Como solucionar a dureza do câmbio?
- Marcel Valim
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Existe uma diferença muito grande. É que o câmbio dos automóveis é direrente do câmbio das motos.
O dos carros engata qualquer marcha a partir do ponto morto e o das motos é sequencial e nunca vai engatar mais de duas marchas sem que as engrenagens estejam virando. Isso porque ele tem que passar pelas marchas uma a uma. Não é possível, com um único movimento, passar de quinta para primeira.
O dos carros engata qualquer marcha a partir do ponto morto e o das motos é sequencial e nunca vai engatar mais de duas marchas sem que as engrenagens estejam virando. Isso porque ele tem que passar pelas marchas uma a uma. Não é possível, com um único movimento, passar de quinta para primeira.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Sim, mas não importa. Porque isso que você acabou de falar tinha que estar no manual, ja que o cara paga 14000 pilas e ainda tem que se acostumar com o cambio, mas não está, o que gera insatisfação, confusão e mitos sobre os equipamentos. Bastava o cara dizer no manual: A condução de uma motocicleta depende de diversos fatores, entre eles:
- O cambio sequencial bla,bla,bla....não engata direito as vezes bla, bla, bla...precisa checar a folga da embreagem...bla,bla,bla e o que mais for preciso dizer.
A diferença de expectativa gera muito entendimento equivocado sobre o equipamento. Eu entendo, hoje, que a yamaha faz a tenere, lander desse jeito e se trata de uma característica da transmissão que dificilmente vai mudar. O cambio tem detalhes no funcionamento dele que me acostumei e não me incomodam, mas não é assim que tem que ser. Tem que vir sem detalhes. Produto com transmissão mal resolvida é protótipo. Mas isso a XRE tb é , a tenere e outras que conduzi.
O exemplo dos carros foi só uma forma de mostrar como funcionam as expectativas.
No fim das contas, é só pra dizer o seguinte: Se alguém me perguntar se a tenere é uma puta moto, eu digo que nao é. Sou obrigado a dizer o que ela tem de ponto positivo e o que tem de ponto negativo. O câmbio é um ponto negativo com ressalvas, porque as montadoras brasileiras em geral ou não sabem fazer isso direito ou estão cagando e andando para nós. Como eu acho que a segunda opção é a mais provável, não vou fazer propaganda para elas nem romantizar os defeitos do equipamento.
Para terminar, a tenere me atende plenamente, porque minha paciência é de jó.
- O cambio sequencial bla,bla,bla....não engata direito as vezes bla, bla, bla...precisa checar a folga da embreagem...bla,bla,bla e o que mais for preciso dizer.
A diferença de expectativa gera muito entendimento equivocado sobre o equipamento. Eu entendo, hoje, que a yamaha faz a tenere, lander desse jeito e se trata de uma característica da transmissão que dificilmente vai mudar. O cambio tem detalhes no funcionamento dele que me acostumei e não me incomodam, mas não é assim que tem que ser. Tem que vir sem detalhes. Produto com transmissão mal resolvida é protótipo. Mas isso a XRE tb é , a tenere e outras que conduzi.
O exemplo dos carros foi só uma forma de mostrar como funcionam as expectativas.
No fim das contas, é só pra dizer o seguinte: Se alguém me perguntar se a tenere é uma puta moto, eu digo que nao é. Sou obrigado a dizer o que ela tem de ponto positivo e o que tem de ponto negativo. O câmbio é um ponto negativo com ressalvas, porque as montadoras brasileiras em geral ou não sabem fazer isso direito ou estão cagando e andando para nós. Como eu acho que a segunda opção é a mais provável, não vou fazer propaganda para elas nem romantizar os defeitos do equipamento.
Para terminar, a tenere me atende plenamente, porque minha paciência é de jó.
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Ivo... vc me desculpe se bem franco.. mas infelizmente você ou qualquer outro que esteja com essas dificuldades ainda estão aprendendo a usar a moto.. isso é o que mostra em seus comentários... pq realmente.. nao tem como comprar cambio sequencial com cambio de moto... não tem o que discutir sobre isso...
Agora não tem nada mal resolvido.. é uma característica do cambio e PONTO...não tem que adicionar ou tirar nada.. isso acontece em carros mesmo.. que se vc pega tal montadora e depois outra.. vai sentir na hora de engatar as marchas alguma diferença.. é fato!!
O câmbio da Tenere não tem problema algum.. é questão de adaptação ...somente isso.. (exceto em caso que o cambio veio com defeito mesmo, ai é o caso de levar na cc pra arrumar.)
Minha humilde opnião!
Agora não tem nada mal resolvido.. é uma característica do cambio e PONTO...não tem que adicionar ou tirar nada.. isso acontece em carros mesmo.. que se vc pega tal montadora e depois outra.. vai sentir na hora de engatar as marchas alguma diferença.. é fato!!
O câmbio da Tenere não tem problema algum.. é questão de adaptação ...somente isso.. (exceto em caso que o cambio veio com defeito mesmo, ai é o caso de levar na cc pra arrumar.)
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Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011
Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Cada um tem direito a ter a opinião que quiser. Só disse que elogiar o cambio da tenere ou qualquer moto dessa categoria, fabricada aqui no Brasil, é não saber nada de mecânica e aceitar os mitos do tipo "fulano conduz bem, ciclano conduz mal". Não tem secredo: aperta a embreagem e passa a marcha. Se o cara fez isso e a marcha ficou no meio do caminho, ou deu uma pancada forte dentro do motor, não é condução, é erro de projeto. Erro não, que é uma palavra muito forte, é uma característica de projeto indesejável.
Independente do exemplo do carro, que é só um exemplo, motos fabricadas em outros locais são ou não melhores nesse quesito? é só isso que eu gostaria de saber.
PS: quando você ou qualquer outra pessoa fala que é "questão de adaptação", está minimizando o problema e transferindo a responsabilidade para o condutor. é exatamente assim que as fabricas brasileiras fazem para se livrar de suas obrigações com relação aos seus produtos. As CC culpam a gasolina, a fabrica culpa o condutor. A chance do produto ser de baixa qualidade se comparado com a manufatura mundial é bem mais crível, em todos os casos.
Independente do exemplo do carro, que é só um exemplo, motos fabricadas em outros locais são ou não melhores nesse quesito? é só isso que eu gostaria de saber.
PS: quando você ou qualquer outra pessoa fala que é "questão de adaptação", está minimizando o problema e transferindo a responsabilidade para o condutor. é exatamente assim que as fabricas brasileiras fazem para se livrar de suas obrigações com relação aos seus produtos. As CC culpam a gasolina, a fabrica culpa o condutor. A chance do produto ser de baixa qualidade se comparado com a manufatura mundial é bem mais crível, em todos os casos.
- CORTELLINE
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
perto dos 10k km rodados o cambio da minha tá uma manteiga. Sempre tive carro e depois uma scooter automática e é claro, ao fazer as coisas errado, a máquina reclama e não atende a expectativa. Tive que acostumar a reduzir as marchas ainda em movimento, nem sempre usando o freio motor, mas ainda em movimento, aproveitando o movimento das engrenagens para que as marchas "casem" e entrem mais fácil.
Hoje em dia as marchas sobem quase sozinhas, pois descobri o giro certo, o tempo certo da queda de giros e só de tocar no pedal, sinto a mudança, que ficou muito mais leve com o tempo. Só que não mudou só pelos 10.000 km da moto, mas também pelos meus 10.000 km sobre ela, visto que eu aperfeiçoei minha tocada, me acostumando a moto. Já que usaram o exemplo dos carros, sempre tive carros grandes e antes de ter motos tinha um VW/Santana, que não é tão grande, mas exige mais atenção. Minha esposa comprou um Ford/KA que é muito menor e não preciso ler no manual que são diferentes e que a forma de estacioná-los é diferente. Inclusive apanhei pra estacionar o KA em uma vaga justamente por estar condicionado a estacionar só carros grandes por muito tempo...
Pilote muito, leia muito e preste atenção no que está fazendo. Ações muito mecânicas filtram nossa percepção do que estamos fazendo e ai não prestamos atenção na máquina...
Hoje em dia as marchas sobem quase sozinhas, pois descobri o giro certo, o tempo certo da queda de giros e só de tocar no pedal, sinto a mudança, que ficou muito mais leve com o tempo. Só que não mudou só pelos 10.000 km da moto, mas também pelos meus 10.000 km sobre ela, visto que eu aperfeiçoei minha tocada, me acostumando a moto. Já que usaram o exemplo dos carros, sempre tive carros grandes e antes de ter motos tinha um VW/Santana, que não é tão grande, mas exige mais atenção. Minha esposa comprou um Ford/KA que é muito menor e não preciso ler no manual que são diferentes e que a forma de estacioná-los é diferente. Inclusive apanhei pra estacionar o KA em uma vaga justamente por estar condicionado a estacionar só carros grandes por muito tempo...
Pilote muito, leia muito e preste atenção no que está fazendo. Ações muito mecânicas filtram nossa percepção do que estamos fazendo e ai não prestamos atenção na máquina...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
CORTELINE falou tudo!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
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Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]
- georgelemos
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Se acha o cambio duro, dê uma voltinha em uma comet rs
Tive uma por quase 2 anos, aquilo sim parece um caminhão mudando de marcha rs
Mas concordo, questão de se adaptar. Umas serão mais macias que outras, umas mais duras... vai de cada tipo/modelo/marca.
Na minha antiga XTZ 125 no começo achei ruim, depois ficou uma beleza.
Tente subir o giro dela um pouco antes de descer a marcha, ajuda a não dar aquela travada/tranco também em algumas motos. (ja li sobre isso em uma materia, se eu achar posto aqui).
Tive uma por quase 2 anos, aquilo sim parece um caminhão mudando de marcha rs
Mas concordo, questão de se adaptar. Umas serão mais macias que outras, umas mais duras... vai de cada tipo/modelo/marca.
Na minha antiga XTZ 125 no começo achei ruim, depois ficou uma beleza.
Tente subir o giro dela um pouco antes de descer a marcha, ajuda a não dar aquela travada/tranco também em algumas motos. (ja li sobre isso em uma materia, se eu achar posto aqui).
- motown
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Costumo fazer isso, antes de reduzir a marcha, um leve toque no acelerador pra subir o giro e compensar a redução, a marcha reduzida entra sem trancos.georgelemos escreveu:Se acha o cambio duro, dê uma voltinha em uma comet rs
Tive uma por quase 2 anos, aquilo sim parece um caminhão mudando de marcha rs
Mas concordo, questão de se adaptar. Umas serão mais macias que outras, umas mais duras... vai de cada tipo/modelo/marca.
Na minha antiga XTZ 125 no começo achei ruim, depois ficou uma beleza.
Tente subir o giro dela um pouco antes de descer a marcha, ajuda a não dar aquela travada/tranco também em algumas motos. (ja li sobre isso em uma materia, se eu achar posto aqui).
não entendo bulhufa de mecânica, mas como condutor de auto e moto é fácil perceber que são motores completamente diferentes, principalmente no regime de rotações. Se a característica é manter as engrenagens em rotação para redução das marchas, pode ter maior ou menor precisão nos engates, conforme o fabricante e o preço do brinquedo, mas isso não necessariamente um defeito ou erro de projeto.
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
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atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
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- diegonunes
- Mestre+
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- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Já andei em mais de 30 modelos diferentes de motos, de 50cc até 1300cc e posso dizer uma coisa, todo câmbio de moto não é competente o quanto esperamos, umas mais, outros menos e cada moto com a sua mandinga. Não adianta, é característica de câmbio sequencial e sem auxílio de sincronizadores, não tem como fazer mágica. Para acoplar uma espécie de fresado em metal em outro com o mínimo de estresse, faz necessário que ocorra o mínimo de harmonia no movimento. Portanto, o melhor momento existe quando há uma equivalência de velocidade entre motor e engrenagem de caixa. No caso da TNR, fica ali entre 4 e 5 mil RPM.
Porém o câmbio da Versys 650cc. Vocês não vão acreditar como uma moto de R$ 30.000,00 pode ter um câmbio muito pior ao da TNR. O câmbio é muito duro, é preciso se adaptar pra não apanhar a cada troca de marcha.
Como já disse, os câmbios da Yamaha realmente são justos, mas estão longe de ser duros ou imprecisos.
Vejam como funciona um câmbio de motos:
http://www.youtube.com/watch?v=udomc1Uf0Wc" onclick="window.open(this.href);return false;
Porém o câmbio da Versys 650cc. Vocês não vão acreditar como uma moto de R$ 30.000,00 pode ter um câmbio muito pior ao da TNR. O câmbio é muito duro, é preciso se adaptar pra não apanhar a cada troca de marcha.
Como já disse, os câmbios da Yamaha realmente são justos, mas estão longe de ser duros ou imprecisos.
Vejam como funciona um câmbio de motos:
http://www.youtube.com/watch?v=udomc1Uf0Wc" onclick="window.open(this.href);return false;
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Outro fator importante também na comparação dos cambios entre carros e motos é que as mãos são bem mais sensíveis e habilidosas que os pés, que ainda estão geralmente com sapatos ou botas, e isso também leva um tempo do piloto para se adaptar a cada modelo. Mudar as marchas com os pés sempre será mais complicado do que com as mãos, não acho que seja problema dos cambios, apesar de terem seus macetes e costumes.
abs!
abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
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