Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
- Radames Aragon
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Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Gostaria de receber opiniões com algum embasamento técnico - isto não é uma enquete pra opiniões "porque sim", "acontece naturalmente" Vou tentar resumir uma resposta ao final se surgir um consenso.
Sem querer me alongar muito, eis o probleminha:
Segundo as técnicas de pilotagem para ruas e pistas (p. exemplo Keith Code - "A twist to the wrist"), a técnica de contra-esterço implica que o guidão seja levemente inclinado para o lado oposto da curva afim de entrar na curva, ao mesmo tempo q projetando o corpo levemente para o lado interno da curva de modo a acompanhar a inclinação geral da moto, utilizando eficientemente o poder de aderência dos pneus.
Entretanto, segundo algumas técnicas de pilotagem off road, e se pesquisar por imagens no Google haverá muitas fotos de curvas no off road, a técnica seria um pouco diferente: utiliza-se o mesmo contra esterço para fazer a inclinação na entrada da curva da moto, mas o piloto senta-se mais à frente e mantém-se parte do torso bem menos inclinado, esticando o braço do lado inerente da curva, e às vezes lançando o pé do lado interno em direção à roda dianteira - que teria como objetivo aumentar o peso e portanto a aderência da roda dianteira que tem menor área de contato mas maior capacidade de superar obstáculos.
Então, a dúvida é, considerando o contexto da nossa moto dual purpose (on/off road), com pneus mistos, qual deveria ser a técnica utilizada no geral - asfalto, estradas de terra, terreno acidentado, etc? Seriam as duas técnicas válidas dependendo do piso, ou haveria uma tendência?
Sem querer me alongar muito, eis o probleminha:
Segundo as técnicas de pilotagem para ruas e pistas (p. exemplo Keith Code - "A twist to the wrist"), a técnica de contra-esterço implica que o guidão seja levemente inclinado para o lado oposto da curva afim de entrar na curva, ao mesmo tempo q projetando o corpo levemente para o lado interno da curva de modo a acompanhar a inclinação geral da moto, utilizando eficientemente o poder de aderência dos pneus.
Entretanto, segundo algumas técnicas de pilotagem off road, e se pesquisar por imagens no Google haverá muitas fotos de curvas no off road, a técnica seria um pouco diferente: utiliza-se o mesmo contra esterço para fazer a inclinação na entrada da curva da moto, mas o piloto senta-se mais à frente e mantém-se parte do torso bem menos inclinado, esticando o braço do lado inerente da curva, e às vezes lançando o pé do lado interno em direção à roda dianteira - que teria como objetivo aumentar o peso e portanto a aderência da roda dianteira que tem menor área de contato mas maior capacidade de superar obstáculos.
Então, a dúvida é, considerando o contexto da nossa moto dual purpose (on/off road), com pneus mistos, qual deveria ser a técnica utilizada no geral - asfalto, estradas de terra, terreno acidentado, etc? Seriam as duas técnicas válidas dependendo do piso, ou haveria uma tendência?
Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
No asfalto a tecnica de rua e pista. Na terra a tecnica de pilotagem off road. Simples assim.
Suzuki GSXR 750W 1995
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
A tecnica ideal e manter a carenagem o mais longe possível do chão.
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- CelioDias
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Gostei da resposta do Fmm.. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Quanto mais longe o tanque do chão melhor.... kkkkkkkkkkkk
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Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP
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- Radames Aragon
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
EFN1969 escreveu:No asfalto a tecnica de rua e pista. Na terra a tecnica de pilotagem off road. Simples assim.
Não é tão simples
Técnica "off-road" numa super motard - na pista
Misto da técnica "on-road" e "off-road" com uma moto dual purpose
- Dust
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Na dúvida acelera!
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Ténéré 250 2013
Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.
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- Luiz Koudela
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Boa pergunta... Aguardando resposta!
Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
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Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Entendo que o estilo off-road de pilotagem visa dar mais estabilidade frente a derrapadas eventuais. Naquela posição você tem mas jogo de corpo para estabilizar a moto se perder alguma aderência momentaneamente - o que em off seria normal.
Já a posição do Keith Code é a certa e mais rápida para corridas, mas se derrapar fica mais difícil controlar a situação. Imagine que você entre numa curva de asfalto que faça todo santo dia, e de repente, antes do fim dela, inesperadamente o chão esteja cheio de areia e pedriscos de uma obra local. Você preferiria estar na posição do keith ou na posição do off?
Por isso acho a resposta do ERN válida. As fotos dos caras fazendo derrapagem controlada não dizem muito; estão em esfalto lisinho, em condições ótimas e controladas, sem guard-rail do lado pra partir o cara em dois se cair. Se dizem alguma coisa, é que a posição de tronco ereto é melhor para quando se derrapa.
Já a posição do Keith Code é a certa e mais rápida para corridas, mas se derrapar fica mais difícil controlar a situação. Imagine que você entre numa curva de asfalto que faça todo santo dia, e de repente, antes do fim dela, inesperadamente o chão esteja cheio de areia e pedriscos de uma obra local. Você preferiria estar na posição do keith ou na posição do off?
Por isso acho a resposta do ERN válida. As fotos dos caras fazendo derrapagem controlada não dizem muito; estão em esfalto lisinho, em condições ótimas e controladas, sem guard-rail do lado pra partir o cara em dois se cair. Se dizem alguma coisa, é que a posição de tronco ereto é melhor para quando se derrapa.
- ghamauricio
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
Eu já expliquei isso extensivamente em outros tópicos, mas vou resumir:
Em curva de baixa velocidade, que você vai acelerar bastante na saída dela, você usa o corpo pra fora pisando na pedaleira de fora, e o pé de dentro pra frente - pois o pé pra frente e o peso na pedaleira aumentam a aderência na roda da frente, que vai querer sair do chão pois você tem muita potência na saída de uma curva de baixa. Isto é muito utilizado em off road pra você aproveitar os cravos da parte lateral do pneu, que obviamente gastam menos que a banda central.
Em curva de alta velocidade, onde você não tem tanta potência pra mexer com a distribuição de peso, você pode usar a técnica "de pista", jogando o corpo pra dentro e se apoiando na pedaleira de dentro. Acho que isto é especialmente seguro se você estiver com a banda central do pneu gasta, pois você continua usando esta parte mais "plana" do pneu, com maior área de contato.
VALE RESSALTAR que há um pequeno erro no seu desenho: a sua coluna vertebral tem que ficar alinhada com a moto, de maneira que a sua cabeça vem junto pra fora da proteção da bolha. Não é só a cintura e o joelhinho pra fora, é o corpo todo.
Abs!
Em curva de baixa velocidade, que você vai acelerar bastante na saída dela, você usa o corpo pra fora pisando na pedaleira de fora, e o pé de dentro pra frente - pois o pé pra frente e o peso na pedaleira aumentam a aderência na roda da frente, que vai querer sair do chão pois você tem muita potência na saída de uma curva de baixa. Isto é muito utilizado em off road pra você aproveitar os cravos da parte lateral do pneu, que obviamente gastam menos que a banda central.
Em curva de alta velocidade, onde você não tem tanta potência pra mexer com a distribuição de peso, você pode usar a técnica "de pista", jogando o corpo pra dentro e se apoiando na pedaleira de dentro. Acho que isto é especialmente seguro se você estiver com a banda central do pneu gasta, pois você continua usando esta parte mais "plana" do pneu, com maior área de contato.
VALE RESSALTAR que há um pequeno erro no seu desenho: a sua coluna vertebral tem que ficar alinhada com a moto, de maneira que a sua cabeça vem junto pra fora da proteção da bolha. Não é só a cintura e o joelhinho pra fora, é o corpo todo.
