flaviostl escreveu:marketing puro isso aí... dá pra tirar muito de um motor 125, é só ver na Europa o que fizeram na MT125... o problema é que brasileiro no geral compra moto só pela cilindrada, então aparece uma Bros 160 e os caras já babam... a Yamaha só lançou a Fazer 150 porque até a Dafra já tinha 3 modelos nessa cilindrada... a Factor carburada e com "apenas" 125cc já é uma baita duma motinha, imagina se dessem um tapa no visual dela e injetassem o motorzinho dela, não precisava nem ser flex (lembrando que a YBR na Europa já é injetada), não ia ter 150 que aguentasse... mas ninguém iria comprar porque já iam falar "ah, mas é só 125, eu queria uma 150"... aí por causa de uns 5 km a mais de velocidade final (como se moto pequena fosse feita pra correr) o povo compra esses engodos que a Honda lança e deixam pra trás obras primas sobre duas rodas como a Crosser, a Ténéré 250, a Fazer 250, a Lander... vai entender... já vi gente falando que a CB 300 com adesivo da Repsol anda mais que a 300 "normal"
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Concordo com você quando você diz que normalmente o que chama atenção do mercado é a cilindrada, em detrimento a outros aspectos que na prática fazem mais diferença. Torque, potência e até mesmo consumo ou a robustez não estão estampados nas propagandas e são o que realmente fazem a diferença na nossa vida.
Agora dizer que crosser, tenere e fazer são "obras primas" é exagero. Elas têm problemas, assim como as honda, suzuki, kawa e etc tem.
Só que a Honda parece que tem mais interesse no mercado que a Yamaha por ex. Ela investe e sabe bem onde, em marketing, em segmentos e por isso se mantém na liderança.
Gosto da Yamaha, mas falando especificamente da nova Bros, como já disse antes, a motinha ficou muito bonita!