Sobre óleos lubrificantes.
- Radames Aragon
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Pessoal, pergunta simples, minha moto tem vibrado mais do que o normal ultimamente, e no primeiro momento pensei q fosse pela troca do guidão (coloquei um vazado para protetor de mão integral), mas na realidade a moto inteira vibra. Andando pequenas distâncias a frio é quase imperceptível, a não ser em alta velocidade, mas com o motor bem quente fica bem chato.
O mecânico q me recomendava o óleo Ipiranga igual o original sugeriu, ele mesmo, trocar o óleo para Yamalube para ver se diminui essa vibração. Ambos óleos são da mesma especificação (até onde entendo).
Ta certo isso? E o filtro de óleo, não lembro quando ou se já troquei isso, devo trocar junto? (a moto tem 27.500 km e a última troca de óleo foi na revisão de 25 mil km onde também troquei os discos de embreagem para Scud)
O mecânico q me recomendava o óleo Ipiranga igual o original sugeriu, ele mesmo, trocar o óleo para Yamalube para ver se diminui essa vibração. Ambos óleos são da mesma especificação (até onde entendo).
Ta certo isso? E o filtro de óleo, não lembro quando ou se já troquei isso, devo trocar junto? (a moto tem 27.500 km e a última troca de óleo foi na revisão de 25 mil km onde também troquei os discos de embreagem para Scud)
Re: Sobre óleos lubrificantes.
verifica como ta o aperto das porcas/parafusos e buchas que prendem o motor no chassi.
Talves tenha algum mal apertado e ai a coisa fica ruim.
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Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!
Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo
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Militec
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Experiencia com Militec
Boa tarde pessoal....sei que esse assunto já foi abordado aqui. Resolvi postar somente para passar minha experiência. .não estou aqui para recomendar ou levantar polêmicas. Como muitos sabem o militec não é aditivo de óleo e nem altera a viscosidade do óleo. Ele apenas é um condicionador de metais, assim diminuindo o atrito entre as peças. O que ocorre é uma reação química q faz as moléculas grudarem nos metais e assim diminuindo o atrito entre elas e consequentenente diminuindo o desgaste a longo prazo. Antes que venham falar que o óleo é o mesmo que banha a embreagem e consequentemente vai patinar a embreagem, me informei antes com o representante e ele disse q uma embreagem em boas condições não terá problema nenhum, muito pelo contrário, evitará desgaste prematuro! Vou falar agora o que realmente senti : uma ligeira melhora no barulho do motor e uma sensível melhora na maciez da embreagem e suavidade nos engates. Estou satisfeito! O ruim é o preço, mas pelo menos aguenta 4 trocas de óleo. Com o passar do tempo vou passando mais informações.
Abraços
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Experiencia com Militec
Boa tarde pessoal....sei que esse assunto já foi abordado aqui. Resolvi postar somente para passar minha experiência. .não estou aqui para recomendar ou levantar polêmicas. Como muitos sabem o militec não é aditivo de óleo e nem altera a viscosidade do óleo. Ele apenas é um condicionador de metais, assim diminuindo o atrito entre as peças. O que ocorre é uma reação química q faz as moléculas grudarem nos metais e assim diminuindo o atrito entre elas e consequentenente diminuindo o desgaste a longo prazo. Antes que venham falar que o óleo é o mesmo que banha a embreagem e consequentemente vai patinar a embreagem, me informei antes com o representante e ele disse q uma embreagem em boas condições não terá problema nenhum, muito pelo contrário, evitará desgaste prematuro! Vou falar agora o que realmente senti : uma ligeira melhora no barulho do motor e uma sensível melhora na maciez da embreagem e suavidade nos engates. Estou satisfeito! O ruim é o preço, mas pelo menos aguenta 4 trocas de óleo. Com o passar do tempo vou passando mais informações.
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- Kakko
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Já vi esse assunto muito debatido no xt600.com.br........resumo...pessoalmente eu não colocaria nada além do próprio óleo.
O óleo já cumpre as suas finalidades totalmente. Mas de qualquer forma vamos aguardar os testes e impressões.
O óleo já cumpre as suas finalidades totalmente. Mas de qualquer forma vamos aguardar os testes e impressões.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Acompanhando.