Abs!
- udnan
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Re: Dúvida sobre curvas - técnica ON difere de OFF road?
O contra esterço se usa nas duas situações.
No off, como a área de contato da lateral do pneu é menor do que em um pneu on, e o piso tem menos aderência, a inclinação da moto é menor para evitar que ela saia debaixo de você.
Vale lembrar que quanto maior a velocidade maior a inclinação necessária para fazer a curva, por isso muitas curvas no off, são feitas com a traseira da moto derrapando e fechando a curva, porque se deitarmos muito a moto é chão com certeza.
Além de não inclinar tanto a moto, o corpo também não acompanha a inclinação, senta-se o mais a frente possível com a perna de dentro da curva o mais paralelo com a bengala da moto que conseguir, nunca para baixo, mas paralelo, isso para fazer peso na roda dianteria e também usa-la como mais um ponto de apoio no caso de uma derrapagem na frente. Seu, traseiro na quina do banco do lado de fora da curva ( famoso ku na quina rsss) e peso na pedaleira do mesmo lado para pressionar a roda traseira, assim, melhorando a estabilidade da moto.
A moto deita entre suas pernas e você fica mais reto. Técnica boa para ser utilizada no on, com o piso molhado.
A posição do braço no off é bem diferente e importante, com os cotovelos sempre altos para facilitar e ter uma movimentação maior do esterço do guidão, que com os braços mais baixos e próximos ao corpo não seria possível. A posição deles na curva é natural se mantermos os cotovelos altos e o posicionamento correto do corpo.
No nosso caso (misto) ambas são validas, pois nosso pneu tem uma banda lateral bem maior que no off o que permite inclinar a moto, mas também uso sempre a técnica do off, principalmente em curvas curtas e sequenciais, como numa serra, piso molhado ou estradas de terra.
No caso do super motard, vale lembrar que são motos de off road, com pneus de on road que permitem fazer praticamente um drift com elas.
Acho que é isso
Abraços
No off, como a área de contato da lateral do pneu é menor do que em um pneu on, e o piso tem menos aderência, a inclinação da moto é menor para evitar que ela saia debaixo de você.
Vale lembrar que quanto maior a velocidade maior a inclinação necessária para fazer a curva, por isso muitas curvas no off, são feitas com a traseira da moto derrapando e fechando a curva, porque se deitarmos muito a moto é chão com certeza.
Além de não inclinar tanto a moto, o corpo também não acompanha a inclinação, senta-se o mais a frente possível com a perna de dentro da curva o mais paralelo com a bengala da moto que conseguir, nunca para baixo, mas paralelo, isso para fazer peso na roda dianteria e também usa-la como mais um ponto de apoio no caso de uma derrapagem na frente. Seu, traseiro na quina do banco do lado de fora da curva ( famoso ku na quina rsss) e peso na pedaleira do mesmo lado para pressionar a roda traseira, assim, melhorando a estabilidade da moto.
A moto deita entre suas pernas e você fica mais reto. Técnica boa para ser utilizada no on, com o piso molhado.
A posição do braço no off é bem diferente e importante, com os cotovelos sempre altos para facilitar e ter uma movimentação maior do esterço do guidão, que com os braços mais baixos e próximos ao corpo não seria possível. A posição deles na curva é natural se mantermos os cotovelos altos e o posicionamento correto do corpo.
No nosso caso (misto) ambas são validas, pois nosso pneu tem uma banda lateral bem maior que no off o que permite inclinar a moto, mas também uso sempre a técnica do off, principalmente em curvas curtas e sequenciais, como numa serra, piso molhado ou estradas de terra.
No caso do super motard, vale lembrar que são motos de off road, com pneus de on road que permitem fazer praticamente um drift com elas.
Acho que é isso
Abraços
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XT 660Z Ténéré
Cambuci - São Paulo -SP
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