AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por ivojoseaug » 29 Ago 2013, 14:56

Sobre amaciamento, digo o seguinte: Seguindo as recomendações do manual, após uns 2000 km, senta o sarrafo na moto. Isso não significa ficar no vermelho do conta giros o tempo todo, significa usar a moto o mais esportivamente possível, no sentido de expor algum defeito oculto do motor, caso ele tenha, antes do final da garantia. A chance de um motor bem rodado , digamos uns 10000 km rodados depois do primeiro ano, dar pau , é menor, porque ele meio que mostrou que a montagem está correta e nenhuma peça saiu defeituosa de fábrica.

Uma coisa importante para a tenere, em geral, durar bastante, é o usuário novato se informar não só quanto ao amaciamento, mas também quanto à lubrificação e regulagens que a moto tem que fazer, que geralmente saem da loja tudo desregulado e sem lubrificar. Um exemplo: regulagem da embreagem, é importante e quase sempre sai presa da loja. Engraxamento da balança e rolamentos. Apertos dos parafusos ( a tenere tem fama de cair parafuso). Regulagem do farol, verificar nível do óleo e etc. Se o dono souber disso, a moto não pede arrego tão cedo.

netotenere
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 22 Dez 2013, 12:21
Cidade onde mora: Pacatuba/Ceará

Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por netotenere » 22 Dez 2013, 12:30

Olá pessoal, estou com um pouco mais de uma semana com a moto já foram 400km e tenho dúvidas a respeito de amaciar o motor, não passo da quarta macha e 60km, as vezes quando chego ao meu destino sinto um cheiro de queimado isso é normal? O mecânico da CC disse que depois de 1000km a 60km/h eu tinha que passar a 80km/h até chegar 3000km, queria saber a opinião de vocês para que o meu motor fique legal mas que não fique lerdo.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por ivojoseaug » 22 Dez 2013, 13:05

neto, se tiver pegando agua pelo caminho, da um cheiro de queimado mesmo...anda normal, cara, se quiser seguir alguma indicação, faça como manda o manual. Procura dar um minuto quando ligar fria para o óleo circular, não ande com giro alto, 8000 rpm ou acima até terminar de amaciar...e outra coisa, com a moto quente, da umas aceleradas mais abruptas com picos de rpm em 8000, isso acostuma o motor, mas espera 1000 km para começar a fazer isso. Olha só, pega aí o feriado e vai rodar esses 600 km que tão faltando. Essa motinha ta na garantia, vai andar...

netotenere
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 22 Dez 2013, 12:21
Cidade onde mora: Pacatuba/Ceará

Re: Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por netotenere » 22 Dez 2013, 15:03

Obrigado Ivo.

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por Fabio_joinville » 22 Dez 2013, 22:06

Neto, quanto ao amaciamento eu já tive algumas experiências, já tive uma Fazer 2012 que peguei com 202 Km e precisei amaciar, estou com minha Teneré 250 2013 bege que peguei com 2300 Km e ainda não está 100% amaciada mais não preciso ficar ke comportando, e comprei uma Ninja 300 que ainda não chegou e precisarei amaciar também, o que eu te aconselho é seguir o manual, agora uma coisa eu te digo, usa todas as marchas, não fica só até a 4ª não, varie bastante as rotações e evite rotações altas (acima de 7500 rpm) por longo tempo, e sempre aconselho a fazer uma troca de óleo antes dos 1000 Km, devido o grande acúmulo de limalha do motor, com 500 Km estaria de bom tamanho, lembrando que essa troca é por usa conta, pois a cc recomenda a primeira com 1000 Km, não custa nada trocar com 500 Km, a moto vai agradecer no futuro, minha Fazer 250 chegou a fazer 37 Km/l, isso devido um bom amaciamento. depois de 1000 Km, não vá com muita sede ao pote, dê umas esticadas mas vá com calma, não exagere muito por muito tempo, depois de 2000 Km aí é hora de levar o motor as alturas em um tempo maior.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
walace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 18 Nov 2013, 13:05
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR
Localização: São José dos Pinhais/PR

