AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por barraforte » 16 Jul 2012, 19:02

Não sei @Kablack.. (entramos no mérito de opiniões próprias, então...)

Mas colocar uma "carga" na moto dessa forma não acredito que seja a melhor opção.
O próprio artigo fala sobre não usar o freio do dinamômetro.

Pode ser válido se você mora em um local com uma subida bem leve, onde você "força" o motor pra subir (sozinho e numa boa respeitando as RPM) e depois desce "esfriando" o motor. Mas sinceramente não acho que vá fazer diferenças no final.

Vou pecar por não postar uma fonte, mas li em algum lugar no passado, que não é o ideal forçar as marchas, ainda mais no período de amaciamento. Que não se deve usar uma 2º para uma subida que precisa de 1º.

Repito: gostaria de poder ter duas motos a disposição, para amaciar das duas formas diferentes, e depois fazer uma avaliação, e uma avaliação de longa duração.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por ghamauricio » 16 Jul 2012, 20:16

Achei interessante o "gráfico da banheira" que o BruceD falou e entendi bem a analogia.
Mas eu diria que o amaciamento no pau não encurta so a primeira fase, ele encurta todo o gráfico, diminuindo também a vida útil do motor.
Isto é muito legal pra um motor de competição, que você quer colocar ele pra correr o mais rápido possível, e extraindo o máximo de potência possível. Num motor "civil" você quer que ele dure 100.000 km, quiçá 200.000 km.

Um motor amaciado no pau pode (com seus 40.000km) beber menos ou desenvolver mais que um motor amaciado na maciota, mas eu duvido que um motor amaciado no pau dure tanto quanto um amaciado conforme o manual!!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por ghamauricio » 16 Jul 2012, 20:18

A propósito BarraForte, ele fala pra não usar o freio do dinamômetro porque quando você para de acelerar, o ideal é que o motor desacelere por si e sem ajuda (o ideal mesmo é o dina rodar sozinho e o motor tentar freiar), pois o vácuo criado nesta fase suga partículas e limalha que se acumulam entre o cilindro e o pistão.

O ideal é subir uma serra e depois descê-la no freio motor!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por barraforte » 16 Jul 2012, 20:34

Valeu @ghamauricio!!!!

Achei que fosse também para sugar e etc... e que o uso do freio pudesse prejudicar em alguma forma... :joinha: :joinha:

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Rafilsk8
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Rafilsk8 » 27 Ago 2012, 11:15

Acabei de comprar uma Tézinha, ela ainda está com 30km e estou fazendo o amaciamento como manda o manual. Exceto por um detalhe, acabei de vender meu carro e no momento meu único meio de transporte é a Tézinha, e tenho que levar minha mulher no trabalho e no manual diz que o limite de carga dela é de 159Kg se não me engano. Eu e minha esposa juntos pesamos 180Kg, isso pode prejudicar o amaciamento do motor? O que posso fazer para amenizar a sobrecarga? Obrigado. Raphael

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por ValMartins » 02 Mar 2013, 14:33

Ressuscitando o tópico!!! então pessoal, eu também vou pegar a minha TNR daqui uns 20 dias. E essa história do amaciamento ta me deixando meio confuso...desculpem, mas sou novo no mundo duas rodas, to aqui na humildade...
O manual diz que vc não pode passar nos primeiros 500km das 5000rpm certo? bem, e alguns usuários dizem que o melhor mesmo é vc amaciar ela na estrada, sem garupa, numa ambiente que esteja bem ventilado e evitar transito urbano pelo menos até os 1000km.
Então o melhor mesmo pra amaciar seria pegar a estrada com ela é isso? Agora como fica um novato nesse mundo das motos???
Comprar uma moto, e ja ir pegando estrada assim? Moro em SP e poxa por aqui é meio dificil vc arrumar um lugar sem o anda e para pra amaciar uma moto até os 1000km.
Bem, se os amigos puderem ajudar agradeço. Valeu!!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 02 Mar 2013, 15:43

O manual da moto mandar usar normalmente. Apenas evitando ultrapassar os 5.000 rpm nos primeiros 1.000 km.

O consenso diz que deve-se evitar excessos. Muita carga, trânsito muito travado ou até mesmo manter a mesma rotação por muito tempo, como em uma viagem.

Voltamos, assim, ao conceito inicial. Use normalmente sem passar dos 5.000 rpm nos primeiros 1.000 km.

Só isso.

Todas as outras teorias tem prós e contras...

Boa sorte.

P.S.: Importante. Não esquecer de trocar o óleo e filtro de óleo depois desses 1.000 km.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 02 Mar 2013, 15:51

A coisa mais importante, e que pouco se fala, é de sempre (não apenas no período de amaciamento) aquecer o motor antes de usar e não aplicar grandes rotações com o motor frio.

Aguardar uns 3~5 minutos antes de sair de casa com ela fria pela manhã. Mesmo assim, nos primeiros 2~3 km andar em baixa rotação. (Até uns 3.000 rpm)

Esse é o "grande lance" para adicionar durabilidade a este excelente motor da Yamaha.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
OverKiLL
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 19 Fev 2013, 18:46
Cidade onde mora: Recife/pe
Localização: Recife

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por OverKiLL » 04 Mar 2013, 13:35

Minha tenere fez 700 km essa semana... Até que tento andar devagar mais as vzs umas 300 chega do lado dando baforadas... Aí como não levo desaforo pra casa deixo elas no chão hehehe

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 04 Mar 2013, 13:53

OverKiLL;

Cuidado brother. O chão é democrático. Está aí para todos.

Além do mais, aqui prezamos o motociclismo responsável.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder