COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Monteiro » 06 Mar 2012, 09:19

Helano escreveu:bom, na minha moto eu estou usando este aqui e está sendo muito eficiente e sem sujeira... 19 reais o frasco e dura bastante...

Fala Helano, blz???
continuo usando ele também, tou pagando R$ 16,00 naquela loja que te falei!!!
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Monteiro » 29 Mar 2012, 01:57

E ai Helano, blz?
Helano,
me diz onde encontrou o Repsol,
estou querendo um frasco!
abraço!!!
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Kakko » 29 Mar 2012, 16:32

O problemas do "lubrificador tabajara" é que faz uma lambança e não é garantido uma boa lubrificação, pois podem ficar zonas da corrente sem lubrificar e outras com excesso.

Na minha opinião não é interessante.

O spray é muito prático e mais eficaz.

Se tiver um pouco de paciência ( as vezes eu faço isso ), passo o óleo com um escova de dente no lado interno da corrente. Da bom resiltado e não meleca muito....uma vez por semana.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por jean motoca » 30 Mar 2012, 00:46

Outro jeito e colocar uma emenda de corrente. Eu já usei em outras motos e nunca tive problemas. E só não errar no sentido na hora de montar. :joinha:



E muito pratico para limpar a corrente, tira ela, lava no querosene, deixa secar e depois mergulhar no óleo da sua preferência, ou pendurar e passar o spray.

Antigamente eu usava uma graxa industrial solida que tinha que aquecer par ficar liquida, e depois mergulhava a corrente.

Jean. :ohhhhh:

andre_gurgel
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por andre_gurgel » 13 Jun 2012, 19:49

Boa Noite.

Recentemente peguei minha tenere azul.

Sempre que lubrifica a corrente, tem que limpar antes com querosene ? De quanto em quanto tempo é feita essa lubrificação ?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por diegonunes » 14 Jun 2012, 11:11

Andre, nem sempre a corrente fica tão suja a ponto de requerer limpar antes de lubrificar.

A quilometragem também é relativa, depende por onde você anda, se tem água...

Eu lubrifico levando em consideração o barulho da corrente, a coloração e a rolagem de roda.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por ghamauricio » 14 Jun 2012, 18:23

Eu uso o Motul Chain Lube Factory Line (pra moto esportiva, ou "speed").

Vantagens: Gruda muito bem na corrente e demora a sair, lubrifica bem e faz pouca sujeira.
Desvantagens: por funcionar tão bem, eu deixo ela mais tempo e acaba que fica uma "graxa" preta na corrente. Mas não voa na roda nem nada, só é chatinho de limpar. Se você pega estradas de terra com freqüência, a Motul tem o "Motul Chain Lube Off-Road", que não adere tão bem na corrente (sai mais fácil), mas atrai menos sujeira.

Como só pego asfalto, limpo MUITO BEM e lubrifico a cada 1.000km.

Começo tirando aquela capa protetora do pinhão e o protetor de corrente. Depois vou borrifando querosene com aqueles sprays de barbeiro/cabelereiro, e uso uma escova de roupa (daquelas que encaixa na mão tipo um soco inglês). Faço isso na corrente toda umas três vezes, e continua caindo querosene preto preto preto.
Então eu jogo água, e depois repito o processo com detergente e água. Por a água ser abundante, uma hora ou outra para de cair coisa preta, até que eu passe um pano e não o manche. Talvez seja preciosismo meu chegar a este nível de limpeza, mas enfim.

Depois eu deixo secar bem, inclusive uso um secador de cabelo - dizem que é melhor aplicar o lubrificante (desses tipo cera parafinica) com a corrente quente - e então eu aplico cuidadosamente somente onde precisa - na corrente. Primeiro num trilho, depois no outro (nessa já lubrifica bem o centro que entra em contato com a coroa). Depois nas laterais (tem que fazer isso, se não a corrente enferruja!!) e por fim, na parte "de dentro" da corrente, só uma borrifada geral, sem ser direto no trilho.

Nesse meio tempo eu limpo também os protetores do pinhão e de corrente, do mesmo jeito. Espirro querosene, deixo "curtir", depois escorro, passo um jornal pra tirar o excesso, mais querosene, e por fim detergente e água com escova.

Não é sempre que lubrifico a cada 1.000km pois não tenho saco pra limpar ela, mas nestes casos eu uso um lubrificante mais barato (Mobil ou outra marca) a cada 500km sem limpar antes.

Atualmente, a relação está com 8.500km (original) e não há nenhum sinal de desgaste na coroa nem no pinhão, e não precisei regular a corrente ainda.

Abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por doug01n » 15 Jun 2012, 09:00

Bom, meu método foi sempre: Aplicar o Motul Off-Road (aquele amarelado, que o ghmauricio explicou acima), mas não limpo a corrente / coroa. Não tenho muito tempo pra fazer isso, nem paciência.

A relação durou 30.500km. Na última semana, a corrente já estava frouxa, na última regulagem. Postei fotos do estado do pinhão em outro post.

Lubrificava a cada 500km (quando lembrava), ou após algum trecho de off-road / chuva pesada.

Seria interessante o pessoal que trocar a relação colocar aqui o método que usou para lubrificar e quanto durou a relação para comparação.
Administrador

wolthers
Visitante
Visitante

Qual a forma correta para lubrificação da corrente?

Mensagem por wolthers » 17 Jun 2012, 23:28

Preciso saber a forma correta para se lubrificar a corrente da moto. Diante das experiências qual é, realmente, a melhor forma para lubrificar a corrente da moto? Atualmente lubrifico com graxa branca, a cada 500 km. Vlw!

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Qual a forma correta para lubrificação da corrente?

Mensagem por diegonunes » 18 Jun 2012, 10:33

Antes de mais nada, esqueça graxa.

viewtopic.php?f=17&t=39&hilit=lubrificar" onclick="window.open(this.href);return false;
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder