Sobre óleos lubrificantes.

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Radames Aragon » 04 Fev 2014, 10:10

Pessoal, pergunta simples, minha moto tem vibrado mais do que o normal ultimamente, e no primeiro momento pensei q fosse pela troca do guidão (coloquei um vazado para protetor de mão integral), mas na realidade a moto inteira vibra. Andando pequenas distâncias a frio é quase imperceptível, a não ser em alta velocidade, mas com o motor bem quente fica bem chato.

O mecânico q me recomendava o óleo Ipiranga igual o original sugeriu, ele mesmo, trocar o óleo para Yamalube para ver se diminui essa vibração. Ambos óleos são da mesma especificação (até onde entendo).

Ta certo isso? E o filtro de óleo, não lembro quando ou se já troquei isso, devo trocar junto? (a moto tem 27.500 km e a última troca de óleo foi na revisão de 25 mil km onde também troquei os discos de embreagem para Scud)

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por edvar » 04 Fev 2014, 14:56

verifica como ta o aperto das porcas/parafusos e buchas que prendem o motor no chassi.
Talves tenha algum mal apertado e ai a coisa fica ruim.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
Parini
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Ago 2013, 23:47
Cidade onde mora: Rondonópolis / MT

Militec

Mensagem por Parini » 12 Jun 2014, 16:12

Editado pela moderação

Experiencia com Militec

Boa tarde pessoal....sei que esse assunto já foi abordado aqui. Resolvi postar somente para passar minha experiência. .não estou aqui para recomendar ou levantar polêmicas. Como muitos sabem o militec não é aditivo de óleo e nem altera a viscosidade do óleo. Ele apenas é um condicionador de metais, assim diminuindo o atrito entre as peças. O que ocorre é uma reação química q faz as moléculas grudarem nos metais e assim diminuindo o atrito entre elas e consequentenente diminuindo o desgaste a longo prazo. Antes que venham falar que o óleo é o mesmo que banha a embreagem e consequentemente vai patinar a embreagem, me informei antes com o representante e ele disse q uma embreagem em boas condições não terá problema nenhum, muito pelo contrário, evitará desgaste prematuro! Vou falar agora o que realmente senti : uma ligeira melhora no barulho do motor e uma sensível melhora na maciez da embreagem e suavidade nos engates. Estou satisfeito! O ruim é o preço, mas pelo menos aguenta 4 trocas de óleo. Com o passar do tempo vou passando mais informações.
Abraços

Enviado de meu GT-N7000 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Kakko » 13 Jun 2014, 13:10

Já vi esse assunto muito debatido no xt600.com.br........resumo...pessoalmente eu não colocaria nada além do próprio óleo.

O óleo já cumpre as suas finalidades totalmente. Mas de qualquer forma vamos aguardar os testes e impressões.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 888
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Arraes » 13 Jun 2014, 22:55

Acompanhando.

Avatar do usuário
marioagalasso
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Mai 2014, 00:06
Cidade onde mora: Bragança Paulista / SP

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por marioagalasso » 17 Jun 2014, 19:28

Amigos uma dúvida, estou restaurando um Tenere 90 e trocou o óleo para mobil 15w50, o motor começou a querer bater , alguns falaram para colocar óleo um pouco mais grosso, o antigo dono estava colocando óleo de carro mais grosso e qd peguei era um relógio com 87 mil km, a questão, colocar um óleo mais grosso não danifica o motor?
Galera obrigado.

Abs.

Mário

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 08:23

Peguei a minha 2011 com 7400 km...
Troquei oleo, filtros, lubrifiquei tudo, enfim, dei aquela revisada....

To usando o honda 10w-30
Imagem

Nao notei tanta diferença do oleo antigo(nao sei qual era), se bem q passei apenas 4 dias com o antigo. Basicamente o barulho diminuiu na marcha lenta. As marchas engatam de boa como manteiga...

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Natão » 31 Jul 2014, 09:11

mario, o problema do óleo mais viscoso "25w60", é que o motor não foi feito para trabalhar com essa viscosidade cinemática em periodo de aquecimento até atingir a temperatura de trabalho normal desse lubrificante. Ou seja, força a bomba de óleo, e isso mesmo de automóveis.

O ideal é continuar no 20w50, ou 15w50, que é o que o motor foi projetado para aguentar, mesmo fazendo um pouco de barulho.

Lembro quando da V-Strom eu saí de um 15w50 e coloquei um 10w40... O motor virou uma bateção só... se tivesse colocado o 10w30 então...

Hoje eu só uso o Lubrax Essencial 20w50 - ele é um pouco viscoso quando, e quando aquecido mantém viscosidade cinemática melhor do que os outros 20w50 fazendo menos barulho, mas ele ainda está na gama de viscosidade 20w. Com esse lubrificante, o ideal é ligar e deixar o motor aquecer por uns 2 a 3 minutos e sair de boa com a moto, quando alcançar a temperatura de trabalho ideal, daí siim pode-se acelerar normalmente.

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Rammster » 31 Jul 2014, 09:27

lembrando que cada região do país tem que se adequar a temperatura ambiente para se adequar no óleo

no Sul que faz muito mais frio o ideal é usar um oleo mais fino e no norte/nordeste que é mais quente um oleo mais grosso

isso se aplica a todos carros/motos

Imagina uma Té no inverno de RS e no verão de RN não dá pra usar a mesma viscosidade nos dois ambientes
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Sobre óleos lubrificantes.

Mensagem por Roots_Rider » 02 Nov 2014, 23:27

Foda esse negócio de temperatura.
Em São Paulo no verão, com o trânsito que faz a temperatura externa passa fácil dos 50º.
Já morei na Av Paulista e no inverno de manhã ligava a moto com 7º.
Só queria trocar por um semi-sintético Motul mas ta difícil decidir qual rsrs.
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

Responder