- marioagalasso
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Amigos uma dúvida, estou restaurando um Tenere 90 e trocou o óleo para mobil 15w50, o motor começou a querer bater , alguns falaram para colocar óleo um pouco mais grosso, o antigo dono estava colocando óleo de carro mais grosso e qd peguei era um relógio com 87 mil km, a questão, colocar um óleo mais grosso não danifica o motor?
Galera obrigado.
Abs.
Mário
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Abs.
Mário
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Peguei a minha 2011 com 7400 km...
Troquei oleo, filtros, lubrifiquei tudo, enfim, dei aquela revisada....
To usando o honda 10w-30
Nao notei tanta diferença do oleo antigo(nao sei qual era), se bem q passei apenas 4 dias com o antigo. Basicamente o barulho diminuiu na marcha lenta. As marchas engatam de boa como manteiga...
Troquei oleo, filtros, lubrifiquei tudo, enfim, dei aquela revisada....
To usando o honda 10w-30
Nao notei tanta diferença do oleo antigo(nao sei qual era), se bem q passei apenas 4 dias com o antigo. Basicamente o barulho diminuiu na marcha lenta. As marchas engatam de boa como manteiga...
Re: Sobre óleos lubrificantes.
mario, o problema do óleo mais viscoso "25w60", é que o motor não foi feito para trabalhar com essa viscosidade cinemática em periodo de aquecimento até atingir a temperatura de trabalho normal desse lubrificante. Ou seja, força a bomba de óleo, e isso mesmo de automóveis.
O ideal é continuar no 20w50, ou 15w50, que é o que o motor foi projetado para aguentar, mesmo fazendo um pouco de barulho.
Lembro quando da V-Strom eu saí de um 15w50 e coloquei um 10w40... O motor virou uma bateção só... se tivesse colocado o 10w30 então...
Hoje eu só uso o Lubrax Essencial 20w50 - ele é um pouco viscoso quando, e quando aquecido mantém viscosidade cinemática melhor do que os outros 20w50 fazendo menos barulho, mas ele ainda está na gama de viscosidade 20w. Com esse lubrificante, o ideal é ligar e deixar o motor aquecer por uns 2 a 3 minutos e sair de boa com a moto, quando alcançar a temperatura de trabalho ideal, daí siim pode-se acelerar normalmente.
O ideal é continuar no 20w50, ou 15w50, que é o que o motor foi projetado para aguentar, mesmo fazendo um pouco de barulho.
Lembro quando da V-Strom eu saí de um 15w50 e coloquei um 10w40... O motor virou uma bateção só... se tivesse colocado o 10w30 então...
Hoje eu só uso o Lubrax Essencial 20w50 - ele é um pouco viscoso quando, e quando aquecido mantém viscosidade cinemática melhor do que os outros 20w50 fazendo menos barulho, mas ele ainda está na gama de viscosidade 20w. Com esse lubrificante, o ideal é ligar e deixar o motor aquecer por uns 2 a 3 minutos e sair de boa com a moto, quando alcançar a temperatura de trabalho ideal, daí siim pode-se acelerar normalmente.
- Rammster
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
lembrando que cada região do país tem que se adequar a temperatura ambiente para se adequar no óleo
no Sul que faz muito mais frio o ideal é usar um oleo mais fino e no norte/nordeste que é mais quente um oleo mais grosso
isso se aplica a todos carros/motos
Imagina uma Té no inverno de RS e no verão de RN não dá pra usar a mesma viscosidade nos dois ambientes
no Sul que faz muito mais frio o ideal é usar um oleo mais fino e no norte/nordeste que é mais quente um oleo mais grosso
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Foda esse negócio de temperatura.
Em São Paulo no verão, com o trânsito que faz a temperatura externa passa fácil dos 50º.
Já morei na Av Paulista e no inverno de manhã ligava a moto com 7º.
Só queria trocar por um semi-sintético Motul mas ta difícil decidir qual rsrs.
Em São Paulo no verão, com o trânsito que faz a temperatura externa passa fácil dos 50º.
Já morei na Av Paulista e no inverno de manhã ligava a moto com 7º.
Só queria trocar por um semi-sintético Motul mas ta difícil decidir qual rsrs.
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