Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
- Fmm4100
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Quem nunca deixou uma borracha de filtro de óleo agarrada no motor, para depois fazer um chafariz?
Quem nunca deixou o macaco escapulir e amassar o cárter as vésperas de um feriadão?
Só acontece com quem mete a mão pra fazer...
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Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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- diegonunes
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Alguém recorda qual o tamanho da chave a usar pra tirar a tampa de válvulas e da porca do virabrequim (pra girar o motor e colocar no PMS de compressão)?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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- Marcel Valim
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Eu não me lembro agora. Sei que tenho porque já usei, mas usa uma régua pra medir a cabeça da porca que dá a medida.
Também tenho essa chave abaixo que utilizo nas regulagens, junto com o cálibre.
Também tenho essa chave abaixo que utilizo nas regulagens, junto com o cálibre.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
- Faraho
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Meu potente motor tenerastico está um ponei maldito...
Regularei essa semana... se dane meu medo!
Parabéns pelo FVM!
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+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados
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- diegonunes
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Pelo que andei vendo, se usa um 15/16" =~ 24mm pras tampas e 14 mm pra girar o virabrequim, amanhã pretendo confirmar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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- Marcel Valim
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Não se esqueçam de retirar a vela pra facilitar o movimento do pistão.
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Isso mesmo diegonunes, no gira é 14mm. Nas tampas usei a inglesa, que vai tranquilo pois não tem muita força ali.
boa sorte, precisando estamos aí!
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Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
galera,
Tava de férias em casa, minha T tá com 22000km, e já de saco cheio dos maus serviços prestados pela autorizada, resolvi regular as válvulas da máquina, comecei desmontando as carenagens e de cara descobri uma falha deixada pela última revisão feita em autorizada, a mangueira de suspiro do tq estava esmagada pelo própio tq, (por isso q estava de vez em quando sentindo um odor de gasoilina), mas segue em frente, fui soltar as tampas das válvulas, outra falha, acho q devido a utilização de ferramenta errada, o sextavado da tampa da válvula de admissao estava danificado, deu um trabalho danado para solta-la, a mesma é de alumínio, e não precisa de muito aperto pois a vedação da mesma com pouco aperto veda muito bem, mas acho que os caras apertaram pra valer, e a tampa quase não solta, após soltar, identifiquei o PMS na compressão, as marcas no magneto e corrente de comando ajuda muito, então calibrei no intervalo de folga recomendado pelo manual de serviço com um calibrador de lâmina, chequei mais umas três vezes rotacionando o motor, levei umas 3 horas para terminar tudo, pois como disse deu muito trabalho soltar a tampa da válvula, mas quando finalizei que fui testar a moto, veio a agradável surpresa, a moto ficou outra, no desempenho, funcionamento do motor, bem menos barulhento, a impressão é que ganhou mais umas 50cc de potência, pois a pegada ficou bem melhor, vibrando bem menos em baixa rotação, fiquei muito feliz, e cheguei a conclussão: Os caras da autorizada fazem de conta que executam a revisão, na verdade só trocam o óleo do motor, pois pelo q percebi, nunca regularam as válvulas, ou se fizeram, que as marcas na tampa demostrava, não sabem fazer.
MARAVILHA, se gostava da T com as válvulas estranguladas, agora funcionando corretamente, estou adorando.
Tava de férias em casa, minha T tá com 22000km, e já de saco cheio dos maus serviços prestados pela autorizada, resolvi regular as válvulas da máquina, comecei desmontando as carenagens e de cara descobri uma falha deixada pela última revisão feita em autorizada, a mangueira de suspiro do tq estava esmagada pelo própio tq, (por isso q estava de vez em quando sentindo um odor de gasoilina), mas segue em frente, fui soltar as tampas das válvulas, outra falha, acho q devido a utilização de ferramenta errada, o sextavado da tampa da válvula de admissao estava danificado, deu um trabalho danado para solta-la, a mesma é de alumínio, e não precisa de muito aperto pois a vedação da mesma com pouco aperto veda muito bem, mas acho que os caras apertaram pra valer, e a tampa quase não solta, após soltar, identifiquei o PMS na compressão, as marcas no magneto e corrente de comando ajuda muito, então calibrei no intervalo de folga recomendado pelo manual de serviço com um calibrador de lâmina, chequei mais umas três vezes rotacionando o motor, levei umas 3 horas para terminar tudo, pois como disse deu muito trabalho soltar a tampa da válvula, mas quando finalizei que fui testar a moto, veio a agradável surpresa, a moto ficou outra, no desempenho, funcionamento do motor, bem menos barulhento, a impressão é que ganhou mais umas 50cc de potência, pois a pegada ficou bem melhor, vibrando bem menos em baixa rotação, fiquei muito feliz, e cheguei a conclussão: Os caras da autorizada fazem de conta que executam a revisão, na verdade só trocam o óleo do motor, pois pelo q percebi, nunca regularam as válvulas, ou se fizeram, que as marcas na tampa demostrava, não sabem fazer.
MARAVILHA, se gostava da T com as válvulas estranguladas, agora funcionando corretamente, estou adorando.
- Kakko
- Ténéré Fã
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
É isso aí Diel...parabéns pela iniciativa ...e olha...tbm acho que nas CCs ( não podemos generalizar ) os caras só fazem o arroz e feijão.....no máximo trocar óleo e esticar a corrente.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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- MaxxTazzi
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Desculpe, pode ser uma pergunta besta, na hora do ajuste de admissão verifiquei que é de 0,05 a 0,10, mais qual lamina utilizo?
A de 0,05, a 0,06...e vai até a de 0,10? Ou já pego a de 0,10 e já tá bom?
Só não entendi essa variação, como uma folga ou como um ajuste...
A de 0,05, a 0,06...e vai até a de 0,10? Ou já pego a de 0,10 e já tá bom?
Só não entendi essa variação, como uma folga ou como um ajuste...
Integrante Adventure Moto Clube - SP