FREANDO COM SEGURANÇA
- Luiz Koudela
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Keep walk!
Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
muito se todos vissem e treinassem seriam melhores pilotos mas o problema é o Ego....
Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Tópico muito interessante sobre o tema, principalmente pra mim que sou iniciante neste mundo.
Minha vida inteira andei de bike, e sempre utilizei mais freio traseiro do que o dianteiro.
Preciso adestrar minha mente, pra frear mais com o dianteiro do que com o traseiro na moto e aprender a utilizá-los corretamente para poupar o equipamento.
O que é o freio motor? Podem me esclarecer, por favor?!
Abraços e obrigado!
Minha vida inteira andei de bike, e sempre utilizei mais freio traseiro do que o dianteiro.
Preciso adestrar minha mente, pra frear mais com o dianteiro do que com o traseiro na moto e aprender a utilizá-los corretamente para poupar o equipamento.
O que é o freio motor? Podem me esclarecer, por favor?!
Abraços e obrigado!
- barraforte
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
O motor quando tem gasolina, gera a força que gira a roda.
Mas ao contrário, se a roda girar o motor, e ele não tiver gasolina, vai ter uma "carga" um "peso" para girar esse motor.
Engata a primeira, anda até 20 por hora, e desacelera... Vai notar a moto reduzindo bem bruscamente.
Quanto mais baixa a marcha (1°, 2°) mais forte é esse "freio".
Quanto mais alta (5°) menos atuante ele é...
Você vem na estrada a 120km/h, e vai entrar em algum acesso a 80km/h, não precisa nem acionar os freios, " tirando a mão", soltando o acelerador, ela vai baixar pra 100km/h, e no caso da Ténéré 250, baixa marcha, passa de 5° para 4°, e tira mão do acelerador novamente, ela já vai baixar mais ainda...
Não convém baixar a marcha e soltar a embreagem de uma vez. Isso pode acarretar em danos a corrente de comando, comando de valvulas e válvulas.
Além de forçar a relação e ser perigoso (trava a roda).
Ideal é por exemplo, está em 5° a 6mil rpm, vai engatar a 4°, puxa embreagem, o giro vai cair para 5mil, 4mil... Acelera até 7mil rpm, e então solta a embreagem.
Você sincroniza a velocidade da roda com o motor e não dá trancos.
ABS
Mas ao contrário, se a roda girar o motor, e ele não tiver gasolina, vai ter uma "carga" um "peso" para girar esse motor.
Engata a primeira, anda até 20 por hora, e desacelera... Vai notar a moto reduzindo bem bruscamente.
Quanto mais baixa a marcha (1°, 2°) mais forte é esse "freio".
Quanto mais alta (5°) menos atuante ele é...
Você vem na estrada a 120km/h, e vai entrar em algum acesso a 80km/h, não precisa nem acionar os freios, " tirando a mão", soltando o acelerador, ela vai baixar pra 100km/h, e no caso da Ténéré 250, baixa marcha, passa de 5° para 4°, e tira mão do acelerador novamente, ela já vai baixar mais ainda...
Não convém baixar a marcha e soltar a embreagem de uma vez. Isso pode acarretar em danos a corrente de comando, comando de valvulas e válvulas.
Além de forçar a relação e ser perigoso (trava a roda).
Ideal é por exemplo, está em 5° a 6mil rpm, vai engatar a 4°, puxa embreagem, o giro vai cair para 5mil, 4mil... Acelera até 7mil rpm, e então solta a embreagem.
Você sincroniza a velocidade da roda com o motor e não dá trancos.
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Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Obrigado barraforte pela explicação.
Agora ficou claro!
Abraços!
Agora ficou claro!
Abraços!
Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Compartinho o vídeo com os amigos.
Muito bom !
https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito bom !
https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
- barraforte
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Sobre o vídeo, sou suspeito pra falar kkkk
Bem, o freio motor é interessante e ajuda muito para redução de velocidade.
Mas para situações onde é possível se planejar.
Sempre fui adepto de usar dois freios. Afinal, a moto vem com dois freios certo?
O problema, é a interferência que o traseiro causa, ele ajuda a frear, mas acaba descontrolando a moto.
Para quem não sabe lidar com este descontrole, pode se confundir, e atrapalhar a frenagem.
Sobre aquela história de usar o freio motor, ele no começo ajuda, mas no fim atrapalha.
Ou ele vai acabar empurrando a moto, ou o motor morre e trava a roda, gerando - novamente - o descontrole.
Portanto, investir em um bom sistema de freios, um pneu com uma boa aderência, e treinar muito.
E focar sempre em trabalhar melhor com o dianteiro.
ABS
Bem, o freio motor é interessante e ajuda muito para redução de velocidade.
Mas para situações onde é possível se planejar.
Sempre fui adepto de usar dois freios. Afinal, a moto vem com dois freios certo?
O problema, é a interferência que o traseiro causa, ele ajuda a frear, mas acaba descontrolando a moto.
Para quem não sabe lidar com este descontrole, pode se confundir, e atrapalhar a frenagem.
Sobre aquela história de usar o freio motor, ele no começo ajuda, mas no fim atrapalha.
Ou ele vai acabar empurrando a moto, ou o motor morre e trava a roda, gerando - novamente - o descontrole.
Portanto, investir em um bom sistema de freios, um pneu com uma boa aderência, e treinar muito.
E focar sempre em trabalhar melhor com o dianteiro.
ABS
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- lunga
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Uso os 3 freios.
Dianteiro + traseiro + motor
O 'descontrole' do freio traseiro nunca me atrapalhou. Na verdade isso é uma boa técnica para fechar a moto em curvas. Principalmente na terra.
Dianteiro + traseiro + motor
O 'descontrole' do freio traseiro nunca me atrapalhou. Na verdade isso é uma boa técnica para fechar a moto em curvas. Principalmente na terra.
Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Muito boa as dicas pessoal.
Pesquisando, achei esse vídeo do Bruno Corano. Quanto mais dicas, melhor [THUMBS UP SIGN]
https://youtu.be/Lc2NK9n6mrA" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pesquisando, achei esse vídeo do Bruno Corano. Quanto mais dicas, melhor [THUMBS UP SIGN]
https://youtu.be/Lc2NK9n6mrA" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: FREANDO COM SEGURANÇA
Muito bom o vídeo hein!KANEKO escreveu:Compartinho o vídeo com os amigos.
Muito bom !
https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Ele fala "não sei se você já testou o freio da sua moto, se você sabe qual o poder de frenagem dela, qual o limite".
Confesso que eu nunca testei, até porque eu não tenho habilidade suficiente para fazer este teste.
Vocês já estiveram numa situação em que precisaram de usar mesmo os freios?
Qual o limite, o poder de frenagem do freio da Teneré 250?