Ganho de performance?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Zepper
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Nov 2013, 23:11
Cidade onde mora: Ribeirão Preto/SP

Ganho de performance?

Mensagem por Zepper » 29 Nov 2013, 22:27

Olá, tudo bem? Não sei sei já foi perguntando isso...

O que devo mudar na moto para ter ganho de performance? Vejo Fazer antigas e novas com desempenho melhor, sendo o mesmo motor.

Valeu!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Radames Aragon » 30 Nov 2013, 09:35

Ainda não vi nada q aumentasse a performance de Tezinha no geral, mas se depender da finalidade a troca de pinhão por mais dentes muda alguma coisa, não conheço bem.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ganho de performance?

Mensagem por ivojoseaug » 30 Nov 2013, 10:51

tem um chassi de grilo que conheci, o mlk pesava 50 kg, que a moto dele andava mais que as outras, mas só quando ele tava em cima, hahahaha...se vc quer performance, economize sua grana, venda a sua yamahenta 250cc e compra uma moto antiga com mais cilindrada, tem várias motos de 650cc, carburada, abaixo de 14000. Vale muito mais a pena. Ao querer desempenho de qualquer moto, vc vai estar diminuindo a vida util do motor, então compra logo uma panela véia.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ganho de performance?

Mensagem por diegonunes » 30 Nov 2013, 14:38

Quando se busca alterar as limitações de qualquer motor, automaticamente se busca problemas.

Na verdade, esse motor tem potencial para gerar um pouco mais de cavalos, como todos o motores de hoje, mas o projeto visa o melhor aproveitamento em conjunto com a durabilidade. Potência sem robustez não faz parte do hall de motos como a TNR.

Se busca mais potência significativa, procure outra moto, conselho de amigo, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Zepper
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Nov 2013, 23:11
Cidade onde mora: Ribeirão Preto/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Zepper » 01 Dez 2013, 00:38

OK, até entendo que são "casos e casos"... mas posso dizer uma coisa: nas motos 4 cilindros, o que o pessoal faz? Troca escape, filtro de óleo e velas. Se prejudica ou não o motor, se deve ou não passar num dinamômetro, oras, eu não sei... mas há muitos casos. Então, qual é o problema em uma monocilíndrica? Criticaram o escape, só agora o pessoal "criou coragem" e estão trocando.

Bom, voltando ao tópico, eu posso listar o seguinte:
- vela de iridium (DR8EIX);
- pneus lisos (opção de aros p/ motard);
- pinhão maior;
- escape esportivo;
- cabo de vela (procurem Dr.Dog no Youtube).

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ganho de performance?

Mensagem por MaxxTazzi » 01 Dez 2013, 09:39

Mais ai eu te volto com outra pergunta, mais quanto gastará e quanto terá de aumento real?

Vela = R$50
Pneus, aros e montagem=R$1200,00
Escape=R$500
Cabo de Vela=R$50,00
Pinhão=R$40,00

Depois de gastar quase 2 mil me aumenta realmente no que? Velo final?

De 130km/h me aumenta pra 140km/h?
E em uma ultrapassagem vou ter vigor para fazer isso com segurança?
Em uma subida?
Ou só vai ser estético?

O que quero dizer é que gastos neste tipo de motor e com que fora citado a alteração é mínima e eneficaz.

Motores 4 cilindros tem mais mudanças devido serem lineares, ou seja temos uma 250 mono, lá são 4 cilindros e cada um sofre uma pequena alteração devido as mudanças que somando realmente aumentam em 15cv, opa 15cv já é algo, e também digo compensa? O cara gastar 4 mil, 5 mil pra isso?

Não, digo que não, em motos de rua.

Venda a Té junte mais 2 mil e compre uma usada 600 e será muito bem servido.

Todos que falam eu digo faça, depois de uns 2 meses voltam e falam "verdade, percebi que alterou mais não foi nada além, devia ter pego a grana e vendido a moto e comprado outra maior" mais ficou bonita. Ok agora supra com os olhos o que o coração não sentiu.

Vale pro pessoal das 4 cilindros, tá com 600? Vai pra 750 ou pra 1000 ou compra um foguete.

Lembre o mercado precisa vender, então quanto mais metáforas inventar que "tem aumento bla bla bla bla" o pessoal compra e tem que fazer virar esse comércio, justificativas técnicas e reais temos, cabe cada um acreditar na verdade e em qual. Falar isso e aquilo é fácil, provas técnicas é difícil.

Vide o famoso Kle621 com seus escapes, só barulho e ferro torto, pq? O cara que faz nem sabe o que é ressonancia de curva e saida de gases, ele é uma celebridade no youtube e o povo compra só por isso.

Sou engenheiro, e quero morrer quando ouço de caras como Dr°s, Tios, Mestres e etc no You Tube algumas asneiras...eles na verdade só querem vender e que acreditem em suas verdades.

Não digo para não comprar, digo qual seu objetivo?

Performance? Troque de moto, motor não dá.

Estética? Vá fundo é o caminho!

Outra essa é minha opinião e verdade, e todo mundo tem o direito do que fazer claro, o din din é de cada um...

:grin:
Editado pela última vez por MaxxTazzi em 01 Dez 2013, 11:29, em um total de 2 vezes.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ganho de performance?

Mensagem por diegonunes » 01 Dez 2013, 11:07

Perfeito.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ganho de performance?

Mensagem por ghamauricio » 01 Dez 2013, 12:11

Muito bem colocado pelo confrade acima!

Outra coisa, a troca do escape por si só não resolve nada. Pra ter algum ganho na performance, você tem que meter a moto num dinamômetro e fazer testes e mais testes e ir regulando o mapeamento de injeção pra tirar proveito daquele novo escape. Você vai ter melhor resultado ainda se além do escape você trocar a árvore de comando das válvulas (e depois acertar a injeção). Mas isso vale numa moto de 13 mil? Pega o dinheiro e compra outra!

Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por acfborges » 01 Dez 2013, 12:27

Zepper,

Não que estas alternativas não tragam ganhos, sim elas trazem. Alterando a relação, rodas, pneus, você altera a maneira como torque e potência são entregues. Velas, filtros e escapes trazem vantagens na queima e no saída dos gases.

Só que o que o pessoal está dizendo, e com razão, é que você terá um ganho de 1%, 5% se for muito. Num motor de 21cv, 5%(na melhor hipótese) é +/- 1cv, que dificilmente será notado ao guidão.

Mesmo no caso de motores maiores, com mais margem para ganhos, talvez de 5cv ou 10cv, sejam difíceis serem notados em uma moto de 80 ~ 100cv, fora das pistas.

O conselho que te dou é o mesmo dos demais: se quer investir num ronco bacana, um visual diferente, equipamentos de qualidade que vão te dar confiabilidade e durabilidade, vá fundo! Velas de qualidade, escape, filtros e cabos vão te deixar tranquilo por muito tempo, além de garantir um visual diferenciado.

Se você busca potência, pura e simples, faça como eu, troque de motoca.

Abs! :joinha:

Zepper escreveu:OK, até entendo que são "casos e casos"... mas posso dizer uma coisa: nas motos 4 cilindros, o que o pessoal faz? Troca escape, filtro de óleo e velas. Se prejudica ou não o motor, se deve ou não passar num dinamômetro, oras, eu não sei... mas há muitos casos. Então, qual é o problema em uma monocilíndrica? Criticaram o escape, só agora o pessoal "criou coragem" e estão trocando.

Bom, voltando ao tópico, eu posso listar o seguinte:
- vela de iridium (DR8EIX);
- pneus lisos (opção de aros p/ motard);
- pinhão maior;
- escape esportivo;
- cabo de vela (procurem Dr.Dog no Youtube).

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ganho de performance?

Mensagem por ivojoseaug » 01 Dez 2013, 14:24

diegonunes escreveu:Perfeito.

Liga pra ele, Pietro...

Não diria perfeito...mas disse tudo o que precisa ser dito....sobre o cabo de vela...é algo que me deixa especialmente dizendo: "lamentável..."...o cabo de vela faz o Malvino se revirar no túmulo (piada de engenheiro e técnico...)

Responder