muito bom o curso
segunda vez que o faço , fiz em 2008 em são josé do rio preto numa concessionaria, até comentei com alguém não lembro quem foi, que tinha rolado as voltas com uma mão só, logo depois o Thiago falou sobre isso e ai fizemos
foi exatamente mesmo curso.
são dicas até simples mas extremamente importantes, que se aplicadas melhoram e muito a pilotagem e segurança.
vou tentar fazer um apanhado das dicas ...todas são voltadas para melhorar a pilotagem e segurança.
posicionamento na moto
sentar bem a frente para jogar o peso pra frente da moto
prender a moto com os joelhos/pernas: Principal motivo pra isso é manter o peso da moto na frente e facilitar equilíbrio nas manobras
posição dos pés nas pedaleiras : Devemos usar quase que a ponta dos pé( entre metatarso e dedos), não o meio , muito menos deixar o pé pra baixo, isso evita acidentes, e agiliza na hora acionar os comandos ( freio e cambio)
Freios
A moto tem 3 freios dianteiro, traseiro e motor
Principal freio é o dianteiro
A ordem de acionamento recomendada é , freio motor (desacelerar), freio traseiro e dianteiro, nesta ordem.
Quem foi no curso percebeu a diferença absurda que é o uso correto dos freios, diminui em até 2/3 a distancia de parada.
Deve ser usado os 4 dedos, e não 2 como estamos acostumados, principal motivo é nos condicionar para uso correto numa emergência, e usar o terceiro freio, com os 2 dedos é bem mais difícil desacelerar
A exceção é no uso do off road, onde o uso dos 2 dedos é uma técnica pra não travar a roda dianteira.
Nos corredores é até valido usar os 2 dedos para agilizar, mas recomenda só nos corredores, logo apos prender as mãos no guidão.
Olhar
é impressionante como isso faz a diferença
Em curvas, devemos sempre olhar onde iremos passar e não pros obstáculos
Olhar sempre pro final da curva, e não a frente da moto, isso fica por conta da nossa visão periférica
podem virar mesmo o pescoço pra olhar bem pro final da curva.
Curvas, Inclinação da moto/corpo
O limite é a pedaleira, só vou falar isso kkk
o resto é confiança mesmo ( o que me falta muito)
Quando inclinar o corpo junto ou só a moto ?
Basicamente nas curvas em baixa velocidade e fechadas, inclina-se só a moto e não o corpo.
Nas demais inclina tudo junto corpo e moto.
Frenagem nas curvas, principal dica é ...freiar ANTES
caso necessário ,durante as curvas usar levemente os 2 freios
usando só o traseiro a moto deita mais
o dianteiro a moto fica de pé.
Acelerar também deixa a moto de pé.
que mais gente? ajuda a lembrar ai