Página 1 de 2

Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 12 Mai 2011, 20:08
por Hugo Falcão
Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

http://www.youtube.com/watch?v=urAblN35 ... ure=relmfu" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.dicasdepilotagem.com.br

Abraços! :joinha:

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 12 Mai 2011, 22:11
por Helano
Particularmente, não concordo que este procedimento seja correto. Se a embreagem está lá, é para ser usada!!! Pesquisandoi sobre o assunto na internet, achei esse texto:

============================================================================
Fonte: http://www.motonline.com.br/pane-eletri ... -a-hugger/" onclick="window.open(this.href);return false;
Bitenca e compania, há algum tempo escuto discussões sobre trocar marchas no tempo, e inclusive vindo tais informações de pilotos que ministram cursos de pilotagem, aonde toda a discussão cai em volta da besteira que é usar a embreagem para se pilotar uma moto a não ser em casos de arrancada, a pergunta é: até aonde procede tal informação? e quais são seus riscos e beneficios? Obrigado! Carlos, 26, Curitiba, PR.

R: Depende de quanto você gosta da sua moto. Se for participar de competição, muitas vezes a troca pode ser feita no tempo, ou no tapa como se diz porque não se aguarda tempo algum. Mas há dispositivos que cortam o motor por um milésimo de segundo para que seja feita a troca da marcha sem afetar a transmissão. Tem inclusive um fabricante no Canadá que produz todo equipamento eletro-pneumático para troca semi-automática, no toque de um botão, como um carro com tiptronic. Veja a matéria do shiftfx abaixo, que está no Motonline.
A BMW K 1300 S pode vir equipada com shift assist, que é esse dispositivo que corta a corrente da ignição por uma fração de tempo para que pressionando o pedal para a próxima marcha e apertando um botão, a troca aconteça no menor tempo possível, sem risco de dano ao câmbio.
Já no off-road a mudança pode ser feita com pequenos cortes no acelerador para evitar soltar os dedos da manopla em forte aceleração ou em trechos de muitos obstáculos. Em descidas longas ou em fortes freadas reduz-se a marcha com pequenos toques no acelerador (blips) para que a troca se dê na folga da transmissão, sem causar trancos e assim também sem problemas.
Mas a troca no tapa, sem embreagem, sem cortar o motor ou dar os “blips” no acelerador, encurta bastante a vida do câmbio pois pode entortar os garfos, gastar prematuramente ou até quebrar os engates das engrenagens. Abraços.

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 12 Mai 2011, 22:26
por Denis Rs2
Concordo com o Helano, se não fizesse falta, as motos não tinham embreagem... ou ela seria usada apenas pra arrancar com a moto, e isso estaria no manual, e ensinaria na auto-escola.

[off tópic] Maneiro foi a "bolinha da manete" feita de durepoxi rsrsrs e olha que neste mesmo site que eu descobri pra que servem as "bolinhas da manete", que não são pra não deixar a mão escorregar como eu pensava, e sim pra manete não perfurar a perna ou a barriga em caso de queda.

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 13 Mai 2011, 09:06
por Hugo Falcão
Eu não faço isso aí, não. Mas achei interessante!
Mas vejam que o cara diz que a troca sem embreagem é feita apenas para subir as marchas. Na hora de reduzir, tem que usar a embreagem sim!

Mesmo assim, concordo com vocês, pois se a merda da embreagem fosse desnecessária, não estaria na moto! :D
E como não piloto nas ruas como se estivesse numa prova (como o cara explica justificando essa troca sem a embreagem), prefiro continuar com o uso da embreagem, afinal, quem vai pagar a conta depois serei eu mesmo! :D

Abraços! :joinha:

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 19 Mai 2011, 09:40
por alvarosj
Quando tinha minha CBX200 as vezes trocava no tempo, isso depois de um dia que o cabo da embreagem quebrou e tive q rodar muitos km sem embreagem, a dificuldade era apenas na hr de reduzir a marcha, mas havia gostado da brincadeira.
Mas este procedimento não vale a pena, se vc errar o "tempo" vai acabar estragando o câmbio. Na Té nunca fiz isso.

abraço

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 27 Ago 2011, 21:36
por Monteiro
Bem, acho q este procedimento só é válido se quebrar o cabo e vc ñ tiver como trocar como foi o caso do alvarosj, no mais, adeus engrenagens :batecabeca:

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 27 Ago 2011, 22:39
por kablack
Na Página 5-3 do Manual da Té informa:

"Utilize sempre a embreagem para mudar de marcha de modo a evitar dano no motor, na transmissão e no sistema de transmissão, pois não foram projetados para suportar o choque de uma mudança de velocidade forçada."

Para mim não ficou nem uma dúvida... :thumbup:

Abraços

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 31 Ago 2011, 18:53
por msfazer
Então... essa é uma prática comum na tocada esportiva. Trocas de marcha em giro alto costumam desgastar mais a embreagem. Eu costumo utilizar bastante para SUBIR marcha. Basta vc parar de acelerar e jogar a marcha acima. É fácil e não causa dano.

Pra reduzir também é possível. Mas eu prefiro não usar pq o tranco é maior e aí quem sente é o câmbio. E nesse ponto, vou concordar com o manuel....

Tanto que existe um trocinho chamado QUICK SHIFTER, como esse aqui, por exemplo:
http://www.hmquickshifter.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Óbvio que não faz mal usar a embreagem, mas tb não destrói o câmbio não! O lance é que nas reduzidas, se vc fizer errado, aí sim pode causar danos. Por isso que o manuel fala pra não fazer.

Essa é uma abordagem para ganhar milésimos de segundos em competições esportivas. Vale lembrar que Performance é DIFERENTE de durabilidade. Acho que nas máquinas de rua, nós deveríamos privilegiar o segundo.

Mas galera.... a moto tb não é feita de algodão! Dar um kct nelas de vez em quando faz bem pra ela e pra vcs!!! Vcs são mto responsáveis, hehehehehehehe!

Abs!

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 01 Set 2011, 09:05
por C Freitas
Há Pilotos e pilotos...
Nada contra a embreagem, mas saber passar as marchas sem utiliza-la pode ser útil em uma situação eventual de emergência. Na te ainda não observei anormalidades quando troco como Msfazer disse. E no mais, todos temos que conhecer nossas máquinas! Manual te tira da estrada 2,3 h da manhã sem um cabo de embreagem ou por exemplo com a manete danificada? Uma queda, uma pedra, ou falha mecânica podem acontecer... Vale a pena saber, usar ou não vai de cada um...

Re: Trocando de marcha sem o uso da embreagem!

Enviado: 01 Set 2011, 12:01
por kablack
Hehe... :gargalhada:

Por essas e outras não compro nada de segunda mão... :D