HAHAHAHAHAH A seqüência de imagens ficou hilária!!
Putz, isso é um assunto complicado pra canário. Mas resumidamente, quando você freia, você aumenta o peso na roda da frente, que consequentemente se comprime mais e aumenta a área de contato com o solo (a técnica de trail braking tira proveito disso e do conseqüente aumento de tração na roda dianteira). Aumentando a área de contato com o solo enquanto inclinado e comprimindo a suspensão, você está diminuindo o seu "ângulo de inclinação efetivo" (effective lean angle:
http://www.howfastcanigo.com/howitworks.html" onclick="window.open(this.href);return false; veja a primeira e última explicações). Diminuindo o ângulo de inclinação efetivo, você esparrama a curva (pois tem o mesmo efeito de você estar menos inclinado).
FREAR COM AS DUAS RODAS AO MESMO TEMPO é a sua melhor aposta, caso desacelerar não resolva. SEMPRE GRADUAL.
Acelerar não faz a moto inclinar mais, o que faz é o contra-esterço. Graças ao contra-esterço que a moto inclina! No final, se você abriu a curva é porque não confiou na tração. Se você não confia na tração, você vai querer aumentar VELOCIDADE E ÂNGULO DE INCLINAÇÃO?! Loucura! Na maioria das vezes é cagaço do piloto, que peidou na hora de entrar na curva, quando daria pra deitar mais. Mas se eu peidei na entrada, com certeza vou continuar peidando até pegar o traçado ideal e me sentir confiante naquela curva. Mais fácil reduzir a velocidade!
Olha um artigo do "The Pace 2.0", leitura sensacional (pena que em inlgês):
The Pace 2.0 needs you to understand the formula Radius = mph (and mph = Radius), and not just in theory. You need to feel it. Find an empty parking lot and ride in a circle at a given lean angle, one that you’re comfortable with. Pick this lean angle, and then gently accelerate while doing your best to hold that very same lean angle. Then do it again and gently decelerate, again holding the same lean angle. Increase your speed and your radius increases, slow your speed and your radius decreases. Steady throttle holds it. After this exercise, you’ll realize how insane it is that some new riders are being taught to increase throttle and push on the inside handlebar if they enter a corner too fast.
O artigo pode ser lido na íntegra aqui:
http://www.cycleworld.com/2013/09/16/be ... ng-skills/" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu ACHO que sei por que o Twist of the Wrist fala pra você acelerar. Motos superesportivas têm a traseira um pouco leve, e dependem da aceleração gradual na saída da curva pra receberem mais peso e ganharem tração. Motos dual sport como as nossas têm a frente leve, por isso os pilotos de supermotard e trilha/motocross põem o pé pra frente na curva (pra aumentar o peso na roda da frente). Acelerar numa situação de baixa aderência, numa dual sport, é pedir pra perder a frente.
Há muita controvérsia em todos os pontos. Há inclusive quem diga que aumentar a área de contato do pneu com o asfalto não aumenta a tração (
). E aí é aquela, cada um acredita no que quer...
Abração!