AMACIAMENTO MOTOR 0km
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Não sei @Kablack.. (entramos no mérito de opiniões próprias, então...)
Mas colocar uma "carga" na moto dessa forma não acredito que seja a melhor opção.
O próprio artigo fala sobre não usar o freio do dinamômetro.
Pode ser válido se você mora em um local com uma subida bem leve, onde você "força" o motor pra subir (sozinho e numa boa respeitando as RPM) e depois desce "esfriando" o motor. Mas sinceramente não acho que vá fazer diferenças no final.
Vou pecar por não postar uma fonte, mas li em algum lugar no passado, que não é o ideal forçar as marchas, ainda mais no período de amaciamento. Que não se deve usar uma 2º para uma subida que precisa de 1º.
Repito: gostaria de poder ter duas motos a disposição, para amaciar das duas formas diferentes, e depois fazer uma avaliação, e uma avaliação de longa duração.
ABS
Mas colocar uma "carga" na moto dessa forma não acredito que seja a melhor opção.
O próprio artigo fala sobre não usar o freio do dinamômetro.
Pode ser válido se você mora em um local com uma subida bem leve, onde você "força" o motor pra subir (sozinho e numa boa respeitando as RPM) e depois desce "esfriando" o motor. Mas sinceramente não acho que vá fazer diferenças no final.
Vou pecar por não postar uma fonte, mas li em algum lugar no passado, que não é o ideal forçar as marchas, ainda mais no período de amaciamento. Que não se deve usar uma 2º para uma subida que precisa de 1º.
Repito: gostaria de poder ter duas motos a disposição, para amaciar das duas formas diferentes, e depois fazer uma avaliação, e uma avaliação de longa duração.
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- ghamauricio
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Achei interessante o "gráfico da banheira" que o BruceD falou e entendi bem a analogia.
Mas eu diria que o amaciamento no pau não encurta so a primeira fase, ele encurta todo o gráfico, diminuindo também a vida útil do motor.
Isto é muito legal pra um motor de competição, que você quer colocar ele pra correr o mais rápido possível, e extraindo o máximo de potência possível. Num motor "civil" você quer que ele dure 100.000 km, quiçá 200.000 km.
Um motor amaciado no pau pode (com seus 40.000km) beber menos ou desenvolver mais que um motor amaciado na maciota, mas eu duvido que um motor amaciado no pau dure tanto quanto um amaciado conforme o manual!!
Mas eu diria que o amaciamento no pau não encurta so a primeira fase, ele encurta todo o gráfico, diminuindo também a vida útil do motor.
Isto é muito legal pra um motor de competição, que você quer colocar ele pra correr o mais rápido possível, e extraindo o máximo de potência possível. Num motor "civil" você quer que ele dure 100.000 km, quiçá 200.000 km.
Um motor amaciado no pau pode (com seus 40.000km) beber menos ou desenvolver mais que um motor amaciado na maciota, mas eu duvido que um motor amaciado no pau dure tanto quanto um amaciado conforme o manual!!
- ghamauricio
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
A propósito BarraForte, ele fala pra não usar o freio do dinamômetro porque quando você para de acelerar, o ideal é que o motor desacelere por si e sem ajuda (o ideal mesmo é o dina rodar sozinho e o motor tentar freiar), pois o vácuo criado nesta fase suga partículas e limalha que se acumulam entre o cilindro e o pistão.
O ideal é subir uma serra e depois descê-la no freio motor!
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- barraforte
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Valeu @ghamauricio!!!!
Achei que fosse também para sugar e etc... e que o uso do freio pudesse prejudicar em alguma forma...
ABS
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Acabei de comprar uma Tézinha, ela ainda está com 30km e estou fazendo o amaciamento como manda o manual. Exceto por um detalhe, acabei de vender meu carro e no momento meu único meio de transporte é a Tézinha, e tenho que levar minha mulher no trabalho e no manual diz que o limite de carga dela é de 159Kg se não me engano. Eu e minha esposa juntos pesamos 180Kg, isso pode prejudicar o amaciamento do motor? O que posso fazer para amenizar a sobrecarga? Obrigado. Raphael
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Ressuscitando o tópico!!! então pessoal, eu também vou pegar a minha TNR daqui uns 20 dias. E essa história do amaciamento ta me deixando meio confuso...desculpem, mas sou novo no mundo duas rodas, to aqui na humildade...
O manual diz que vc não pode passar nos primeiros 500km das 5000rpm certo? bem, e alguns usuários dizem que o melhor mesmo é vc amaciar ela na estrada, sem garupa, numa ambiente que esteja bem ventilado e evitar transito urbano pelo menos até os 1000km.
Então o melhor mesmo pra amaciar seria pegar a estrada com ela é isso? Agora como fica um novato nesse mundo das motos???
Comprar uma moto, e ja ir pegando estrada assim? Moro em SP e poxa por aqui é meio dificil vc arrumar um lugar sem o anda e para pra amaciar uma moto até os 1000km.
Bem, se os amigos puderem ajudar agradeço. Valeu!!!
O manual diz que vc não pode passar nos primeiros 500km das 5000rpm certo? bem, e alguns usuários dizem que o melhor mesmo é vc amaciar ela na estrada, sem garupa, numa ambiente que esteja bem ventilado e evitar transito urbano pelo menos até os 1000km.
Então o melhor mesmo pra amaciar seria pegar a estrada com ela é isso? Agora como fica um novato nesse mundo das motos???
Comprar uma moto, e ja ir pegando estrada assim? Moro em SP e poxa por aqui é meio dificil vc arrumar um lugar sem o anda e para pra amaciar uma moto até os 1000km.
Bem, se os amigos puderem ajudar agradeço. Valeu!!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!
Ténéré 250 Azul!!!
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
O manual da moto mandar usar normalmente. Apenas evitando ultrapassar os 5.000 rpm nos primeiros 1.000 km.
O consenso diz que deve-se evitar excessos. Muita carga, trânsito muito travado ou até mesmo manter a mesma rotação por muito tempo, como em uma viagem.
Voltamos, assim, ao conceito inicial. Use normalmente sem passar dos 5.000 rpm nos primeiros 1.000 km.
Só isso.
Todas as outras teorias tem prós e contras...
Boa sorte.
P.S.: Importante. Não esquecer de trocar o óleo e filtro de óleo depois desses 1.000 km.
O consenso diz que deve-se evitar excessos. Muita carga, trânsito muito travado ou até mesmo manter a mesma rotação por muito tempo, como em uma viagem.
Voltamos, assim, ao conceito inicial. Use normalmente sem passar dos 5.000 rpm nos primeiros 1.000 km.
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"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
A coisa mais importante, e que pouco se fala, é de sempre (não apenas no período de amaciamento) aquecer o motor antes de usar e não aplicar grandes rotações com o motor frio.
Aguardar uns 3~5 minutos antes de sair de casa com ela fria pela manhã. Mesmo assim, nos primeiros 2~3 km andar em baixa rotação. (Até uns 3.000 rpm)
Esse é o "grande lance" para adicionar durabilidade a este excelente motor da Yamaha.
Abraço
Aguardar uns 3~5 minutos antes de sair de casa com ela fria pela manhã. Mesmo assim, nos primeiros 2~3 km andar em baixa rotação. (Até uns 3.000 rpm)
Esse é o "grande lance" para adicionar durabilidade a este excelente motor da Yamaha.
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
Minha tenere fez 700 km essa semana... Até que tento andar devagar mais as vzs umas 300 chega do lado dando baforadas... Aí como não levo desaforo pra casa deixo elas no chão hehehe
Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km
OverKiLL;
Cuidado brother. O chão é democrático. Está aí para todos.
Além do mais, aqui prezamos o motociclismo responsável.
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