Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Bernardo Silva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2020, 09:56
Cidade onde mora: Almenara/MG

Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Bernardo Silva » 25 Ago 2020, 10:44

Olá a todos!!
Sou novo aqui no fórum. Recentemente adquiri a minha primeira moto big trail, uma ST 1200 11/12, com 33mil rodados com bom estado de conservação e linda aparência, a motoca chama a atenção aonde passa!
Só que depois de fechar negócio e comprar a moto me bateu um medo, uma incerteza do futuro e isso tá me deixando meio frustrado.
Li o tópico de um membro aqui do grupo que postou uma dúvida dele referente a questão de se valer a pena ou não pegar uma ST 2012 em 2020. As respostas foram positivas. Mas e a questão do mercado?? É isso que está me deixando receoso.
Comprei a moto já pensando em passar ela pra frente pra pegar um modelo mais atual. Eu até tinha o dinheiro que dava pra pegar um modelo um pouco mais atual, mas a confiabilidade, a procedência que eu estava tendo dessa 2012 que eu estava negociando me fez fechar negócio nela e deixar a cogitação de outra de lado. Então ao pegar a moto eu comecei a pensar nessa questão da venda e ficar com dúvidas.
Sei que a ST em termos estéticos, me corrigam se eu estiver errado, não mudou muito com o passar dos anos. A moto é praticamente a mesma salvo as mudanças tecnológicas que vieram a partir de 14/15, certo???
E a minha intenção é exatamente e somente esta, pegar um modelo com as novas tecnologias embarcadas. Não é a minha intenção querer a todo ano mudar de moto, até pq não tenho bolso pra isso. O que quero é apenas estar na atualidade da moto, se vocês me entendem. Após isso não me importo de ficar 5, 6 ou 10 anos com algum modelo que seja 2015, 16 ou que seja.
O preço na tabela fipe do modelo 2012 está próximo aos 35 mil. Eu comprei a minha por 36, pois o vendedor quis valorizar a conservação da motocicleta.
Pessoal, espero que alguém consiga entender as minhas dúvidas e me dar uma ajuda com essa preocupação que está me deixando chateado e receoso com relação a essa moto e o ano do seu modelo. Desde já agradeço a atenção.

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Petrel » 26 Ago 2020, 21:04

Olha, sinceramente não vejo motivos pra isso, a moto é basicamente a mesma, tens moto pra muitos e muitos anos, eu vou te dar uma sugestão, vai aproveitar sua moto bastante pra justificar o valor imobilizado nela. Depois que vc tiver aproveitando muito ela, tiver muitas histórias pra contar, vividas com ela, vc vai trocar lá por outra que te encantar sem qualquer dificuldade!!!!

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk

Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Ander » 27 Ago 2020, 21:51

Acho que tu pagou caro, mas só minha opinião.
Sobre mercado, tem que comprar bem pra poder vender bem, "ter preço".
Eu me preocuparia em ter dinheiro e tempo disponível pra poder andar na moto, moto parada não traz felicidade.

guto-bh
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Dez 2019, 17:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por guto-bh » 04 Set 2020, 15:50

Amigo, eu que criei o tópico que vc citou, de comprar uma ST2012 em 2020, pois estava com algumas dúvidas tbem, acabei adquirindo uma 2012 em perfeito estado na época com 26.000km e te falo não arrenpendi em nada, na minha opinião, a ST é uma moto atemporal, em todos esses anos ela ainda se destaca.
Como não sou adepto de motos com muita eletrônica embarcada, vou ficar com a minha um tempo ainda , depois se encontrar uma top pego uma 15/16 e a vida segue e como falaram ai....vai rodar e curtir seu brinquedo, que esses momentos que vão ficar na lembrança, veículo é bem material.... vai depreciar mesmo, mas ....veja só uma moto 2012 que ainda é procurada e vendida por valores próximos da Fipe já demonstra a qualidade dessa moto.
Bons quilômetros.

Bernardo Silva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2020, 09:56
Cidade onde mora: Almenara/MG

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Bernardo Silva » 10 Set 2020, 00:01

Ander escreveu:
27 Ago 2020, 21:51
Acho que tu pagou caro, mas só minha opinião.
Sobre mercado, tem que comprar bem pra poder vender bem, "ter preço".
Eu me preocuparia em ter dinheiro e tempo disponível pra poder andar na moto, moto parada não traz felicidade.
Opa, boa noite!!
Então irmão, dando uma olhada ali na tabela fipe vi que o preço médio da ST 1200 ano/modelo 2012 está em 34.845,00. Fazendo uma correção no meu post, eu paguei foi 35k a vista na moto, enão 36 como eu havia dito. Acabei colocando o preço errado, perdão.
Você disse que acha que paguei caro na moto porém, na verdade paguei quase o preço que ela está em tabela né. A concessionária em que peguei a moto pedia 36k nela mas a vista comprei por 35.

Bernardo Silva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2020, 09:56
Cidade onde mora: Almenara/MG

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Bernardo Silva » 10 Set 2020, 00:27

guto-bh escreveu:
04 Set 2020, 15:50
Amigo, eu que criei o tópico que vc citou, de comprar uma ST2012 em 2020, pois estava com algumas dúvidas tbem, acabei adquirindo uma 2012 em perfeito estado na época com 26.000km e te falo não arrenpendi em nada, na minha opinião, a ST é uma moto atemporal, em todos esses anos ela ainda se destaca.
Como não sou adepto de motos com muita eletrônica embarcada, vou ficar com a minha um tempo ainda , depois se encontrar uma top pego uma 15/16 e a vida segue e como falaram ai....vai rodar e curtir seu brinquedo, que esses momentos que vão ficar na lembrança, veículo é bem material.... vai depreciar mesmo, mas ....veja só uma moto 2012 que ainda é procurada e vendida por valores próximos da Fipe já demonstra a qualidade dessa moto.
Bons quilômetros.
Fala meu amigo, tudo bom?!
Então vc é o parceiro do outro tópico, estamos juntos aqui agora kkk!!
Pois é rapaz, que bom então que você fechou negócio na motoca e está feliz. Isso é muito bom!!
Cara, então.. Sobre a questão da venda da moto, eu andei vendo outras possibilidades e vi uma que em parte me facilita passar ela pra frente mas que também ao mesmo tempo me lesa. Que no caso seria trocar ela por outra em uma loja ou concessionária.
Eu fiz um teste pra ver e ofereci a moto em umas 3 concessionárias a poucos dias atrás. As concessionárias estão com anúncios na Olx e todas que fiz o teste foram por essa plataforma. Inclusive foi pela Olx que comprei a minha ST 1200 em uma concessionária no Rio de Janeiro.
Acredito que quase sempre a maioria das lojas e concessionárias pegam usadas na troca pelo veículo deles. O problema disso é a desvalorização que nosso veículo sofre sob a análise desses lugares que pagam abaixo da tabela da Fipe pela nossa e cobram acima da tabela fipe pela deles. Querem lucrar, né.
E uma das concessionárias que entrei em contato para simular essa possível troca o vendedor me ofereceu 32 mil pela minha ST. E eu pagaria 13.900,00 de diferença para pegar a deles, que era um ST 2015 com 40 e poucos mil rodados.
Confesso que se já tivesse um tempo com a moto e o dinheiro em mãos eu faria negócio e pegaria. Mesmo sabendo que estou saindo perdendo e eles ganhando.
Como acabei de pegar a moto agora e ainda estou completando 1 mês que adquiri essa máquina, vou começar a partir de agora guardar um dinheiro todo mês e daqui 1 ano ou no máximo 1 ano e meio ou 2 eu vejo o que faço.
Talvez eu tenha paciência e tente vender ela de forma particular pra não sair perdendo tanto e fazer um negócio menos lesivo a mim, ou então eu procuro alguma ST que esteja disponível em lojas e concessionárias e negócio a troca. O que me fará perder dinheiro mas que vai vacilitar e acelerar o processo pra mim, caso eu queira fazer rápido a substituição da moto por outro modelo mais atual.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Mercado da ST 1200 ano 2012(dúvida e medo)

Mensagem por Davrison » 10 Set 2020, 08:59

Fala Bernardo..tudo certo???

Cara, só uma dúvida: Você comprou uma ST1200 11/12 com 33k km á um mês e já está querendo trocar ela por outra ST?

Agora falando dando minha opinião sobre o mercado da ST1200:

A ST1200 é uma moto que tem um tipo de cliente muito especifico, ou seja, o consumidor que quer um produto robusto, confiável e com bom custo beneficio. Não importa a marca, e sim o produto. O mesmo acontece com a V-strom e a Africa Twin. As três são ótimas motos, mas, suas fabricantes optaram por não investir muito em marketing para estes produtos, ou seja, só quem tem ou teve sabe das suas qualidades. Diferente das BMW e Triumph que além de venderem a moto, conseguem vender a marca também (tipo uma grife) que habita o imaginário de uma boa parcela dos clientes (não são todos, uma outra boa parcela adquire por que também são ótimos produtos), portanto, a revenda é mais fácil, pois, há uma quantidade maior de pessoas que querem ter uma BMW ou Triumph simplesmente por causa da marca, mesmo que usadas. No caso da ST1200, a revenda também é influenciada diretamente pelo marketing (ou a falta dele) só que forma contrária, sendo assim, quem compra uma ST1200 ou é por que é apaixonado pela moto (não a marca) ou por que pesquisou e viu que é a melhor opção para ele.

Conclusão: Na minha opinião a ST1200 não é uma boa moto para comprar e logo passar para frente em um curto período (quem sabe até visando lucro) para isso você deveria ter pego uma R1200 ou Tiger. É uma moto para curtir, viajar, passar o máximo de tempo com ela e aproveitar ao máximo o prazer que esta moto proporciona.

Bons ventos
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Responder