TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
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ghamauricio
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por ghamauricio » 15 Dez 2011, 11:23

Hahahah gasnobre você compartilhou a minha opinião, não a do Doug!

Eu que disse na primeira página, duas vezes, que engenheiro tem que parametrizar as coisas e dizer "este é o melhor que posso fazer dentro do orçamento e para o público tal tal e tal".

Vamos tomar por exemplo o radiador. A temperatura de trabalho ideal é X (geralmente na casa dos 90 ou 100°C), independentemente da velocidade do veículo. Se você usa a moto na cidade, a baixas velocidades e com pouco vento, vai precisar de um radiador maior. Se você usa a moto em estradas, em altas velocidades constantemente, vai precisar de um radiador menor.

Mas o engenheiro tem que escolher um único radiador pra ser montado no raio da moto!! Que que ele faz? Ele faz um cálculo muito escroto (ou deveria fazer) pra ver qual é a melhor opção pra todos os casos.

Só que na prática, ele vê qual é o tamanho ideal que dê pra usar no pior caso (o pior caso é a cidade, onde o motor esquenta mais) sem comprometer a viscosidade necessária para se rodar com o motor na estrada. Então depois ele diz que tem que trocar o óleo com mais freqüência do que realmente teria que trocar.

Além do mais, ele mete um coeficiente de segurança em cima de outro que no final você tem uma margem ENORME de segurança. Sou estudante de arquitetura e entendo de concreto: o concreto tem 40% de coeficiente de segurança para o fabrico do mesmo in loco (caso a areia possua mais água do que devia, o cimento usado esteja levemente fora das condições ideais por causa da umidade etc), mais 40% de previsão para uma carga imprevista (ex.: colocar um aquário em algum ponto da laje, ou uma estante de livros). O aço da armadura do concreto também é superdimensionado, e por aí vai!

Eu tive um chefe que era engenheiro civil. Ele me contou uma piada muito boa que resume o trabalho do engenheiro muito bem:
Perguntaram pra um matemático, um engenheiro e um contador: "quanto é 2 + 2?"
O matemático respondeu categoricamente: "2 + 2 são exatamente 4."
O engenheiro disse: "2 + 2 são aproximadamente 4."
O contador olhou pra um lado, olhou pra um lado, chegou pertinho do ouvido do cara e disse: "quanto você quer que dê?"

Quem chega e diz "o engenheiro fez o melhor que dava" está parcialmente certo. Ele fez o melhor que dava para a média. Mas eu GARANTO que para qualquer indivíduo, aquilo nunca vai ser "o melhor possível". Pra isso existem as customizações.

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 15 Dez 2011, 11:30

Sobre o preço:

http://www.lojamotozen.com.br/produto_6 ... e_rpm.loja

Também estou com manual FuelController Servitec para lander/fazer ao qual consta maiores detalhes, só não sei como anexar o mesmo aqui...?? :?

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por gasnobre » 15 Dez 2011, 14:43

hehehe, pois é ghamauricio, eu concordei com a do Doug e acrescentei o que eu pensava, tinha influencias da sua opinião, mas esqueci de dar os créditos..
por fim, concordo com o Doug e o ghamauricio.. hehe
Feel the freedom! Ténéré takes care of the rest...

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por doug01n » 15 Dez 2011, 16:26

ghamauricio escreveu:Além do mais, ele mete um coeficiente de segurança em cima de outro que no final você tem uma margem ENORME de segurança.
O famoso FATOR K (kagasso)... :gargalhada:
ghamauricio escreveu:O engenheiro disse: "2 + 2 são aproximadamente 4."
Na piada que eu conhecia, era: "O engenheiro disse: não sei, mas bota 6 que aguenta!!!!" (acho que condiz melhor com o post inclusive). :gargalhada: :gargalhada:

Se as alterações de injeção forem feitas pra sua tocada, vá pensando em potência, torque... pq se pensar em economia com o troço custando 600 dilmas, o custo x benefício inviabiliza o investimento.
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 15 Dez 2011, 16:37

Será que tendo pouco mais de torque ou potência, necessitando assim esmerilhar menos e andar com acelerador menos tempo no final do percurso não diminuiria ou manteria a economia? Lógico há não ser que andemos no galeto.
Para manter por exemplo 120km/h não seria necessário acelerar tanto no caso de mais potência.
Para retomadas seria o mesmo, com o aumento do torque.

Podemos optar tanto pelo aumento dos dois, como somente por um.
Torque é a força que o motor faz para ter retomada e arrancada, ou seja, um motor com maior torque terá uma retomada muito maior.

