Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar outra

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar outra

Mensagem por Marcel Valim » 27 Jan 2013, 11:04

Sei que não é o caso da bateria da Teneré (selada), mas fica aí a dica.
Ontem fui à casa da minha sogra (outra vez. Assim ela vai acabar pensando que gosto dela) pra instalar o alarme na moto. Depois de desmontar tudo e instalar o alarme percebi que a partida estava pesada. Duas partidas depois ela não ligou mais. Dei um tranco e vim embora pra casa. Chegando aqui dei outra partida e ela pegou normalmente. Hoje pela manhã retirei a bateria da moto para verificar o estado. Medi e ela tinha 12,15V. Não tão mal, mas de cara a especificação da bateria está errada para a moto. A Drag Star precisa de uma bateria com no mínimo 12 amperes e esta tem 10 amperes, além de ser de uma marca mais ou menos. Como não tenho nenhum equipamento elétrico na moto e o alarme fica desligado quando a moto está na garagem, vou com esta mesmo até dar pau.
Aqui veio a dúvida. Esta bateria é selada, de baixa manutenção ou normal? Não tem respiro, mas tem uma tampa, onde está escrito NÃO ABRA. Não abra!?!?! O Caramba. A moto é minha e eu abro sim. Retirando a tampa deu pra ver que não é selada. Inclinei a bateria para ver quanto tinha de solução nela e......nada??? Mas estava úmido lá dentro, sem ressecamento nem crostas, um bom sinal. Completei os seis vasos com água desmineralizada (foram mais de 100ml), fechei, limpei os terminais com uma solução de água e bicarbonato de sódio e coloquei na moto novamente. Dei a partida e ela pegou. Depois de uns dois minutos eu medi novamente e ela já estava com 12,54V. Agora é andar pra ver se volta ao normal. Se não der certo compro uma Yuasa de 14 amperes

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Braz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2011, 17:02
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por Braz » 27 Jan 2013, 11:35

Grande Marcel
Bela motoca, parabéns pela paciência e zelo no trato da maquina, tive uma Shadow 600 que me deixou saudades.
Quanto a bateria, mesmo com pouca carga ela vai mostrar 12 volts, o que muda e a corrente/amperes, seu multi teste mede corrente (não meça em bateria com mais de 10 amperes com este multi teste), faça a medição em amperes e verá se a bateria esta segurando carga ou não.
E Braz
Campinas/SP

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por Marcel Valim » 27 Jan 2013, 11:48

Valeu Braz. Quando sair com ela pretendo medir novamente.
Um abraço.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jan 2013, 13:40

Exato, meça a corrente e fale para a gente.

Essa história de selada rsrs é uma grande e longa história para reforma e venda das baterias...enfim, vc fez certo.

Lembrando que a vida útil dela pode ser pra mais ou menos mesmo com a troca quimica, pois as placas já fadigaram....

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Zizo Mendel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 190
Registrado em: 20 Jun 2012, 20:41
Cidade onde mora: Duque de Caxias - RJ

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por Zizo Mendel » 27 Jan 2013, 19:35

Com a bateria do meu carro aconteceu a mesma coisa, quando abri, ví que estava seca, coloquei água, liguei e estou com ela até hoje.
Francês

"NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA!"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por kablack » 27 Jan 2013, 19:43

Braz escreveu:(...)
Quanto a bateria, mesmo com pouca carga ela vai mostrar 12 volts, o que muda e a corrente/amperes, seu multi teste mede corrente (não meça em bateria com mais de 10 amperes com este multi teste), faça a medição em amperes e verá se a bateria esta segurando carga ou não.
Opa!! Existe uma relação entre voltagem e carga sim.

Veja:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... 169#p37082" onclick="window.open(this.href);return false;
kablack escreveu:(...)
A relação entre carga e tensão das baterias chumbo ácido de 12 volts se dá abaixo:

100% = 12,7~12,8 Volts
75% = 12,4~12,6 Volts
50% = 12,2~12,4 Volts
25% = 12,0~12,2 Volts
0% = 11,9~12,0 Volts

A carga deve ser medida após 12 horas de repouso, sob pena de se aferir "carga residual" do alternador.

Baterias que ficam com tensão inferior a 12,4 Volts entram em processo de Sulfatação em algumas horas. (Recomendo fortemente carregadores inteligente UI ou UUI como o exibido neste tópico para quem utiliza as motos apenas nos fins de semana.)


Para quem quiser se aprofundar mais:


http://www.hobbys.com.br/centraldevelei ... terias.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;


(...)
Este site tem absolutamente tudo que precisei saber até hoje sobre baterias. Recomendo.

http://www.batteryuniversity.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jan 2013, 20:20

Cara essa tabela é a co-relação de tensão com a amperagem, e é muito relativa, serve apenas para se basear mesmo, esse é o famoso fator que muitos de nossos esquipamentos usam para mostrar a quantidade que resta de carga mais não de durabilidade.

Para chegarmos nisso teríamos que fatorar temperatura, tempo de carga, quantidade de ciclos, tempo de descarga, amperagem de carga, picos e etc...

O melhor e mais direto é medir no multimetro e rapidinho ela faz essa relação, não certeira mais aproximada e assim podemos ver se ela está mais ou menos.

Eu hj, qualquer bateria, deu 2 anos eu troco não importa como está, claro, isso é minha opinião e experiência.

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por kablack » 27 Jan 2013, 20:59

Concordo.

A tabela indica estado de carga e não durabilidade da bateria.

Porém... Se depois de umas 12 horas em repouso a bateria mantiver a carga plena, (mais de 12,6 volts) podemos considerar que ela está em excelente estado. Concorda?

Também não devemos ignorar o fenômeno "morte súbita" que algumas marcas de bateria sofrem.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Braz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2011, 17:02
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por Braz » 27 Jan 2013, 21:21

kablack, a tabela procede.
Mas como ele possui o multi teste que "mede" a corrente, é bem mais fácil que ficar brigando com décimos de tensão. Só facilitando mesmo.

Abraço
E Braz
Campinas/SP

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o

Mensagem por kablack » 27 Jan 2013, 21:53

Ok. Mas... Como funciona medir a corrente?

A corrente nominal da bateria é de 10 Ah, Tensão de 12 v, certo?

Se ele medir 9,5 Ah, o que significa?

Quais são os parâmetros usados para saber se a bateria está boa ou ruim por este critério?

Abraços

P.S.: :sol: Estou perguntando mesmo, Ok? Desconheço o método. Só isso. Só conheço a relação Tensão x Carga. :sol:

P.S.2.: Sei que os multímetros comuns medem só até 10 Ah antes de queimarem... Já "fritei" vários usando a escala errada...:risadinha:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder