Impressões com Garupa e Malas na Té 250
- doug01n
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Eu seguiria o tutorial deste tópico:
http://blogduasrodas.motonline.com.br/2 ... -sua-moto/" onclick="window.open(this.href);return false;
Vc precisará de 3 pessoas pra fazer isso, vc e garupa em pé nas pedaleiras, e um terceiro para medir. Além dos baus e alfoges carregados com o mesmo peso que pretende levar na viagem.
O ajuste do SAG é feito, em teoria, pelos engenheiros quando escolhem a mola que será de série, carga do amortecedor e range de capacidade de carga da moto, o que define o tamanho da rosca do amortecedor para regulagem. No seu caso, pode ser que a regulagem para tanta carga seria próxima ao fim, para que o comportamento dinâmico seja mais próximo do original, porém a suspensão dianteira não tem ajuste de SAG. Se for utilizar muito a moto assim, recomendo a troca do fluido por um de viscosidade mais adequada para a sua situação.
http://blogduasrodas.motonline.com.br/2 ... -sua-moto/" onclick="window.open(this.href);return false;
Vc precisará de 3 pessoas pra fazer isso, vc e garupa em pé nas pedaleiras, e um terceiro para medir. Além dos baus e alfoges carregados com o mesmo peso que pretende levar na viagem.
O ajuste do SAG é feito, em teoria, pelos engenheiros quando escolhem a mola que será de série, carga do amortecedor e range de capacidade de carga da moto, o que define o tamanho da rosca do amortecedor para regulagem. No seu caso, pode ser que a regulagem para tanta carga seria próxima ao fim, para que o comportamento dinâmico seja mais próximo do original, porém a suspensão dianteira não tem ajuste de SAG. Se for utilizar muito a moto assim, recomendo a troca do fluido por um de viscosidade mais adequada para a sua situação.
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
fjruthes escreveu:Deixa a tua suspensão um pouco mais dura "Suba a regulagem da rosca" ... Eu acho que ela abaixa muito com garupa e bagagem. Mudando a regulagem da suspensão melhora... Fiz na minha sem reclamações, tanto com garupa quanto sozinho.
Fjruthes, acho que vc não está certo, pra deixar a suspensão mais dura/rígida, deve-se colocar a porca da suspensão (que segura a mola) mais para baixo, deixando a mola mais comprimida e assim ela vai baixar menos quando com peso na moto. Se colocar a porca para cima, deixará a mola mais "folgada", a moto fica mais macia, abaixando mais com peso sobre ela.
eu também não mexeria não..tiagokxuera escreveu:Eu não mexeria não.
Não muda tanta coisa assim.
pq depois quando terminar a viagem, pra andar na cidade de novo teria que fazer o serviço novamente..
melhor deixar como tá..
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
A suspensão mais dura é com a porca apertada (para baixo), pois dai a mola fica comprimida e o amortecedor trabalha menos.
Com a porca frouxa a suspensão fica molenga.
Com a porca frouxa a suspensão fica molenga.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
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- Fmm4100
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Olha ele ai.
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Não levaram garupa mas levaram uma boa bagagem...Jhaimilson escreveu:Legal doug01n, não cheguei a ver nenhum relato dos viajantes de fazer viagens longas até Santiago, Atacama, Buenos Aires, Montevideo com garupa, por isso a minha curiosidade...
A princípio quero fazer uma viagem com garupa e acessórios até Foz do Iguaçu, de onde moro da cerca de 2.000km ida e volta.
Acho que já é um bom teste, se alguém souber de algum viajante que já realizou alguma viagem longa com garupa + acessórios convide-o para participar do tópico.
Bom eu achei esse vídeo aqui, Foram duas lander e uma tenere https://www.youtube.com/watch?v=VRqoLnGLU3o Rio de Janeiro - Córdoba ARG.
Ah dá uma olhada aí mais detalhada da viagem..http://aventuras-de-moto.blogspot.com.br/
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- Mestre-
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Para min e a garupapatroa, e a mesma coisa do nosso amigo Douglas, ele que já diz tudo que tinha que ser dito sobre o uso dentro das possibilidades de nossa pequena guerreira...
Na minha viagem para Ibitipoca a ténéné estava com bauleto E45 e dois E360 laterais de 40 L cada, com todo material de camping, cheguei a ter 41kgs de peso mais um porta treco cheio de ferramentas Com vento lateral forte a moto navega um pouco, mais a gente acostuma rapidamente..
E também mala tanque lotada,(não cheguei a ver o peso) consumo entre 24 e 28 km/L,media de 26 km/L , velocidade sem vento contrario de forte intensidade na faixa ideal de 110 km a 115 km/h,o que sinifica um velocidade real de 100km/h, quando marca 110 km/h.
Ultrapassagens com pontas a 120 km/h, não entendi como alguns colegas consegue velocidade final de 149km/h, parabéns a moto esta em forma..
Subidas muitas vezes cabo enrolado com muitas reduções para a quarta marcha para manter a rotação..
Mola do amortecedor sempre na compressão máxima, porque ando sempre com garupa, e nunca sai sem malas laterais, as E 21 no uso normal..
Moto rebaixada, com reforço , bagageiro, suportes laterais, descanso duplo, tudo manivela..
Jean..
Na minha viagem para Ibitipoca a ténéné estava com bauleto E45 e dois E360 laterais de 40 L cada, com todo material de camping, cheguei a ter 41kgs de peso mais um porta treco cheio de ferramentas Com vento lateral forte a moto navega um pouco, mais a gente acostuma rapidamente..
