Sobre óleos lubrificantes.

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por ghamauricio » 13 Nov 2011, 11:55

Grande Kablack! Cara eu sempre quis saber o que era cisalhamento (pra mim que estudo arquitetura, cisalhamento é outra história completamente diferente no ramo de cálculo estrutural).

Uma coisa que eu ainda não entendi é: quais são as vantagens e quais são as desvantagens de óleos mais viscosos e menos viscosos?

Pelo que entendi os mais viscosos causam mais perda por atrito, e todos parecem afirmar que os óleos menos viscosos são mais eficientes. Tá, mas e quais as desvantagens deles, e as vantagens dos mais viscosos então?

Abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 14 Nov 2011, 21:05

ghmauricio;

Respondendo à sua pergunta rapidamente:

Os óleos com viscosidade reduzida são superiores em todos os quesitos se comparados com os mais viscosos. Matéria prima (lubrificante base melhor), aditivação, consumo de combustível, etc.

Na torre de destilação do petróleo os óleos mais viscosos ficam mais abaixo dos menos viscosos, que são produtos mais refinados e com maior preço.

Os óleos mais viscosos são utilizados nos motores depois que as folgas internas não permitem mais o uso de um óleo de tão "fino". Um motor com mais de 50.000 km, muito provavelmente apresentará consumo elevado de um óleo 5w30, mas rodará bem com um 15w40 por mais uns 50.000 km, pelo menos.

Sempre foi assim.

Mesmo no tempo dos monoviscosos... Quando o motor se desgastava colocava-se óleo mais viscoso. Hoje em dia, inclusive, vende-se óleo 25w60, com embalagem dizendo: - "Especial para alta quilometragem."

Aprofundando um pouco:



Disponível em: http://www.icnews.com.br/2011.05.03/col ... veiculo-2/" onclick="window.open(this.href);return false;




"Lubrificante mais viscoso pode não ser a melhor opção para o motor do veículo



Marcelo Beltran *


O consumidor brasileiro, em sua maioria, ainda tem em mente que o lubrificante mais viscoso é o melhor. Criou-se uma cultura de que, quanto mais espesso, maior sua eficiência, porém, na maioria das vezes, ocorre o contrário. Por outro lado, o lubrificante menos viscoso tem melhor performance na partida à frio, pois chega mais rápido às partes superiores do motor. Esse filme mais “fino” retira menos energia do motor e da transmissão, possibilitando a redução do consumo de combustível.

O que melhora a qualidade do lubrificante não é necessariamente a quantidade de aditivos adicionados, mas a tecnologia de cada um deles. Um exemplo é a tecnologia “low saps” que busca a redução de aditivação antidesgaste convencional, visando minimizar a emissão de gases nocivos ao meio ambiente através do aumento da vida útil do catalisador (sem prejudicar o motor), assim como os aditivos modificadores de atrito na tecnologia “fuel economy”, visando a economia de combustível.

Os lubrificantes com a faixa mais baixa de viscosidade, estão em linha com a tendência de “fuel economy” (economia de combustível). Estas viscosidades são normalmente encontradas entre as faixas SAE 5W20 e SAE 10W30, e estão dentro das exigências da norma ILSAC GF-5. Em parceria com empresas de lubrificantes, cada fabricante de veículo (OEM) desenvolve um óleo adequado para cada veículo e modelo, de acordo com as necessidades do projeto.

É de fato uma tendência global o consumo de lubrificantes menos viscosos nos próximos anos, tanto pela indicação dos OEMs no manual do veículo, quanto pelo aumento da conscientização e o poder aquisitivo do consumidor final.

Ainda que minoria, haverá aumento percentual gradativo no consumo de lubrificantes de alta performance, tanto no consumo de óleos básicos sintéticos, quanto na redução da viscosidade dos mesmos.

Sabemos que levará tempo para que de forma geral o consumidor quebre o paradigma de que o lubrificante mais viscoso, nem sempre é melhor.

É bom lembrar que viscosidade é diferente de índice de viscosidade, que é a característica físico-química do óleo de manter a viscosidade em função do aumento da temperatura.

Infelizmente, na prática, o que manda no mercado nacional, na maioria das vezes, ainda é o preço, mas com o crescimento da economia brasileira este cenário deve ser minimizado através da renovação da frota e do aumento no poder aquisitivo do consumidor final.

