msfazer escreveu:Sobre o motor: Porque o fato de ser boxer torna a solução DOHC complexa?!
Porque são dois cabeçotes, dois comandos em cada cabeçote, duas correntes de acionamento, desloca peso para a extremidade do motor, etc.
Aumenta bastante o número de peças móveis e, consequentemente, o peso do conjunto.
Mas não sou engenheiro alemão... Eles devem saber o que fazem. Assim como quem compra a moto pelo preço que cobram.
Só acho o Rotax da F 800 GS muito mais motor, independete das varetas ou acionamento por corrente.
Veja: - O Rotax de 798 cc conta com 85 cv (na verdade tem muito mais mas esta é outra história) ou 1.200 cc com 110 cv.
Na 1200 são 50% a mais de cilindrada para menos de 30% de potência a mais.
Se a 1200 e a 800 tivessem a mesma potência específica a primeira deveria ter mais de 127 cv.
Onde estão os 17 cv que faltam? Perdas mecânicas internas...
A potência específica (cv por cc) do Rotax é superior... Se a durabilidade for a mesma (acho até que do Rotax é superior) este fator, por sí só, indica melhor solução mecânica.
Abração