E também mala tanque lotada,(não cheguei a ver o peso) consumo entre 24 e 28 km/L,media de 26 km/L , velocidade sem vento contrario de forte intensidade na faixa ideal de 110 km a 115 km/h,o que sinifica um velocidade real de 100km/h, quando marca 110 km/h.
Ultrapassagens com pontas a 120 km/h, não entendi como alguns colegas consegue velocidade final de 149km/h, parabéns a moto esta em forma..
Subidas muitas vezes cabo enrolado com muitas reduções para a quarta marcha para manter a rotação..
Mola do amortecedor sempre na compressão máxima, porque ando sempre com garupa, e nunca sai sem malas laterais, as E 21 no uso normal..
Moto rebaixada, com reforço , bagageiro, suportes laterais, descanso duplo, tudo manivela..
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- WeekendBikeRider
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Pessoal que opinou sobre a regulagem da suspensão:
Agradeço a todos pela ajuda. Baseado na opinião de vocês e no bom senso vou regular quando for viajar. Ando 99,99999% do tempo sozinho e a regulagem de fábrica tá ótima. Quando fiz essa mesma viagem sozinho e apenas com o bauleto mantive a regulagem de fábrica e ela foi muito bem, porém estava leve ainda. Mas dessa vez vou viajar com ela carregada e com garupa.
Então quando eu for viajar carregado vou regular para mais dura (rosca pra baixo "encurtando a mola"). Acho que se não precisasse regular não existiria a regulagem no amortecedor.
Agradeço a todos mais uma vez. Essa turma do TenereClub são nota 1000!!!!
Té +.
Agradeço a todos pela ajuda. Baseado na opinião de vocês e no bom senso vou regular quando for viajar. Ando 99,99999% do tempo sozinho e a regulagem de fábrica tá ótima. Quando fiz essa mesma viagem sozinho e apenas com o bauleto mantive a regulagem de fábrica e ela foi muito bem, porém estava leve ainda. Mas dessa vez vou viajar com ela carregada e com garupa.
Então quando eu for viajar carregado vou regular para mais dura (rosca pra baixo "encurtando a mola"). Acho que se não precisasse regular não existiria a regulagem no amortecedor.
Agradeço a todos mais uma vez. Essa turma do TenereClub são nota 1000!!!!
Té +.
WBR
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.
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- Jhaimilson
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Boa pergunta WBR, também tinha essa dúvida e concordo com a sua analogia, se não precisasse não existiria regulagem e faz todo sentido comprimir a mola, pois assim aumenta a constante elástica dela não deixando a suspensão boba.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul
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- WeekendBikeRider
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Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Jhaimilson.
Cacildis!!!!!
Explicou de forma mais científica, mas foi exatamente isso que eu quis dizer...
E só pra constar: ainda não comprou sua moto, mas já abriu um tópico muito interessante e útil.
Té +.
Cacildis!!!!!
Explicou de forma mais científica, mas foi exatamente isso que eu quis dizer...
E só pra constar: ainda não comprou sua moto, mas já abriu um tópico muito interessante e útil.
Té +.
WBR
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.
Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges
Jhaimilson, uma pequena observação.
Pela lei de Hooke (Força aplicada = Constante da mola X deformação), a constante elástica da mola (como o próprio nome já diz) é uma constante e que, portanto, não pode mudar de valor. Na verdade, o que ocorre é que quanto mais comprimida (ou distendida) a mola estiver mais força terá de ser feita para que a mola se deforme ainda mais, ou seja, a força elástica é proporcional à deformação da mola. Se vc pegar um elástico e esticar, vai perceber que quanto mais vc estica, mais força vc terá que fazer para que o elástico continue esticando.
CONCLUSÃO: Quanto mais comprimida a mola estiver, mais firme também ela estará, pois para alterar seu comprimento neste momento, a carga sobre ela deverá ser bem maior.
Assim, uma mola só tem sua "constante elástica" alterada quando ela já perdeu suas propriedades mecânicas originais, estando, possivelmente, na iminência de se romper.
Esse vídeo no youtube explica um pouco mais:
http://www.youtube.com/watch?v=oE5ICFXuvn8" onclick="window.open(this.href);return false;
Um abraço!
Pela lei de Hooke (Força aplicada = Constante da mola X deformação), a constante elástica da mola (como o próprio nome já diz) é uma constante e que, portanto, não pode mudar de valor. Na verdade, o que ocorre é que quanto mais comprimida (ou distendida) a mola estiver mais força terá de ser feita para que a mola se deforme ainda mais, ou seja, a força elástica é proporcional à deformação da mola. Se vc pegar um elástico e esticar, vai perceber que quanto mais vc estica, mais força vc terá que fazer para que o elástico continue esticando.
CONCLUSÃO: Quanto mais comprimida a mola estiver, mais firme também ela estará, pois para alterar seu comprimento neste momento, a carga sobre ela deverá ser bem maior.
Assim, uma mola só tem sua "constante elástica" alterada quando ela já perdeu suas propriedades mecânicas originais, estando, possivelmente, na iminência de se romper.
Esse vídeo no youtube explica um pouco mais:
http://www.youtube.com/watch?v=oE5ICFXuvn8" onclick="window.open(this.href);return false;
Um abraço!
Jhaimilson escreveu:Boa pergunta WBR, também tinha essa dúvida e concordo com a sua analogia, se não precisasse não existiria regulagem e faz todo sentido comprimir a mola, pois assim aumenta a constante elástica dela não deixando a suspensão boba.