Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
vou pesquisar essa semana... ficou ruim depois de uma freada brusca que dei
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Muita atenção a este post do elcana adriano:
Pesquisei bastante. Cheguei as seguintes conclusões:
- A mehor alternativa é a Versah. Ela é orgânica e não risca os discos. Tem excelente pegada sem "efeitos colaterais" Custa de R$ 70,00 até R$ 120,00. É a única opção para melhorar o "grip" do freio sem comprometer os discos;
- Pastilhas metálicas estragam o disco;
- Pastilhas sinterizadas são próprias para motocross e podem ser usadas na cidade, desgastam um pouco o disco a melhor é a EBC americana e custa no mínimo R$ 120,00;
- Cobreq, Y-tec e Fischer são de "segunda linha". O que você espera por R$ 20,00? Quanto vale a sua segurança? Parar 1 metro antes pode ser a diferença entre hospital e susto!! Economize no Chopp, na Pizza, no Celular...
- Vesrah, Nissin (originais), EBC e Carbon Lorrain são de primeira linha, custam todas muito perto de R$ 100,00 (um pouco mais ou um pouco menos). Sei que é caro... Mas aqui é melhor por a mão no bolso mesmo;
Abraços e boa sorte.
elcana adriano escreveu:olha pessoal!!
eu ainda nao tenho a Té, mas faço parte tbem do xtzlander, e tem um usuario que eh o
shoichi kado,
e ele tem vendido algumas pastilhas para usuarios de la desse forum,
sao as pastilhas VESRAH, os comentarios a respeito dela sao otimos, ele mesmo tem na XT dele,
podem entrar no tópico abaixo e verificar com ele,
ele eh de Sao Paulo e eh dono da Bike Box em sampa,
http://www.bikebox.com.br/br/" onclick="window.open(this.href);return false;
abraços
Pesquisei bastante. Cheguei as seguintes conclusões:
- A mehor alternativa é a Versah. Ela é orgânica e não risca os discos. Tem excelente pegada sem "efeitos colaterais" Custa de R$ 70,00 até R$ 120,00. É a única opção para melhorar o "grip" do freio sem comprometer os discos;
- Pastilhas metálicas estragam o disco;
- Pastilhas sinterizadas são próprias para motocross e podem ser usadas na cidade, desgastam um pouco o disco a melhor é a EBC americana e custa no mínimo R$ 120,00;
- Cobreq, Y-tec e Fischer são de "segunda linha". O que você espera por R$ 20,00? Quanto vale a sua segurança? Parar 1 metro antes pode ser a diferença entre hospital e susto!! Economize no Chopp, na Pizza, no Celular...
- Vesrah, Nissin (originais), EBC e Carbon Lorrain são de primeira linha, custam todas muito perto de R$ 100,00 (um pouco mais ou um pouco menos). Sei que é caro... Mas aqui é melhor por a mão no bolso mesmo;
Abraços e boa sorte.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Kablack, preciso discordar de você em alguns pontos. Considero também que Cobreq e afins são pastilhas de segunda linha, mas não pela redução do poder de frenagem, mais sim pela sua durabilidade.
O grupo TMD Friction, detentor da marca Cobreq, é o maior fabricante e fornecedor da industria automotiva de insumos de freio do mundo. Detém prêmios fornecidos pela GM por exemplo, além de certificados ISO. A Cobreq foi iniciada em 1961.
Na prática, nem sempre os valores comercializados não querem dizer muita coisa. Isso acontece com muitas peças e suprimentos das nossas motos. O que dizer de um filtro refil que custa R$ 30,00 na CC? Tem gente que jura que tá comprando um filtro superior nas autorizadas. A Athena por exemplo, empresa italiana consagrada, vende o mesmo filtro por R$ 7,00. Assim como ela a Mann Filter, que fornece seus filtros a centenas de modelos de carros como originais, gira nesse preço também.
Nos últimos três carros que tivemos, usamos filtros e pastilhas paralelas de boa procedência e somamos nestes três veículos, mais de 300.000 km rodados. Pode até ser sorte, mas nunca tivemos problemas de freios ou motor.
Nas três motos que tive, 2 Fazers zero km e uma XRE semi nova, em menos de 2 anos, rodei com elas aproximadamente 50.000 km. Pode ser sorte novamente, mas também nunca tive problema.
Pela experiência teórica e prática, está ai meu veredito. Confio plenamente nos produtos acima citados.
O grupo TMD Friction, detentor da marca Cobreq, é o maior fabricante e fornecedor da industria automotiva de insumos de freio do mundo. Detém prêmios fornecidos pela GM por exemplo, além de certificados ISO. A Cobreq foi iniciada em 1961.
Na prática, nem sempre os valores comercializados não querem dizer muita coisa. Isso acontece com muitas peças e suprimentos das nossas motos. O que dizer de um filtro refil que custa R$ 30,00 na CC? Tem gente que jura que tá comprando um filtro superior nas autorizadas. A Athena por exemplo, empresa italiana consagrada, vende o mesmo filtro por R$ 7,00. Assim como ela a Mann Filter, que fornece seus filtros a centenas de modelos de carros como originais, gira nesse preço também.
Nos últimos três carros que tivemos, usamos filtros e pastilhas paralelas de boa procedência e somamos nestes três veículos, mais de 300.000 km rodados. Pode até ser sorte, mas nunca tivemos problemas de freios ou motor.
Nas três motos que tive, 2 Fazers zero km e uma XRE semi nova, em menos de 2 anos, rodei com elas aproximadamente 50.000 km. Pode ser sorte novamente, mas também nunca tive problema.
Pela experiência teórica e prática, está ai meu veredito. Confio plenamente nos produtos acima citados.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Netto
- Usuário-
- Mensagens: 61
- Registrado em: 12 Abr 2011, 17:58
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: VL Prudente/ Peruibe
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Então ate a regulagem entendi oque pode ser feito.............. ai eu penso que se tenho que apertar com força para acender a luz, achei que poderia esta voltando a pastilha e pegando no disco e fazendo o barulho............mas acho que não vou ter que voltar na cc mesmo......é ossso não arrumar logo de cara o problema.Luiz A. Deltreggia escreveu:Netto
Se é que eu entendi, posso ajudar em uma parte.
Você diz que precisa acionar o pedal com força para acender a luz de freio, correto? Se for isso mesmo, basta regular o interruptor. Isso é possível fazer manualmente.
Quanto ao barulho não poderei te ajudar ainda.
Forte Abraço Valew a dica!!!
Atual Ténéré 250.
1º Encontro Nacional.
1º Encontro Nacional.
- Netto
- Usuário-
- Mensagens: 61
- Registrado em: 12 Abr 2011, 17:58
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: VL Prudente/ Peruibe
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
diegonunesdiegonunes escreveu:Netto, quanto pagou nas pastilhas, a marca foi Y-Teq?
Não me lembro qunto foi mas foi poe volta de 30 a 40 pilas a marca nem perguntei...............agora lendo mais sobre o assunto vou ficar mais interado pensei que as cc trabalha sem com marcas unicas para motos novas na revisão mantendo sua originalidade..........vou ficar esperto apartir daqui.
Atual Ténéré 250.
1º Encontro Nacional.
1º Encontro Nacional.
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
excelente debate entre kablack e diego, acho que esse tipo de discussão agrega informações técnicas para o forum e aprendizado pra nós participantes.
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
A motoca foi para a revisão dos 5.000 km hoje.
A pastilha traseira duraria mais uns 2.000km, já a dianteira está muito boa ainda.
Mandei colocar todas novas da Versah.
Posto as impressões aqui.
Abraço e boa sorte a todos.
A pastilha traseira duraria mais uns 2.000km, já a dianteira está muito boa ainda.
Mandei colocar todas novas da Versah.
Posto as impressões aqui.
Abraço e boa sorte a todos.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
-
- Participativo
- Mensagens: 358
- Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
- Cidade onde mora: Piracicaba - SP
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Kablack
Normalmente as pastilhas dianteiras são substituídas muito antes das traseiras. Isso porque devemos utilizar muito mais os freios dianteiros. Segundo especialistas, 70%.
Normalmente as pastilhas dianteiras são substituídas muito antes das traseiras. Isso porque devemos utilizar muito mais os freios dianteiros. Segundo especialistas, 70%.
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Pessoal;
Conforme prometido estou postando as impressões das pastilhas Versah indicadas pelo colega elcanaadriano.
Comprei as pastilhas na própria concessionária Yamaha Red Baron. Custaram R$ 150,00 o par. (Menos que as originais !?!?!?!?)
Recomendo a troca.
