COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
- CelioDias
- Mestre+
- Mensagens: 1458
- Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
- Cidade onde mora: são paulo
- Localização: São Paulo
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Ninguem??????
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP
- SREELDIN
- Moderador
- Mensagens: 907
- Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
- Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
- Localização: Belo Horizonte
- Contato:
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Simples, limpeza com óleo diesel e bastante água e sabão, e lubrifica com óleo 90.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Vagando pelos confins da internete, bati com essa publicação:
Lee, P.M. and Priest, M. (2004) An innovation integrated approach to testing motorcycle drive chain lubricants.
Um possível link é http://eprints.whiterose.ac.uk/4869/1/leepm7.pdf
Testam corrente comum de moto, sem o'ring, com:
- lubrificante tipo "spray de graxa", contendo graxa dissolvida em propelente;
- lubrificante tipo "spray de teflon", contendo teflon "y otras cositas más" em propelente;
- lubrificante tipo contínuo, pinga pinga, com óleo SAE80W, um pouco mais fino que o SAE90 usual;
- sem lubrificante.
Para quem não tem saco de ler o texto, as figuras e gráficos são legais.
Chamo atenção para:
- Ambiente de teste controlado em sujidades, atmosfera, temperatura, tensão na correste, para dar repetibilidade.
- O teste não se restringe a quantificar o desgaste da corrente. Avalia também a eficiência mecânica da transmissão, ou seja, as perdas de energia na corrente em função do lubrificante (ou da ausência deste), e também a perda de massa da coroa e pinhão.
- Na página 5, figura 5, gráficos da perda de massa (desgaste) da coroa, pinhão e corrente, nessa ordem. Graxa ganha na conservação da coroa/pinhão, óleo ganha na conservação da corrente. Sem lubrificante é bem ruim.
- Na página 7, figura 6, gráfico da elongação da corrente. (critico a precisão da medição; acho que dava para fazer melhor) Vitória do óleo 110; teflon e graxa empatados em segundo, 2x pior. Sem lubrificação foi um desastre.
- Na página 7, figura 7, economia de potência ao usar cada lubrificante comparado a não usar nada. Vitória para óleo, com teflon em 2º e graxa em 3º.
- Os testes se deram em temperatura maior que a usual em motocicletas, em razão da caixa fechada. Nas correntes, observaram 100 a 105°C, ao invés da temperatura usual de 50 a 60°C. Em razão disso a quilometragem dos testes foi reduzida, e ao invés dos 20 mil km, interromperam o teste antes.
Finalmente, o teste mostra superioridade do óleo 110 sobre os sprays, e mostra também que não devemos rodar com a corrente seca - qualquer coisa é bem melhor que nada.
(editado para corrigir a viscosidade real do óleo)
Lee, P.M. and Priest, M. (2004) An innovation integrated approach to testing motorcycle drive chain lubricants.
Um possível link é http://eprints.whiterose.ac.uk/4869/1/leepm7.pdf
Testam corrente comum de moto, sem o'ring, com:
- lubrificante tipo "spray de graxa", contendo graxa dissolvida em propelente;
- lubrificante tipo "spray de teflon", contendo teflon "y otras cositas más" em propelente;
- lubrificante tipo contínuo, pinga pinga, com óleo SAE80W, um pouco mais fino que o SAE90 usual;
- sem lubrificante.
Para quem não tem saco de ler o texto, as figuras e gráficos são legais.
Chamo atenção para:
- Ambiente de teste controlado em sujidades, atmosfera, temperatura, tensão na correste, para dar repetibilidade.
- O teste não se restringe a quantificar o desgaste da corrente. Avalia também a eficiência mecânica da transmissão, ou seja, as perdas de energia na corrente em função do lubrificante (ou da ausência deste), e também a perda de massa da coroa e pinhão.
- Na página 5, figura 5, gráficos da perda de massa (desgaste) da coroa, pinhão e corrente, nessa ordem. Graxa ganha na conservação da coroa/pinhão, óleo ganha na conservação da corrente. Sem lubrificante é bem ruim.
- Na página 7, figura 6, gráfico da elongação da corrente. (critico a precisão da medição; acho que dava para fazer melhor) Vitória do óleo 110; teflon e graxa empatados em segundo, 2x pior. Sem lubrificação foi um desastre.
- Na página 7, figura 7, economia de potência ao usar cada lubrificante comparado a não usar nada. Vitória para óleo, com teflon em 2º e graxa em 3º.
- Os testes se deram em temperatura maior que a usual em motocicletas, em razão da caixa fechada. Nas correntes, observaram 100 a 105°C, ao invés da temperatura usual de 50 a 60°C. Em razão disso a quilometragem dos testes foi reduzida, e ao invés dos 20 mil km, interromperam o teste antes.