*Marcelo Beltran é gerente técnico da TOTAL Lubrificantes do Brasil, empresa integrante do Grupo TOTAL, multinacional francesa posicionada como uma das maiores companhias globais de gás e óleo."





O senso comum diz que os óleos de menor viscosidade melhoram o consumo. (Em até 4%, segundo a Mobil)

A história começou (no brasil) com o motor Ford Ztec Rocam e seu óleo 5w30 Energy Conserving. A GM, alguns anos depois adotou o 5w30 também. A Toyota utilizava o 10w30, hoje utiliza o 10w40. A Volkswagem o 5w40. (Inclusive rolou Recall da Volks... Vários motores tiveram problemas em 2008, lembra?)

Já tem motor por aí rodando com 0w20!!!

O mesmos motores que rodavam com 20w50 agora "requerem" 10w30, 5w30.

O motor é o mesmo, o consumo de combustível é o mesmo, mas o preço do óleo é bem diferente, não?

O Mobil Super Moto 4t 20w50 (péssimo óleo por sinal), custa R$ 14,00. O novo óleo genuíno da Honda 10w30 SJ, custa R$ 18,50. Parece pouco mais caro? São mais de 30%...

O que quero dizer é que existe um mercado de lubrificantes impondo o consumo de óleos cada vez mais caros...

Acredito sim, que novos óleos de baixíssima viscosidade seja superiores aos antigos (tenho dúvidas se há redução de consumo de combustível).

O que ponho em dúvida é se estes novos óleos são realmente necessários e se realmente trazem benefícios reais em termos de consumo e lubrificação.

São informações as quais não tenho acesso...


Se quiser aprofundar:

http://www.eq.ufrj.br/sipeq/download/ef ... onomia.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por kablack em 14 Nov 2011, 23:04, em um total de 1 vez.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por ghamauricio » 14 Nov 2011, 22:10

Pô cara, muito interessante a explicação! Meus parabéns! Eu ainda fiquei um pouco perdido no último parágrafo

ex.: "O mesmos motores que rodavam com 20w50 agora "requerem" 10w30, 5w30."
Como assim, depois de bem rodados eles requerem um óleo mais fino?
Ou o mesmo motor, sem mudança nenhuma, anos mais tarde sai de fábrica com o manual pedindo um óleo menos viscoso?)

Também não entendi a relação do óleo mais fino que a Honda usa com a maior freqüência da troca de óleo, no seu post anterior.

Eu já tinha ouvido falar dessa "indústria dos lubrificantes", mas acreditava que era só um "bla bla bla" por parte dos funcionários de concessionárias, mototaxis e "mechânicos" (daqueles que não entendem de nada de mecânica), mas você está me mostrando um ponto de vista mais aprofundado, onde o óleo realmente parece ser exigido pelo fabricante não só de sacanagem, mas por o motor ter sido projetado pra rodar com um óleo mais caro.

Outra coisa que me deixou em dúvida é: se o manual especifica um determinado óleo (ex.: 20W50), como sei se seria ou não seria interessante usar um óleo menos viscoso?

Me desculpe por tantas perguntas, mas é que você parece entender bastante do assunto e apesar de já ter lido alguma coisa, não entendi quase nada!

A propósito, o último link não abriu.

Valeu kablack, um abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 14 Nov 2011, 23:03

ghamauricio

Vou responder por quotas em azul, ok?




Pô cara, muito interessante a explicação! Meus parabéns! Eu ainda fiquei um pouco perdido no último parágrafo

Obrigado pelo elogio.

ex.: "O mesmos motores que rodavam com 20w50 agora "requerem" 10w30, 5w30."
Como assim, depois de bem rodados eles requerem um óleo mais fino?
Ou o mesmo motor, sem mudança nenhuma, anos mais tarde sai de fábrica com o manual pedindo um óleo menos viscoso?

As fábricas estão indicando óleos mais finos para os mesmos motores que rodaram décadas com óleos 20w50... Os motores não mudaram em nada. O projeto é o mesmo, mas as montadoras indicam óleos cada vez mais finos. Favorecendo a industria dos lubrificantes. Será que há benefícios para o consumidor que acaba consumindo lubrificantes mais caros sem saber se realmente é necessário e se realmente vai aumentar a vida útil do motor ou diminuir o consumo de combustível?

