13:40

Bom galera..

Comprei a minha Tenere, a quase 1 ano se me nova 2011 com 4700 km so tinha feito 1 revisão.
no começo achei muito estranho esses barulhos no motor fui cc eles me falaram que era normal.
pesquisando na net achei uma vela da Denso Iridium IX24 para tenere troquei a moto ficou outra coisa.
bem mais rápida e o barulho diminuiu.

Onde comprei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent" onclick="window.open(this.href);return false;

Dica : limpa o filtro de ar a cada 3 meses a moto fica muito boa
Dica : sempre trocar o óleo a cada 2000 km, se trocar o filtro por para relo melhor trocá-lo toda vez que trocar o oleo ele desgasta muito. se for original trocar com 2 troca de óleo.

Vlw fica a dica..

Avatar do usuário
georgelemos
Novato+
Novato+
Mensagens: 59
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:17
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por georgelemos » 23 Mai 2014, 12:47

Por que faz barulho? A arquitetura do motor de 249 cc, monocilíndrico, diferentemente das suas irmão maiores – 660 cc e 1.200 cc – tem pistão forjado e camisa do cilindro em cerâmica e um pouco mais de folga, justamente para diminuir o desgaste. É defeito? Não companheiro! É característica!

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 17 Jul 2014, 03:20

ola pessoal
a minha tenerezinha esta com alguns problemas e tambem tem uns barulhos estranhos no motor
o primeiro é um ruido como se estivesse algo roçando no motor (e acontece geralmente com o motor frio, depois desaparece) parece que tem algo engastalhando la dentro. Pensei em rolamentos do virabrequim, bielas mas meu mecanico disse ser esticador de corrente de comando. Sera que procede?
o segundo barulho é um toc toc forte e compassado (não aquele fraquinho tipo maquina de costura) e que aparece em acelerações (enquanto a moto ganha velocidade, toda vez) depois some, ai volta de novo quando paro numa esquina e acelero novamente. O que pode ser isto?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Kakko » 17 Jul 2014, 17:32

A rigor seria interessante distinguir o que é ruído característico e o que pode ser algum problema.

Caso o dono da moto não souber distinguir, o ideal é levar a moto ao mecânico para avaliar o ruído.

Se fosse eu...eu trocaria o óleo e filtro de óleo e verificaria como fica...antes de qualquer intervenção.
:joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por nerywfilho » 17 Jul 2014, 22:27

Notei que geralmente na 3a marcha na aceleração entre 3 e 4 mil rpm sinto uma vibração do lado esquerdo. Acho que é a corrente que entra em ressonância nessa rotação e vibra um pouco.
"Para que usar drogas, se existem as motos"

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 18 Jul 2014, 00:02

esses de que falo não são os ruidos caracteristicos que ja conheço bem
são mais peculiares, como eu descrevi. Gostaria de saber se alguem passou pelo mesmo problema e achou o defeito e sua solução?

thiagojnunes
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por thiagojnunes » 19 Jul 2014, 00:50

Pessoal, tive um problema semelhante, a isso, no fim das contas descobri que o cilindro de cerâmica estava todo riscado de um lado, parece que algo riscou ele (acredito que tenha sido o pistão), gasolina, não sei ao certo, a única coisa chata desse motor é o cilindro de cerâmica que não aceita retifica, um rapaz conseguiu trocar o cilindro por um de aço que suporta mais 3 retificas, isso tudo pq eu troco óleo todo mês, coloca de vez em quando uma podium e não esgoelo as marchas, mas a moto em si é muito boa, acredito que eu tenha tido azar de pegar um motor com algum problema

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 19 Jul 2014, 00:55

thiagojnunes escreveu:Pessoal, tive um problema semelhante, a isso, no fim das contas descobri que o cilindro de cerâmica estava todo riscado de um lado, parece que algo riscou ele (acredito que tenha sido o pistão), gasolina, não sei ao certo, a única coisa chata desse motor é o cilindro de cerâmica que não aceita retifica, um rapaz conseguiu trocar o cilindro por um de aço que suporta mais 3 retificas, isso tudo pq eu troco óleo todo mês, coloca de vez em quando uma podium e não esgoelo as marchas, mas a moto em si é muito boa, acredito que eu tenha tido azar de pegar um motor com algum problema
como eram os ruidos de sua moto amigo?
baixava oleo? fumaça?

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4292
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Fmm4100 » 19 Jul 2014, 06:17

Cuidado com o filtro de ar e principalmente na hora de trocar a vela. E recomendável limpar tudo que estiver ao redor para não cair dentro da câmara de combustão.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Responder