Finalmente, o teste mostra superioridade do óleo 110 sobre os sprays, e mostra também que não devemos rodar com a corrente seca - qualquer coisa é bem melhor que nada.
(editado para corrigir a viscosidade real do óleo)
- frederico cunha
- Participativo-
- Mensagens: 259
- Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
- Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Muito legal esse comparativo, estou no caminho, viva o óleo kkk
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Eu utilizo a Molysil da Molykot...é um lubrificante em graxa spray ...e as vezes óleo 80/90 passado com escova de dente...sem excesso.....a relação já está beirando os 50.000 km.
Mas o segredo para durabilidade o seguinte: Esticar o menos de vezes possível a corrente
quanto mais estica...mais tem que esticar.
Mas o segredo para durabilidade o seguinte: Esticar o menos de vezes possível a corrente
quanto mais estica...mais tem que esticar.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Pessoal,
Vocês já analisaram se realmente esses "lubrificadores automáticos de corrente" são eficientes? À primeira vista parece que sim: Com a moto parada ou em baixíssima velocidade. Atentem que com a moto em movimento possivelmente o vento não vai deixar as gotas de óleo caírem em cima dos elos. Com a moto em movimento provavelmente o vento vai soprar e pulverizar as gotas de óleo jogando-as para traseira da moto provocando aquela sujeira danada, lubrificando tudo lá atrás, menos a corrente. Alguém se habilita a fazer essa análise?
Vocês já analisaram se realmente esses "lubrificadores automáticos de corrente" são eficientes? À primeira vista parece que sim: Com a moto parada ou em baixíssima velocidade. Atentem que com a moto em movimento possivelmente o vento não vai deixar as gotas de óleo caírem em cima dos elos. Com a moto em movimento provavelmente o vento vai soprar e pulverizar as gotas de óleo jogando-as para traseira da moto provocando aquela sujeira danada, lubrificando tudo lá atrás, menos a corrente. Alguém se habilita a fazer essa análise?
BMW f800GS Adventure
Ninja 300
Ténéré XTZ-250
Sahara NX-350
Agrale SXT-16.5
CG-125
Ténéré XTZ-250
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
A durabilidade na minha opnião depende muito do modo de uso, se vc só usa a moto para viagens, não sai de arrancada,com certeza o kit dura bastante, para quem só usa a moto no transito, só sai arrancando, pode lubrificar a vontade q o kit nao passa dos 24.000km
-
- Visitante
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Opa amigo eu limpo minha corrente assim:
1° Passo querosene na corrente com um pincel.
2° Espero secar.
3° Pego o óleo que boto no motor da moto mesmo e passo com um pincel em toda a corrente.
Não gosto de usar graxa pois ando um pouco em pista de terra, e se eu estive-se usando graxa a terra ia grudar na corrente e iria se torna uma lixa, fazendo com que gaste mais rápido, já o óleo conforme vc vai andando ele vai jogando a terra para fora, mas claro sempre tem que estar lubrificando, eu costumo andar ate com um tubo de óleo no bau para ir jogando quando percebo que esta seca, e uma vez por semana faço essa limpeza que citei ai em cima.
OBS: O problema do óleo e só a sujeira que vai fazer na roda.
1° Passo querosene na corrente com um pincel.
2° Espero secar.
3° Pego o óleo que boto no motor da moto mesmo e passo com um pincel em toda a corrente.
Não gosto de usar graxa pois ando um pouco em pista de terra, e se eu estive-se usando graxa a terra ia grudar na corrente e iria se torna uma lixa, fazendo com que gaste mais rápido, já o óleo conforme vc vai andando ele vai jogando a terra para fora, mas claro sempre tem que estar lubrificando, eu costumo andar ate com um tubo de óleo no bau para ir jogando quando percebo que esta seca, e uma vez por semana faço essa limpeza que citei ai em cima.
OBS: O problema do óleo e só a sujeira que vai fazer na roda.
-
- Visitante
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
Caros
Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.
O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).
Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?
Grande abraco a todos
Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.
O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).
Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?
Grande abraco a todos
-
- Novato+
- Mensagens: 36
- Registrado em: 03 Mar 2013, 16:07
- Cidade onde mora: Taboão da Serra/SP
- Localização: 2ª região
Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE
bbc_poa escreveu:Caros
Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.
O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).
Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?
Grande abraco a todos
E ai BBC_POA blz cara
quanto ao motul não sei te dizer se e bom ou ruim, eu uso óleo de cambio Sae 90 e sempre limpo a corrente somente com óleo diesel, porque o querosene resseca os o'rings da relação
espero ter ajudado
Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo . . .