Sobre óleos lubrificantes.
- Kakko
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Bem...na última troca de óleo mudei de Yamalube para Motul 3000.
Conversando com os amigos Kablack e Doug há algum tempo, eles comentaram sobre os benefícios percebidos quando usado o dito cujo.
Se a pessoa não for atenta, passa-se despercebido, mas à percepção com cuidado, percebe-se " maciez " nos engates, menos ruido no motor inclusive na lenta.
Muito bom...vou acompanhar os kms e ver como fica.
valeu
Conversando com os amigos Kablack e Doug há algum tempo, eles comentaram sobre os benefícios percebidos quando usado o dito cujo.
Se a pessoa não for atenta, passa-se despercebido, mas à percepção com cuidado, percebe-se " maciez " nos engates, menos ruido no motor inclusive na lenta.
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- diegonunes
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Kakko, conversei estes dias com o Flábio Xavier, uns dos participantes de homologação de óleo na refinaria Ipiranga.
A opinião é unânime quando se trata em baixar a viscosidade do óleo, os benefício são conhecidos, mas deve-se tomar cuidado em regiões quentes como a minha, NE. Apesar da estabilidade (IV) do óleo de menor viscosidade ser maior (normalmente eles são semi sintéticos ou sintéticos), é necessário se ater ao cst do óleo em alta temperatura, possa ser que na prática ele rompa o filme. Essa informação foi dada pelo Xavier. Ele foi categórico em dizer que nem tudo que é teórico funciona na prática. A VW passou por isso recentemente, bem como a Mercedes Benz há um tempo, teorizaram uma coisa que na prática não funcionou.
Já pensei bastante em utilizar o 10W30 da Ipiranga, semi sintético, mas tenho receio (a viscosidade cinemática deste tipo de óleo é 40% menor que no 20W50).
Entretanto, se compararmos as folgas internas do motor das motos Honda, vamos ficar com outra pulga atrás da orelha. As folgas do motor 250cc da Yamaha são em sua totalidade menores (pistão x cilindro, haste de válvula x guia, pino de pistão x biela, biela x virabrequim, anéis x cilindro...) e isso justificaria o uso de um óleo menos viscoso (garantia penetração mais fácil entre as folgas).
Apesar da dúvida, seguindo a tendência dos fabricantes e a comparação das folgas, muito provavelmente o 10W30 seria melhor que o 20W50, mas... será que a prática será condizente com a teoria, neste caso???
O óleo que realmente eu gostaria de usar era o Lubrax 10W40 SL semi sintético, mas não acho em lugar algum por aqui.
A opinião é unânime quando se trata em baixar a viscosidade do óleo, os benefício são conhecidos, mas deve-se tomar cuidado em regiões quentes como a minha, NE. Apesar da estabilidade (IV) do óleo de menor viscosidade ser maior (normalmente eles são semi sintéticos ou sintéticos), é necessário se ater ao cst do óleo em alta temperatura, possa ser que na prática ele rompa o filme. Essa informação foi dada pelo Xavier. Ele foi categórico em dizer que nem tudo que é teórico funciona na prática. A VW passou por isso recentemente, bem como a Mercedes Benz há um tempo, teorizaram uma coisa que na prática não funcionou.
Já pensei bastante em utilizar o 10W30 da Ipiranga, semi sintético, mas tenho receio (a viscosidade cinemática deste tipo de óleo é 40% menor que no 20W50).
Entretanto, se compararmos as folgas internas do motor das motos Honda, vamos ficar com outra pulga atrás da orelha. As folgas do motor 250cc da Yamaha são em sua totalidade menores (pistão x cilindro, haste de válvula x guia, pino de pistão x biela, biela x virabrequim, anéis x cilindro...) e isso justificaria o uso de um óleo menos viscoso (garantia penetração mais fácil entre as folgas).
Apesar da dúvida, seguindo a tendência dos fabricantes e a comparação das folgas, muito provavelmente o 10W30 seria melhor que o 20W50, mas... será que a prática será condizente com a teoria, neste caso???
O óleo que realmente eu gostaria de usar era o Lubrax 10W40 SL semi sintético, mas não acho em lugar algum por aqui.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
O castrol magnatec é 10w40. A distribuição do castrol é muito mais ampla do que a da lubrax. Vê se você consegue achar.diegonunes escreveu:Kakko, conversei estes dias com o Flábio Xavier, uns dos participantes de homologação de óleo na refinaria Ipiranga.
A opinião é unânime quando se trata em baixar a viscosidade do óleo, os benefício são conhecidos, mas deve-se tomar cuidado em regiões quentes como a minha, NE. Apesar da estabilidade (IV) do óleo de menor viscosidade ser maior (normalmente eles são semi sintéticos ou sintéticos), é necessário se ater ao cst do óleo em alta temperatura, possa ser que na prática ele rompa o filme. Essa informação foi dada pelo Xavier. Ele foi categórico em dizer que nem tudo que é teórico funciona na prática. A VW passou por isso recentemente, bem como a Mercedes Benz há um tempo, teorizaram uma coisa que na prática não funcionou.
Já pensei bastante em utilizar o 10W30 da Ipiranga, semi sintético, mas tenho receio (a viscosidade cinemática deste tipo de óleo é 40% menor que no 20W50).
Entretanto, se compararmos as folgas internas do motor das motos Honda, vamos ficar com outra pulga atrás da orelha. As folgas do motor 250cc da Yamaha são em sua totalidade menores (pistão x cilindro, haste de válvula x guia, pino de pistão x biela, biela x virabrequim, anéis x cilindro...) e isso justificaria o uso de um óleo menos viscoso (garantia penetração mais fácil entre as folgas).
Apesar da dúvida, seguindo a tendência dos fabricantes e a comparação das folgas, muito provavelmente o 10W30 seria melhor que o 20W50, mas... será que a prática será condizente com a teoria, neste caso???
O óleo que realmente eu gostaria de usar era o Lubrax 10W40 SL semi sintético, mas não acho em lugar algum por aqui.
Ainda não tenho minha TNR, o meu carro eu coloco o de alta rodagem 25w50. Infelizmente. O carro, quando comprei, já usava esse. E diminuir a viscosidade é complicado. Mas ele faz em média 12/13km/l na cidade, portanto não está pesando muito o motor. Já o carro do meu pai, que temos desde 0km, é 5/30. Aí só sintético. O óleo e muito bom. Motorcraft. Não sei como funcionaria em moto.
- diegonunes
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Claybom, essa história de permanecer com um óleo "inapropriado" porque o antigo dono usava assim, é lenda, o único cuidado que se deve ter é com relação a substituição da base. Os especialistas falam que se por ventura o proprietário tenha usado durante muito tempo um óleo de base mineral, a troca por um sintético deve ser analisada. Se o motor tiver com muita borra, é preciso fazer um limpeza antes, caso contrário a aditivação do sintético poderá remover a borra e provocar entupimentos.
Motores não se "acostumam" com determinado óleo, devemos seguir o manual sempre.
Quanto ao Castrol, desconheço ele pra moto (JASO MA).
Estava relutando, mas devo permanecer mesmo com o 20W50 SL, optando pelo Ipiranga Moto Protection +, idêntico ao Yamalube e 30-35% mais barato.
Motores não se "acostumam" com determinado óleo, devemos seguir o manual sempre.
Quanto ao Castrol, desconheço ele pra moto (JASO MA).
Estava relutando, mas devo permanecer mesmo com o 20W50 SL, optando pelo Ipiranga Moto Protection +, idêntico ao Yamalube e 30-35% mais barato.
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
diegonunes escreveu:Claybom, essa história de permanecer com um óleo "inapropriado" porque o antigo dono usava assim, é lenda, o único cuidado que se deve ter é com relação a substituição da base. Os especialistas falam que se por ventura o proprietário tenha usado durante muito tempo um óleo de base mineral, a troca por um sintético deve ser analisada. Se o motor tiver com muita borra, é preciso fazer um limpeza antes, caso contrário a aditivação do sintético poderá remover a borra e provocar entupimentos.
Motores não se "acostumam" com determinado óleo, devemos seguir o manual sempre.
Quanto ao Castrol, desconheço ele pra moto (JASO MA).
Estava relutando, mas devo permanecer mesmo com o 20W50 SL, optando pelo Ipiranga Moto Protection +, idêntico ao Yamalube e 30-35% mais barato.
Entendi, mas de qualquer forma eu já vou vender o carro. Quito em fevereiro e vou vende-lo pra pegar a TNR.
O magnatec é pra carro, fui dar uma olhada no site da castrol e o mais próximo é um 5/40 http://www.castrol.com/castrol/sectiong ... Id=7047390" onclick="window.open(this.href);return false;
- Kakko
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
galerinha....cuidado !!! não existe óleo para XXX quilometragem !!!
O período de troca quem dita é o fabricante do motor !!! Nunca voce leu que o fabricante do lubrificante indica para xxxx quilometragem.
quem tem mania de dizer isso são os "craques" que tem por aí : mexanicos....vendedores de autopeças...e outros atrevidos metidos a entendidos !!
O período de troca quem dita é o fabricante do motor !!! Nunca voce leu que o fabricante do lubrificante indica para xxxx quilometragem.
quem tem mania de dizer isso são os "craques" que tem por aí : mexanicos....vendedores de autopeças...e outros atrevidos metidos a entendidos !!
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Kakko;
Show. Isso mesmo. A regra de ouro é essa.
-----------------
Já a excessão é a Motul, (sempre ela ) que faz testes paralelos aos fabricantes de motor e indica a km de troca de seus óleos. Ex.: O Motul 7100 sintético, segundo a Motul, pode ter sua troca extendida para 10.000 km ou 24 meses na Lander 250 = Té250.
Não acredita?
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... anguage=20" onclick="window.open(this.href);return false;
Já para o Toyota Corolla 1.8 VVTi o óleo deles pode ficar no cárter por 16.000 km ( )
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Show. Isso mesmo. A regra de ouro é essa.
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Já a excessão é a Motul, (sempre ela ) que faz testes paralelos aos fabricantes de motor e indica a km de troca de seus óleos. Ex.: O Motul 7100 sintético, segundo a Motul, pode ter sua troca extendida para 10.000 km ou 24 meses na Lander 250 = Té250.
Não acredita?
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... anguage=20" onclick="window.open(this.href);return false;
Já para o Toyota Corolla 1.8 VVTi o óleo deles pode ficar no cárter por 16.000 km ( )
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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- Kakko
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
KB...beleza ?
Ok...a Motul pode dizer o que quiser....mas não acho muito interessante estender muito a quilometragem para trocar....e olha...se vc usar o Yamalube, provavelmente tbm da pra rodar os 10k...mas ....acho que não compensa arriscar.....na minha opinião....aliás estou utilizando o Motul 3000....está indo bem.......vou ver como ele estará na hora da troca....
abração
Ok...a Motul pode dizer o que quiser....mas não acho muito interessante estender muito a quilometragem para trocar....e olha...se vc usar o Yamalube, provavelmente tbm da pra rodar os 10k...mas ....acho que não compensa arriscar.....na minha opinião....aliás estou utilizando o Motul 3000....está indo bem.......vou ver como ele estará na hora da troca....
abração
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
y que opinion tienen del lubrax 20w-50 api SL jaso MA mineral?
alguien lo usa en su moto? brigado
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- ghamauricio
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- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
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Re: Sobre óleos lubrificantes.
Pessoal, os óleos sintéticos são mais estáveis (em nível molecular: sofrem menos oxidação e deterioração em altas temperaturas), daí o mito de que óleo mineral troca a cada 5.000km e óleo sintético troca a cada 10.000km. Tem um fundo de verdade!!
Eu queria colocar um óleo sintético 15w50, se não me engano tem um da Ipiranga. Mantendo-se o valor depois do W (no caso, 50) não há comprometimento em altas temperaturas. Baixando-se o valor antes do W (no caso, de 20 pra 15), você facilita a penetração do óleo nas partidas a frio.
Quanto a trocar a "base" do óleo, leio em sites da gringa que não há poblema nenhum em misturar óleos de "pesos" diferentes, bases diferentes nem nada. Só cuidado pois os óleos sintéticos são mais aditivados e podem soltar qualquer borra que eventualmente tenha se formado no interior do motor e causar dores de cabeça.
Minha moto está com 25.000km. Quando chegar aos 28.500 pretendo trocar pelo óleo supra-citado, e aos 30.000 pretendo trocar de novo - e fazer a troca a cada 5.000km normalmente, visto que acho que vou pegar estrada com maior freqüência agora.
Longos períodos de funcionamento = maior temperatura do óleo = deterioração mais rápida do óleo. Pra combater isso, óleo sintético!
Abs!
Eu queria colocar um óleo sintético 15w50, se não me engano tem um da Ipiranga. Mantendo-se o valor depois do W (no caso, 50) não há comprometimento em altas temperaturas. Baixando-se o valor antes do W (no caso, de 20 pra 15), você facilita a penetração do óleo nas partidas a frio.
Quanto a trocar a "base" do óleo, leio em sites da gringa que não há poblema nenhum em misturar óleos de "pesos" diferentes, bases diferentes nem nada. Só cuidado pois os óleos sintéticos são mais aditivados e podem soltar qualquer borra que eventualmente tenha se formado no interior do motor e causar dores de cabeça.
Minha moto está com 25.000km. Quando chegar aos 28.500 pretendo trocar pelo óleo supra-citado, e aos 30.000 pretendo trocar de novo - e fazer a troca a cada 5.000km normalmente, visto que acho que vou pegar estrada com maior freqüência agora.
Longos períodos de funcionamento = maior temperatura do óleo = deterioração mais rápida do óleo. Pra combater isso, óleo sintético!
Abs!