A própria Honda sempre indicou o Mobil Super Moto 4t 20w50 e agora promete maravilhas do seu óleo genuíno 10w30 para as mesmas motos... As motos são as mesmas... Os óleos é que estão cada vez mais finos (menos viscosos) e mais caros, veja:

http://www.kaduhonda.com.br/imagens/saiba_mais.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;



Também não entendi a relação do óleo mais fino que a Honda usa com a maior freqüência da troca de óleo, no seu post anterior.

Foi só uma observação a respeito do Mobil Super Moto 4t 20w50 que era ruim e exigia mais trocas. Mas não é um óleo fino não... ele sai fino no motor porque não é bom... sofre muito desgaste...

Eu já tinha ouvido falar dessa "indústria dos lubrificantes", mas acreditava que era só um "bla bla bla" por parte dos funcionários de concessionárias, mototaxis e "mechânicos" (daqueles que não entendem de nada de mecânica), mas você está me mostrando um ponto de vista mais aprofundado, onde o óleo realmente parece ser exigido pelo fabricante não só de sacanagem, mas por o motor ter sido projetado pra rodar com um óleo mais caro.

Quando um motor é projetado para o lubrificante de última geração isso é bom, sinal de que utiliza todo o poder lubrificante disponível no produto que você paga.

O ruim é quando isso não acontece.

Estão indicando óleos de altíssimo desempenho para motores que rodaram por décadas com óleos 20w50... Os GM são um bom exemplo, no manual da Pickup S-10 Flex 2.4 indicam o uso do óleo da GM 5w30, o motor é praticamente o mesmo do Monza 1983, que rodou por uns 20 anos com 20w50.

Essa mesma caminhonete foi lançada em 1995 e usava óleo 20w50.

Não tenho dúvidas de que o óleo 5w30 é muito melhor... Minha dúvida é se há algum ganho para um motor como o dessa caminhonete...


Outra coisa que me deixou em dúvida é: se o manual especifica um determinado óleo (ex.: 20W50), como sei se seria ou não seria interessante usar um óleo menos viscoso?



A regra é sempre seguir o manual.

Mas, de uma maneira geral, você pode usar um óleo menos viscoso para favorecer a lubrificação na partida à frio.

A letra que vem antes do W significa a viscosidade do óleo quando ele está frio. Quanto menos viscoso na partida mais rápido o óleo atinge as partes altas do motor.

Logo, em tese, um óleo 20w50 pode ser substituido por um 15w50, com vantagens, mas não por um 20w60, pois este último seria muito viscoso na temperatura normal de funcionamento do motor.




Me desculpe por tantas perguntas, mas é que você parece entender bastante do assunto e apesar de já ter lido alguma coisa, não entendi quase nada!

Gosto muito do assunto e vou responder qualquer pergunta sobre lubrificantes, desde que eu saiba a resposta, Hahaha :thumbup: .

A propósito, o último link não abriu.

Já editei.

http://www.eq.ufrj.br/sipeq/download/ef ... onomia.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;


Valeu kablack, um abraço!

Um abraço, estamos aí!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Heyder » 15 Nov 2011, 09:35

Eu tô impressionado... alto nível essas discussões por aqui! Achamos um "professor" de lubrificantes! Isso é bom pra todos, mas o mais importante é que distribui este conhecimento.
Grande abraço, KaBack! À propósito: você tem um KA Preto???
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por wagner luiz » 15 Nov 2011, 10:08

Complementando o que o Kablack disse, a letra W significa Winter ou inverno então entende-se

5W 40

5W= Partidas a frio onde a geografia proporcione uma temperatura minima de 5º.

40= Temperatura climática máxima de 40º

Então: No RS por exemplo vc deve usar um óleo 5W40, pq lá a temperatura fica nessa faixa. Se vc usar um óleo mais "grosso" vai demorar um pouco pra lubrificar a parte de cima do motor e aí por alguns milésimos de segundos vc roçar ferro com ferro, imagina isso em 100.000 km irão virar alguns minutos.

