O que as pessoas precisam entender é que o ângulo da curva muda em relação à velocidade e ao raio da curva.juliovendramini escreveu:Dá pra fazer cursa a 100km/h inclinando assim?
Sempre tive medo de fazer curva assim e me extrupiar... uauahaua..
Pra um determinado raio (digamos, raio de 15m, uma curva dobrando uma esquina), se você vier a 40km/h, você vai estar inclinado 40º. Se nesta mesma curva você vier a 30km/h, seu ângulo de inclinação será de 25º. Se você vier a 60km/h, seu ângulo de inclinação terá de ser 62º. Note que nem motos de corrida (superbike) inclinam mais do que 55º, então você teria varado esta curva.
Já numa curva de raio 100m (uma curva "fechada" de uma estrada boa - nível Dutra), se você vier a 100km/h, você vai estar inclinado em 38º. Se você vier na mesma curva a 120km/h, vai ter que inclinar 48º.
Como o sr. pode ver, o ângulo de inclinação está relacionado com o radio da curva (se ela é fechada ou aberta) e com a sua velocidade. O seu pneu agüenta um ângulo de curva máximo (digamos, 45º é considerado seguro no seco). Então você consegue aquele ângulo em qualquer velocidade - só vai depender do raio da curva.
Para o mesmo ângulo de inclinação: Curva fechada, velocidade menor. Curva aberta, velocidade maior.
Abs!