Dúvida sobre câmbio Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
rangelt250
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Set 2020, 12:50
Cidade onde mora: Uberlândia/MG

Dúvida sobre câmbio Ténéré 250

Mensagem por rangelt250 » 15 Set 2020, 13:46

Pessoal boa tarde,

Recentemente adquiri minha Ténéré 250 2012/13, com 39000km originais, moto muito nova mesmo. Pois bem antes de comprar pesquisei bastante e conversei com dois amigos, um possui uma Ténéré do ano da minha e um uma Lander 250 2019 (modelo novo), então eu já sabia do barulho e máquina de costura, do câmbio mais duro e tudo mais. A minha dúvida é se o câmbio é duro ao ponto de estranhar??? Minha esposa tem uma intruder 2011 com 19000 km o câmbio parece que engata sozinho kkkkkk já quando eu subo na minha máquina eu até estranho um pouco. Regulei embreagem e lubrifiquei o cabo e a transmissão, melhorou bastante mas ainda incomoda... E outra coisa sobre o câmbio, quando jogo segunda marcha usando freio motor, a uns 30km/h deixando ela reduzir ouço um pequeno zumbido, mais alto do que se eu fizer isso de terceira por exemplo é normal também? Só gostaria de esclarecer essas dúvidas pq passei muuuuita dor de cabeça com uma falcon injetada que tive antes dela, me deixou encucado kkkkk

Agradeço a ajuda de todos!

the_Simpson
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Set 2019, 19:11
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Dúvida sobre câmbio Ténéré 250

Mensagem por the_Simpson » 15 Set 2020, 14:19

a minha 2015/16 com 19k rodados não apresenta nada disso, de dureza pra trocar as marchas. A redução pra uso do freio motor, so escuto barulho quando a velocidade esta muito alta em relação à marcha nova e no máximo, trava a roda por uns instantes

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Dúvida sobre câmbio Ténéré 250

Mensagem por Davrison » 15 Set 2020, 15:45

Eu tive uma sahara antes da te250 e a diferença na troca de marchas é gri-tan-te!
Na sahara era uma manteiga e o máximo de barulho que fazia era os tic-tic-tic normal dela.
No começo fiquei bem encanado com o cambio da t250 mas de tanto coçar a cabeça e procurar pelo em ovo acabei me conformando.
os 6 anos e mais de 120 mil km que rodei com ela me permitiu perceber algumas correlações com o cambio mais duro que o normal:

- Óleo próximo da troca percebia o cambio mais duro e barulhento nas trocas, principalmente até a 3ª marcha.
- Corrente muito esticada
- Corrente sem lubrificação. Eu dava uma boa lavada nela e bastante óleo e dava uma amenizada no problema.

No mais, a dureza do cambio chega a assustar mesmo, mas, depois acostuma (ou não)
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

rangelt250
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Set 2020, 12:50
Cidade onde mora: Uberlândia/MG

Re: Dúvida sobre câmbio Ténéré 250

Mensagem por rangelt250 » 19 Set 2020, 14:44

Davrison escreveu:
15 Set 2020, 15:45
Eu tive uma sahara antes da te250 e a diferença na troca de marchas é gri-tan-te!
Na sahara era uma manteiga e o máximo de barulho que fazia era os tic-tic-tic normal dela.
No começo fiquei bem encanado com o cambio da t250 mas de tanto coçar a cabeça e procurar pelo em ovo acabei me conformando.
os 6 anos e mais de 120 mil km que rodei com ela me permitiu perceber algumas correlações com o cambio mais duro que o normal:

- Óleo próximo da troca percebia o cambio mais duro e barulhento nas trocas, principalmente até a 3ª marcha.
- Corrente muito esticada
- Corrente sem lubrificação. Eu dava uma boa lavada nela e bastante óleo e dava uma amenizada no problema.

No mais, a dureza do cambio chega a assustar mesmo, mas, depois acostuma (ou não)
Qto a dureza, regulei e lubrifiquei de novo o cabo, melhorou muito, só estranho qdo desço da intruder da patroa que tem 18000 km kkkkk. E quanto ao barulho quando se joga segunda marcha reduzindo? Até andei na do meu amigo aqui, a dele tbm faz mas menos. Não é nada assustador e acredito que não seja nada grave tbm pq em aceleração ta beleza, não teve nada de metal na troca de óleo, engate perfeito e sem barulho, é só na desaceleração qdo jogo a segunda perto dos 30km/h faz tipo um pequeno zumbido... Alguém já percebeu?

Responder