Potẽncia: É o que se faz da velocidade ao veiculo, quanto maior o CV maior a velocidade que esse veiculo poderá imprimir.
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:11, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 15 Dez 2011, 17:53

É o negocio é eu troca minha Xtzinha de trilha/velocross por uma lander e faze-la de cobaia. O máximo é resetar a configuração do servitec para original e repassar p/ frente. Aliás sobre a preparação do polaco o serviço é ótimo pq um colega fez em uma tornado, mais atendimento deles é péssimo. O cara se acha ÚNICO...

Abraços
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:10, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por Vinicius Brandão » 15 Dez 2011, 21:00

Para mim do jeito que esta ficou ótimo. Ando a uma faixa de 60 km por dia (ida e volta do trabalho). Estou fazendo dentro da cidade uma faixa de 30 km/l em no Maximo 80 km por hora. A Te ainda vai para primeira revizão.
So quero ver o rendimento na estrada; Mas pelo que tenho sentido e o meu jeito de tocar, acredito que também deve satisfazer.
Sendo assim não pretendo mexer em nada, apenas depois colocar acessórios
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 16 Dez 2011, 08:19

Rapaziada nunca falei da moto ser ruim. É pelo motivo de ser boa que quero fazer um UP. A rapaziada aqui é muito "certinho" :batecabeca: se fosse levar ao pé da letra nem bauleto acima do peso seria colocado, pois essa moto não é de carga, tanto que alguns tiveram que colocar reforço ou mesmo tiveram quadro quebrado, o mesmo digo de mudanças de farol e assim vai. Como alguns colegas disseram a moto é minha, faça o que quiser, pior outros que mandaram eu viajar para digamos ser mais feliz... :risadona: :risadona: :risadona: É capaz de alguém colocar uma TENERE em trilhas e enduros e crucificarem o cara...

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por gabriel » 16 Dez 2011, 11:12

CHRISTHOFERSON escreveu: É capaz de alguém colocar uma TENERE em trilhas e enduros e crucificarem o cara...
Cara pior q é hein..mais faze o que neh,tem gente que tem mt dó da sua moto, a minha ta com 10.000km, ando com ela na estrada de terra sem dó, ando como se tivesse no asfalto("media de velocidade 80 e 100km/h"), vou direto para a serra da canastra e pego as mesmas trilhas que minha DT180 anda :joinha: .. e ta em estado de zero KM ainda..cada um usa e abusa da moto do jeito q preferir, (sempre se precavendo a acidentes e limites é logico), mais é isso ai cara, faça o que tiver q fazer e desculpe se desrrespeitei a opnião de alguem! :joinha:

abraço

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por ghamauricio » 16 Dez 2011, 11:14

Kablack, mais uma vez você está afirmando categoricamente que não vale o investimento.

Funcionar é uma coisa, valer o investimento é outra!

Eu não testei e nem li relatos, mas acredito que o turbo elétrico deva funcionar, talvez até melhor que um turbo tradicional. Você sabe como funciona um turbo?
Também acredito que haja pastilhas que possam melhorar o consumo de um jeito ou de outro (seja enganando a sonda lambda e mandando injetar menos combustível; seja aumentando a octanagem e melhorando o consumo de uma gasolina "comum" em um motor com alta compressão -- ele transformaria a gasolina em uma Podium)... Enfim, acho que cada caso é um caso, e não se pode generalizar através de relatos genéricos.

Voltando ao Servitec, eu concordo plenamente que R$600 é salgado para o que ele se propõe a fazer (eu imaginava que custava a metade), mas acredito piamente que ele funciona. Talvez não funcione tão bem quanto uma preparação no Polaco em termos de "cavalo por real", mas funciona sim!

Apesar de ser caro ele tem vantagens que a preparação do Polaco não tem, como por exemplo a facilidade do usuário mexer no mapeamento de injeção e ignição. Se isso vale o investimento? Não sei, cada um sabe onde gasta o seu dinheiro! Eu tenho certeza de que você não gastaria o seu com isso, mas vai saber se o rodlima não podia ter aproveitado bem um Servitec quando a 4200m de altitude ele precisou de mais ar na mistura?

Você fez direito cara. Lembre-se das infindáveis discussões de penal sobre "você não sabe o que é estar na pele de um XXX". Pense que há outros pontos de vista além do seu! Pense que há outras necessidades além da sua!

Abraço!

Editando: Quem sabe o turbo elétrico também não teria sido suficiente pro nosso amigo rodlima lá nos seus 4200m de altitude pra manter a pressão do ar correta dentro do cilindro? Não sei, mas cada caso tem que ser analizado separadamente...

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