Tenere 250 falhando quando chove
Re: Tenere 250 falhando quando chove
Pode ser a bobina. Com giro alto sempre dá problema ou só na chuva?
Abs,
Abs,
Re: Tenere 250 falhando quando chove
só na chuva mesmo.AdrianoGH escreveu:Pode ser a bobina. Com giro alto sempre dá problema ou só na chuva?
Abs,
Pensei na bobina também. um dias desses eu isolei bem os condutores que alimentam a bobina com "espaguete" termo-retrátil, limpei os conectores e ainda apliquei uma fina camada de silicone no fim.
agora esperar um bom banho de chuva pra testar.
obrigado
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Re: Tenere 250 falhando quando chove
Já verificou a sonda lambda? Ela fica muito exposta no escapamento e molha fácil. Já tive um problema parecido com o carro, e a solução foi trocar a sonda lambda.
Re: Tenere 250 falhando quando chove
Resolveu. desculpem, esqueci de voltar aqui com a solução.dinho.p escreveu:só na chuva mesmo.AdrianoGH escreveu:Pode ser a bobina. Com giro alto sempre dá problema ou só na chuva?
Abs,
Pensei na bobina também. um dias desses eu isolei bem os condutores que alimentam a bobina com "espaguete" termo-retrátil, limpei os conectores e ainda apliquei uma fina camada de silicone no fim.
agora esperar um bom banho de chuva pra testar.
obrigado
Limpei e isolei os terminais da bobina e OK.
Qdo sobe o giro, aumenta a frequência de chaveamento da bobina. Provavelmente, com a sujeira que acumula+água cria uma impedância que, com o aumento da frequência, "bagunça" o circuito. Sendo bem simplório.
Obrigado pelas dicas, pessoal.
Re: Tenere 250 falhando quando chove
Não parecia mesmo sintoma de sonda, mas é sempre uma possibilidade. Tb já tive este problema no carro.camendes escreveu:Já verificou a sonda lambda? Ela fica muito exposta no escapamento e molha fácil. Já tive um problema parecido com o carro, e a solução foi trocar a sonda lambda.
Obrigado pela dica, camendes.
Na verdade, a sonda em si é mto robusta, feita de elementos como zicônio e materiais como cerâmica, e raramente precisa ser trocada. Os problemas costumam ser no chicote de condutores. Foi meu caso no automóvel; refiz o chicote e ficou zero...
Outras vezes o mecânico passa o scanner na injeção e aparece sintoma de sonda lambda com defeito (mesmo que até o chicote esteja íntegro). O que acontece é que, como a injeção eletrônica trabalha com realimentação (feedback) e a primeira realimentação é feita pela sonda, em alguns softwares um defeito em outras partes da injeção acusam como defeito na sonda, justamente porque os dados de realimentação do sistema não bate com o restante dos dados. Mas repito, raramente a sonda necessita de troca.
Resolvi falar isso aqui porque já vi mtos relatos de gente trocando sonda (e é cara!) e não resolvendo os problemas. Recomendo nesses casos é trocar de mecânico!! kkk
Valeu, pessoal.
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Re: Tenere 250 falhando quando chove
Troca o cachimbo de vela pelo da Bros, que faz uma vedação melhor. Isola melhor os dois polos da bobina, pode ser com fita isolante mesmo, para não molhar. Nunca mais vai falhar.