Motor Engasgando e Alto consumo!

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 09 Jan 2014, 10:22

Olhei a minha e constatei que o óleo tava acima também...esses caras de cc só fazem merda...troquei óleo e filtro, agora normalizou o nível. Diego, coloquei óleo sintético 5w40 lubrax, o SUPERA. Será que tem problema??

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/f3 ... OD=AJPERES" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/19 ... OD=AJPERES" onclick="window.open(this.href);return false;

São bem parecidos...

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por edvar » 09 Jan 2014, 11:21

tem sim, esse óleo é muito fino

a bomba da moto foi projetada pra bombear o óleo de uma certa "grossura" a uma certa pressão.
Se vc por óleo mais fino ou mais grosso, esse óleo vai ser bombeado com mais ou menos pressão e pode nao lubrificar conforme a necessidade do motor
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 09 Jan 2014, 12:03

E qual dos parâmetros define se ele é fino ou grosso? Porque o de moto lubrax e o supera lubrax tavam com todos os parâmetros mais ou menos próximos...

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por diegonunes » 09 Jan 2014, 14:45

Quando corria atrás das informações sobre óleo, cheguei a conclusão de que quanto mais fino o óleo usado (permitido na prática claro), melhor, aumenta o poder de lubrificação, troca de calor, ganho de potência....

A bomba de óleo da Tornardo, da CG, da XRE, da Lander, da Ténéré é tudo a mesma coisa quando se trata de folgas, se quiserem é só analisar no manual de serviço de cada uma. Se não quiser perder tempo acreditem em mim, pois eu já comparei, rs.

É por isso que a honda homologou a o 10W30 para as suas motos (sejam novas ou usadas). Muita gente acha perigoso usar um óleo "fino" desse mas acredite, só trás benefícios.

Só tenho uma observação a fazer, o Supera não é óleo para moto, é para carro, rs. De moto em carro não tem problema, o inverso pode ter, como patinar embreagem.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 09 Jan 2014, 15:05

Não ta patinando....deixo ou tiro?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por diegonunes » 09 Jan 2014, 15:41

EU, DIEGO, deixaria.

Faz somente uma verificação. Com a moto fria, folga o parafuso de inspeção de óleo que fica no cabeçote até quase sair, mas não retire, bem pertinho da tampa de válvulas de escape, ligue a moto e deixe-a na marcha lenta. Verifique se começa escorrer (escorre bem pouco mas escorre) óleo dentro de 1 minuto. Depois é só desligar a moto e apertar o parafuso. Vide a página 3-21 do manual de serviço.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 09 Jan 2014, 15:52

vou fazer, mas olhando o manual, fica pertinho do parafuso da válvula de admissão, não?

Avatar do usuário
alanfloyd
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Abr 2012, 08:18
Cidade onde mora: FORTALEZA
Localização: fortaleza/ce

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por alanfloyd » 11 Jan 2014, 15:13

O motor da minha tenere continua engasgando, em 1ª e 2ª marchas. :pdavida:
Atual: tenere 2013 bege
Lander 2012
Bros 2011
Xtz 125 2010

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 12 Jan 2014, 16:23

checa o tps então...fiz o teste do parafuso, o óleo ta subindo normalmente, mas a moto ta com a marcha um pouco "não macia", como ela fica quando uso óleo 20w50. Acho que vou trocar novamente.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por Radames Aragon » 12 Jan 2014, 19:11

Pessoal, quando a minha estava fazendo isso, como acho q já falei aqui, era a injeção q estava suja (acho q devido a um exagero no óleo para filtro de ar), e também a vela.

Neste sábado levei no mecânico pra falar q a moto não estava rendendo e subindo giro muito rápido, e além disso super difícil encaixar o Neutro, então ele trocou o disco da embreagem (q andava super alta, quase enforcando e eu havia soltado há poucos dias) e ele disse q essa podia ser uma das razões. Comecei a usar o disco novo e o Neutro já entrou mais fácil!

Responder