Já na saída da CC com as pastilhas ainda "virgens", mesmo usando o freio bem "de leve", senti bastante diferença na "pegada".
Agora, uns 200 km depois, já posso avaliar e dizer que a troca compensa.
São bem melhores que as originais e, muito embora sejam orgânicas, acredito que causem desgaste um pouco maior no disco. Claro que este desgaste não se compara as metálicas ou sinterizadas.
Quantificando, imagino que o freio tenha melhorado uns 20%. Não é pouco, mas também não virou uma XRE com ABS...
O freio dianteiro está com o mesmo ruído da Burgman 400, alguma coisa como vruvruvruvruvru... causado pelo atrito das pastilhas com o disco perfurado... (Coincidência ou não a Suzuki adota Versah como pastilha original...)
Já o freio traseiro, na garagem, andando a menos de 10 km/h, faz aquele barulho de disco de vinil arranhado... Bem parecido com o freio do carro...
Estou satisfeito com a troca.
Agora o freio da Té 250 não mais um lixo desprezível apto a envergonhar todos os engenheiros da montadora.... Com as pastilhas novas ficou só uma bosta mesmo!!!!! Hahahahaha
Abraços e muito obrigado ao elcanaadriano pela dica!!
Valeu Bro!!!
Conforme prometido estou postando as impressões das pastilhas Versah indicadas pelo colega elcanaadriano.
Comprei as pastilhas na própria concessionária Yamaha Red Baron. Custaram R$ 150,00 o par. (Menos que as originais !?!?!?!?)
Recomendo a troca.
Já na saída da CC com as pastilhas ainda "virgens", mesmo usando o freio bem "de leve", senti bastante diferença na "pegada".
Agora, uns 200 km depois, já posso avaliar e dizer que a troca compensa.
São bem melhores que as originais e, muito embora sejam orgânicas, acredito que causem desgaste um pouco maior no disco. Claro que este desgaste não se compara as metálicas ou sinterizadas.
Quantificando, imagino que o freio tenha melhorado uns 20%. Não é pouco, mas também não virou uma XRE com ABS...
O freio dianteiro está com o mesmo ruído da Burgman 400, alguma coisa como vruvruvruvruvru... causado pelo atrito das pastilhas com o disco perfurado... (Coincidência ou não a Suzuki adota Versah como pastilha original...)
Já o freio traseiro, na garagem, andando a menos de 10 km/h, faz aquele barulho de disco de vinil arranhado... Bem parecido com o freio do carro...
Estou satisfeito com a troca.
Agora o freio da Té 250 não mais um lixo desprezível apto a envergonhar todos os engenheiros da montadora.... Com as pastilhas novas ficou só uma bosta mesmo!!!!! Hahahahaha
Abraços e muito obrigado ao elcanaadriano pela dica!!
Valeu Bro!!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- doug01n
- Administrador
- Mensagens: 1985
- Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
- Contato:
Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
Troquei as minhas traseiras pela segunda vez.
A primeira troquei na Yamaha... 12 mil km, 90 dilmas. Na segunda, troquei perto de casa, com 23.000km, Cobreq (estava escrito Nissin atrás, se não me engano a Cobreq que fabrica as Nissin originais, vou confirmar isso com meu irmão que tem os códigos de peças de um monte de sistemas de seguradoras) 19 dilmas. Usei bastante o freio para assentar a pastilha, e como tenho o costume de usar mais o freio traseiro que o dianteiro (exceto para situações de emergência), elas já assentaram com 300km de estrada. Achei melhores que as originais.
A dianteira ainda não troquei nenhuma vez, e acho que trocarei com 25.000km... Verei como elas estão hoje.
A primeira troquei na Yamaha... 12 mil km, 90 dilmas. Na segunda, troquei perto de casa, com 23.000km, Cobreq (estava escrito Nissin atrás, se não me engano a Cobreq que fabrica as Nissin originais, vou confirmar isso com meu irmão que tem os códigos de peças de um monte de sistemas de seguradoras) 19 dilmas. Usei bastante o freio para assentar a pastilha, e como tenho o costume de usar mais o freio traseiro que o dianteiro (exceto para situações de emergência), elas já assentaram com 300km de estrada. Achei melhores que as originais.
A dianteira ainda não troquei nenhuma vez, e acho que trocarei com 25.000km... Verei como elas estão hoje.
Administrador