Porem não é aconselhavel usar esse mesmo óleo no NE pq lá raramente ou quase nunca a temperatura mínima chega a 5º. Nesse caso seria indicado um óleo 15W40 ou 15W50

No deserto o óleo indicado já seria um 5W60 ou um 0W60

Mas no Brasil em geral se vc usar um 15W40 sintético vc estará bem servido


Quanto ao óleo de alta KM 25W60 eu não recomendaria, a menos que vc fosse trabalhar num clima desértico e sem deixar o motor esfriar.

Um exemplo pratico: Imagina se vc beber um ovomaltine (BOBS) pelo canudo, tem que fazer muita força pra chegar até a boca. Agora e se fosse um suco de laranja, seria necessário fazer a mesma força?

Espero ter ajudado um pouquinho

:joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 15 Nov 2011, 10:56

Heyder;

Não sou professor de lubrificantes não... Estou mais para papagaio de lubrificantes repetindo aqui no Fórum o que encontro por aí... :thumbup: :thumbup:


:offtopic:
Tive um Ka preto, série especial Ka Black, era muito legal... Tinha, ar, direção, vidros elétricos até air bag... Mas vendi. :thumbdown:

Hoje estou com um Corolla. Mas o conceito do Ka mini, completo e estiloso deixou saudades...

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Ka" onclick="window.open(this.href);return false;

"O KA Black (2001), série premiada por sua exclusividade e ítens de série, como bancos de couro e interior diferenciado, teve uma produção de apenas 800 unidades, sendo que 640 destes eram 1.0 e os outros 160 foram 1.6, ambos com motores Zetec RoCam 1.6. Externamente, o 1.6 era igual ao XR, com saias laterais, enquanto o 1.0 não as tinha."

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 15 Nov 2011, 11:06

Wagner;

5W40 não significa:

"5W= Partidas a frio onde a geografia proporcione uma temperatura minima de 5º.

40= Temperatura climática máxima de 40º"

Se assim fosse qual óleo se usaria no Alaska e Canadá? -20W10 ?


A relação entre a temperatura ambiente e viscosidade do óleo lubrificante é essa aqui:






Um abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por ghamauricio » 15 Nov 2011, 12:30

Mas KaBlack, um óleo ##W30 não tem uma resistência menor ao cisalhamento do que um ##W50?

Se eu pegar uma S10 Flex 2.4 de 1995 (que originalmente usava o 20W50) e usar um 5W30, vai dar algum problema? Entendo que o motor vai se beneficiar na partida a frio, mas a diferença de viscosidade do 30 pro 50 não vai comprometer a eficiência do lubrificante?

E se eu pegar uma S10 "nova", cujo manual pede o 5W30 e passar a usar um 20W50? Será que não vou estar correndo o risco de forçar um óleo mais viscoso por bombas e canais dimensionados para um óleo menos viscoso, podendo assim causar uma falha na lubrificação?

Aproveitando o embalo, o sr. entende de "condicionadores de metais" e "aditivos para lubrificantes" como o Molykote A2, Militek 1 e o Bardahl B12?

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 15 Nov 2011, 15:08

Em azul, por quotas:

Mas KaBlack, um óleo ##W30 não tem uma resistência menor ao cisalhamento do que um ##W50?

Não. O contrário é verdadeiro.

Do mesmo modo que os óleos multiviscosos tem uma viscosidade maior quando aquecidos do que quando frios (o inverso da natureza), o 5w30 tem um maior poder contra o cisalhamento em temperaturas mais altas do que o 20w50.

O segredo? Novamente, os aditivos.


Se eu pegar uma S10 Flex 2.4 de 1995 (que originalmente usava o 20W50) e usar um 5W30, vai dar algum problema? Entendo que o motor vai se beneficiar na partida a frio, mas a diferença de viscosidade do 30 pro 50 não vai comprometer a eficiência do lubrificante?

A S10 1995 não era 2.4, mas usava o 20w50. A base do motor é que é a mesma desde do Monza 1983, é o GM "Monzatech". Hahaha, na verdade a GM Brasil conseguiu piorar muito o excelente motor 1.8 e 2.0 do Monza... Vide as Merivas, Montanas e Corsas 1.8 fazendo 10 km/l na estrada com gasolina e uns 5km/l na cidade com álcool... O Opalão 6 canecos já fazia isso e a fama de beberrão era tremenda...

E se eu pegar uma S10 "nova", cujo manual pede o 5W30 e passar a usar um 20W50? Será que não vou estar correndo o risco de forçar um óleo mais viscoso por bombas e canais dimensionados para um óleo menos viscoso, podendo assim causar uma falha na lubrificação?


O manual da S10 2011 indica o 5w30 mas permite várias outras viscosidades, inclusive 20w50. O manual do Ford Ka já era assim, usar preferencialmente o 5w30, na falta, 15w40 e até mesmo 20w50, depois voltar para o 5w30 quando houvesse a disponibilidade.

No caso do Ford Zetec Rocam a indicação 5w30 era muito mais séria porque a bomba de óleo havia sido projetada para um óleo de baixa fluidez... Já na S10... Duvido.



Aproveitando o embalo, o sr. entende de "condicionadores de metais" e "aditivos para lubrificantes" como o Molykote A2, Militek 1 e o Bardahl B12?

Xiii... Tava demorando... Vai começar? Militec1, Molykote, Bardahl... :D :D :D

Depois vamos falar sobre o "milagroso" BR Top Turbo, frota mista, Diesel e Gasolina, indicado para rodar 45.000 km? :D :D :D O pessoal coloca ele em motos e adora!!! Custa R$ 11.00. :D :D :D

Aí aparece alguém e diz: - "Mas os óleos de carro podem ser usados em motos!!! Essa história de embreagem patinando é mentira!!! Eu uso óleo de carro na minha moto há 10 anos e nunca tive problemas..."

São os assuntos mais polêmicos sobre lubrificantes de todos os tempos!!!!

Todos os tópicos que foram para este lado terminaram com corações partidos... :lol: :lol:






Olha... De uma maneira rápida... Sobre aditivos de óleo...

Nenhuma empresa séria recomenda.

Nenhum manual de veículo recomenda.

Texaco, Mobil, Motul, Elf, gastam milhões de dólares desenvolvendo óleos lubrificantes que atendam os requisitos dos fabricantes de motores. Depois vem uma empresa de porte muito menor como Bardhal, STP ou mesmo Militec 1 e diz que tem o aditivo milagroso... Se tem porque a Shell, Motul, Mobil, Texaco não descobriram? Ou então comprou a biboca e copiou o "milagre"?

Dá uma olhada no site do Militec1...

http://www.militec1.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem cara do que? Biboca!!!!

Será que a Motul, Shell, Texaco, Elf, entre outras, teriam capital para comprar a empresa se o aditivo fosse tão bom quanto anunciado? Para que investir milhões em pesquisa? Compra a patente do cara!!!!

Por exemplo: Yamalube+Militec1 é = a o que? Ninguém sabe, nem eu, nem você, nem o fabricante da Yamalube (que não testou o Militec1), nem o fabricante do Militec1 (que não testou o Yamalube)...

Se a aditivação original do óleo depender de um balanceamento dos componentes, adicionando um componente novo, você desbalanceia o conjunto...

Um lubrificante tem várias funçoes:

- Antidesgaste;
- Detergente;
- Antiespumante;
- Termodinâmicas (favorece a troca de calor);
- Entre outras..

Será que algum aditivo favorece todas essas características? Seria um milagre, não?

E se favorece uma delas, será que não prejudica outras?


Na minha humilde opinião (a briga é de gigantes e envolve muitos milhões de US$) motor gosta é de óleo novo.

Falando de carros, melhor trocar com 3.000km pelo óleo Standard da marca do que colocar um sintético, com militec1 e rodar 15.000 km...

Quer uma lubrificação Standard siga o manual do proprietário, use Yamalube e troque a cada 4.00 ou 5.000 km.

Quer caprichar? Use Yamalube e troque a cada 2.000 ou 3.000 km.

Quer lubrificação premium? ( Cerca de 5% a 10% melhor que a original pagando quase 150% a mais por isso.) Use Motul Sintético.

Com aditivos você nunca vai ter cereza se melhorou ou piorou o conjunto lubrificante.

O aditivo pode ser equivalente à cobertura de sorvete no Hot-Dog ou o Catchup no bolo de chocolate!! ECA!!! :D :D :D

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder