Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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diegonunes
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por diegonunes » 04 Jul 2013, 23:32

Já andei em mais de 30 modelos diferentes de motos, de 50cc até 1300cc e posso dizer uma coisa, todo câmbio de moto não é competente o quanto esperamos, umas mais, outros menos e cada moto com a sua mandinga. Não adianta, é característica de câmbio sequencial e sem auxílio de sincronizadores, não tem como fazer mágica. Para acoplar uma espécie de fresado em metal em outro com o mínimo de estresse, faz necessário que ocorra o mínimo de harmonia no movimento. Portanto, o melhor momento existe quando há uma equivalência de velocidade entre motor e engrenagem de caixa. No caso da TNR, fica ali entre 4 e 5 mil RPM.

Porém o câmbio da Versys 650cc. Vocês não vão acreditar como uma moto de R$ 30.000,00 pode ter um câmbio muito pior ao da TNR. O câmbio é muito duro, é preciso se adaptar pra não apanhar a cada troca de marcha.

Como já disse, os câmbios da Yamaha realmente são justos, mas estão longe de ser duros ou imprecisos.

Vejam como funciona um câmbio de motos:

http://www.youtube.com/watch?v=udomc1Uf0Wc" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por allex2000 » 05 Jul 2013, 06:15

Outro fator importante também na comparação dos cambios entre carros e motos é que as mãos são bem mais sensíveis e habilidosas que os pés, que ainda estão geralmente com sapatos ou botas, e isso também leva um tempo do piloto para se adaptar a cada modelo. Mudar as marchas com os pés sempre será mais complicado do que com as mãos, não acho que seja problema dos cambios, apesar de terem seus macetes e costumes.

abs!
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Marcel Valim » 05 Jul 2013, 07:30

Se nem na F1 resolveram o problema dos engates nos câmbios sequenciais, o que dirá das motos.
Não estou dizendo que os câmbios das Teneres são ótimos. Sabemos que o das Hondas são melhores, mais macios, mas os da Yamaha funcionam bem.

Então, Honda é melhor que Yamaha, mas Yamaha funciona bem, sim.
E tem gente que não está fazendo a troca adequadamente quando vai parar no semáforo e quer que as marchas entrem.
Isso não vai acontecer numa Yamaha.
Isso não vai acontecem em uma Honda.
Isso não vai acontecer nem em um F1.
Tem que reduzir mesmo.
Agora, se fez as reduções antes de parar no semáforo e não adiantou, ai sim tem algum problema. Seja em Honda, em Yamaha, em HD, BMW, etc.
Editado pela última vez por Marcel Valim em 05 Jul 2013, 08:49, em um total de 1 vez.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por motown » 05 Jul 2013, 07:31

Aqui uma animação do funcionamento da caixa de câmbio automotiva, pra comparação.

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... OJsdIeWfFw" onclick="window.open(this.href);return false;
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ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
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xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por motown » 05 Jul 2013, 07:36

Pode ocorrer de a gente ter que parar imediatamente, um imprevisto, um cara que te fecha, coisa do tipo, sem dar tempo de ir reduzindo. Nessa situação, com a moto parada, achar a primeira vai ficar dificil. Mover a moto pra frente ou para trás facilita um pouco.
Já aconteceu comigo, talvez ajude.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por diegonunes » 05 Jul 2013, 09:18

Esqueci de mencionar, existe outro fator que altera sensivelmente a destreza do câmbio, a folga da corrente!

Acredite, uma corrente ajustada faz uma puta diferença no câmbio.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por AeroMan » 05 Jul 2013, 09:51

Claro.. não só a folga da corrente como também um óleo velho também.. ou um óleo de má qualidade né.. pois quando melhor o óleo melhor a troca de marcha também...
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Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Jotace » 05 Jul 2013, 10:53

A minha atual moto, uma falconeta 2007, desde que a comprei aos 7 mil e poucos kms, sempre apresentou muito dificuldade com o câmbio. Era pesado, quase impossível de encontrar o N. Sempre que parava a moto por período prolongado, deligava logo a corta corrente. Abrimos 3 vezes, tentando modificar posicionamento dos discos, separadores, mas nada resolvia.

Vi relatos de que era assim mesmo, tanto a falcon, como tw e outras (???). Mas, recusa a aceitar isso..

Na 4ª vez que abrimos, resolvi comprar um conjunto de discos (nem me lembro a marca), de 32 reAus. Nunca imaginaria que ficasse como ficou, parece faca quente na manteiga. Muito macio.

É isso... :thumbup:
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por gasnobre » 05 Jul 2013, 12:05

Quando ocorrer paradas repentinas, soltar um pouco a embreagem a cada troca pode ajudar. Assim vc simula uma redução sequenciada fazendo a marcha "encaixar" antes de reduzir outra marcha.
Feel the freedom! Ténéré takes care of the rest...

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ivojoseaug » 05 Jul 2013, 16:47

Prezados,

Se é característica do câmbio, vamos falar de técnica: Reduzir com freio motor, ok. Mas Pisar com força ou pisar com leveza? Percebo que reduzir da quinta para quarta e terceira, o engate é mais fácil. Terceira para segunda menos. Segunda para primeira, se estiver em uma velocidade um pouco mais alta do que 20 km/h, da uma pancada forte dentro do cambio.

Ainda sobre técnica, da primeira para segunda sinto a necessidade de engatar com mais força, senão corre o risco de entrar no neutro. Essa força prejudica em alguma coisa no câmbio? é normal na de vocês também?

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