Re: Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por walace » 22 Dez 2013, 22:44

Editado pela última vez por walace em 23 Dez 2013, 08:51, em um total de 1 vez.
Tenere Azul 2013-2014
Bros 125 2005-2005 - Até 2013

netotenere
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 22 Dez 2013, 12:21
Cidade onde mora: Pacatuba/Ceará

Re: Amaciando o motor dúvidas

Mensagem por netotenere » 23 Dez 2013, 04:19

Obrigado Fábio pelas suas dicas, pessoal como vou saber que o motor tá legal, tá amaciado?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 23 Dez 2013, 09:28

Senhores, novamente pedimos que antes de abrir um novo tópico, usem a busca.

Tópico movido para o já existente sobre o assunto.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por felix.rock » 27 Dez 2014, 01:59

Olá a todos!

Comprei minha ténéré ontem, porém ainda não a retirei da concessionária.

Pois bem, li cada página desse tópico 2 vezes e por meio dele consegui elucidar várias dúvidas.

Todavia, gostaria de um esclarecimento melhor sobre a relação velocidade x rpm. O manual orienta a não ultrapassar os 5000 rpm nos primeiros 150 kms e 6000 entre 150 e 500 kms.

Eu gostaria de saber na prática quanto isso significa em velocidade. Não gosto de correr, não é isso. Só preciso saber se é possível respeitar os 5000 rpm e empreender uma velocidade de 70 ou 80 km/h.

Já piloto motos há alguns anos mas sempre peguei motos já amaciadas. Então sou inexperiente nesse quesito.

Esclareço também que embora não tenha recebido o manual da concessionária, baixei-o da internet e vou lê-lo e relê-lo quantas vezes for necessário. Porém, gostaria também de aprender através da experiência dos companheiros (as) que já passaram por essa etapa com a Té.

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Angelo » 30 Dez 2014, 20:34

Ola povo :thumbup:

Passei dos 150km's hoje com a motoca, partindo para o segudo estagio do manual - 6.000 giros.

Ok, eu dei 6.000 giros antes ja.. mas foi uma tocadinha ou outra, sem ficar segurando. :D

Estou pilotando a moto firmemente, digo, tentando trocar as marchas no tempo correto e apos a troca, ja uma acelerada firme, subindo o giro de modo gradual e rapido, e logo, proxima marcha. A velocidade nessas tocadas estao variando entre 80 - 90 km/h ao final, quando tenho espaco para isso, claro, e tambem variando bastante as aceleracoes e cargas.. subidas, descidas e planos (ate uma terrinha leve e chuva moderada ja peguei :D )

Ja andei com garupa (somando uns 130 kg + ou -, eu peso 80 kg), com algumas tocadas mais fortes tambem, mas nao igual sozinho, chegando a uma velocidade media de 70 km/h ao final.

Procuro tocar a moto firmemente tambem em subidas leves e constantes, usando a potencia dela e deixando o motor fluir sem medo, porem com cautela, e sem esguelar, mesmo porque estou apenas no 'segundo estagio do amaciamento'.

Acho tambem importante 'usar' o motor em velocidades baixas, tipo em 3 - 4 marcha, forcando um pouquinho para trocar, mas sem esguelar tambem... antes de trocar a marcha, da uma soltada no acelerador e entao troca, e assim, sucessivamente.

O motor por enquanto esta com seu som caracteristico (meio rustico) e o escape ta com um som bem firme e gostoso de se ouvir.

Procuro nao ficar acelerando ela parada, em semaforos por exemplo, deixando o motor na marcha lenta ao giro ideal (1.200 - 1.500 RPM), mas as vezes da uma escapadinha.. :? habito feio de alguns motociclistas, que tambem preciso corrigir.

Eh isso ai!

:thumbup:
Editado pela última vez por Angelo em 31 Dez 2014, 11:35, em um total de 2 vezes.
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Responder