Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
BigField
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Mai 2020, 10:03
Cidade onde mora: Serra/ES

Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 14 Mai 2020, 12:58

Bom dia a todos.
Primeiro me apresentando: sou um cara apaixonado por moto (para passeios e futuramente viagens), tenho meus 40 anos e minhas motos se resumiam as 100cc como a Bis.
Já acompanho o fórum a muito tempo, pois sempre imaginei que eu seria dono de uma Tenere 250.
Pois bem, demorei muito a comprar a tão famosa e sonhada Tenere, até que ela infelizmente saiu de linha.
No meio do ano passado (2019) encontrei uma proposta que "achei" que era boa e acabei pegando a Tenere. Resumo rápido: Um cara me devia um valor a muito tempo e não me pagava. Em diversas cobranças não tinha como me pagar. Até que ele resolveu oferecer a moto que ele tinha para sanar a divida, que era a Tenere. Em resumo, a moto que é 2011 e quando a peguei já tinha 71000km "saiu" para mim no valor de R$ 7300,00.
Explicado como adquiri a Tenere, venho agora a vocês ou a quem poder me dar uma ajuda (uma luz) do que preciso fazer na Tenere para que eu possa ficar tranquilo com ela, pois quero segurança nas minhas futuras viagens que pretendo fazer com ela. Para ficar claro aqui para todos, pretendo ficar muitos km com ela.
A situação é a seguinte: Peguei a moto com mais ou menos 70690km rodados. A moto "estava" perfeita...porém não posso afirmar que ainda esteja. O que me incomoda nela é que quando dou a primeira partida do dia, ela solta muita fumaça que no prazo de 1 minuto se espalha no ar e some. Após isso posso rodar com ela o dia inteiro que ela não solta fumaça andando e nem se a desligo e paro para almoçar em alguma rodovia. É subir em cima novamente, dar a partida (nesta sem fumaça) e continuar o passeio. Vale ressaltar que estou trocando o óleo a cada 2000km e ao conferir na vareta o óleo consta normal, ou seja, não baixa o nível.
Porém, além de desejar que isto não acontecesse mais, de sair a fumaça, fico preocupado se não pode estar ocorrendo algo mais serio no motor dela e que possa me deixar na mão em meus passeios e na futura viagem que pretendo fazer (1170km de ida + 1170km de volta) e que será a minha primeira.
Como disse anteriormente, quero uma moto que me de segurança nas viagens e quero ficar com ela muito, muito tempo
O que vocês me sugerem a fazer? Trocar o que? Seria retentor de válvula? Anéis do Pistão? Pistão gasto? Cilindro (será???)? Biela? Ou será que teria que abrir e fazer o motor todo? :(
Vale a pena dizer que o motor está muito forte, tem excelente torque e está muito econômico, fazendo 34 km/litros. Minha preocupação mesmo e que me deixa chateado é a fumaça na primeira partida.
Bom, é isso. Sei que aqui no fórum tem muitas pessoas que já "renovaram" seus motores e sei de outros que tem kms e mais kms rodados em suas Teneres, e agradecerei a quem poder ajudar com dicas à este cara aqui que quer ter e ficar com a Tenere que sempre sonhou, o máximo confiável possível.
Desculpe pelo imenso texto, mas tentei ser o mais claro em poucas palavras.

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por SREELDIN » 14 Mai 2020, 17:59

Cara, a minha também é 2011 e esta com 111000 km, e nadinha de fumaça e nem vazamentos, o ideal seria procurar um bom mecânico, mas tem muita gente aqui que saca mt de moto tb :oremos: tomara que consiga resolver essa situação.
Abraço
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

BigField
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Mai 2020, 10:03
Cidade onde mora: Serra/ES

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 14 Mai 2020, 22:20

SREELDIN escreveu:
14 Mai 2020, 17:59
Cara, a minha também é 2011 e esta com 111000 km, e nadinha de fumaça e nem vazamentos, o ideal seria procurar um bom mecânico, mas tem muita gente aqui que saca mt de moto tb :oremos: tomara que consiga resolver essa situação.
Abraço
Ei amigo, obrigado pelo apoio e parabéns pelos kms percorridos com a sua.
Pois é, já escutei e li em vários lugares que a versão 2011 foi uma das melhores.
Mas infelizmente estou passando por este incomodo com a minha.
Acredito que com a união deste grupo aqui do fórum irei conseguir diagnosticar ou ao menos ter uma base do que realmente possa vir a ser o problema de minha moto.
Sobre procurar um "bom mecânico", fiz isso e ele me disse que poderia/deveria ser os retentores. Também foi o que pensei.
Porém quero a opinião do pessoal para saber o que devo cobrar da oficina, bem como obter a confiança no motor de minha moto.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por Davrison » 15 Mai 2020, 11:38

Este sintoma é muito comum em caso do retentor de válvula gasto. Nesta km é normal isso acontecer. Desgaste natural e nenhum bicho de 7 cabeças para resolver!! Outro fator que pode influenciar é o tipo de óleo, se for mais fino que o especificado pelo fabricante ele "escorre" mais fácil pela válvula quando a moto está em repouso. O nível de óleo provavelmente não irá baixar mesmo pq a quantidade que passa é muito pequena, mas, o suficiente pra fazer aquela fumacinha na primeira partida.
Minha sugestão: Se a grana não estiver curta, já peça para o mecânico fazer uma revisão geral no motor com vistas para bronzinas, anéis de vedação, rolamentos e corrente de comando. EEEUUU acredito que com essa km é para estar tudo OK se o antigo dono cuidou bem dela, mas, se tiver algo fora do normal já aproveita pra trocar. Daí irmão!!!1 vc tem motor pra mais 200 mil km.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

BigField
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Mai 2020, 10:03
Cidade onde mora: Serra/ES

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 18 Mai 2020, 09:15

[quote=Davrison post_id=186012 time=1589553537 user_id=10495]
Este sintoma é muito comum em caso do retentor de válvula gasto. Nesta km é normal isso acontecer. Desgaste natural e nenhum bicho de 7 cabeças para resolver!! Outro fator que pode influenciar é o tipo de óleo, se for mais fino que o especificado pelo fabricante ele "escorre" mais fácil pela válvula quando a moto está em repouso. O nível de óleo provavelmente não irá baixar mesmo pq a quantidade que passa é muito pequena, mas, o suficiente pra fazer aquela fumacinha na primeira partida.
Minha sugestão: Se a grana não estiver curta, já peça para o mecânico fazer uma revisão geral no motor com vistas para bronzinas, anéis de vedação, rolamentos e corrente de comando. EEEUUU acredito que com essa km é para estar tudo OK se o antigo dono cuidou bem dela, mas, se tiver algo fora do normal já aproveita pra trocar. Daí irmão!!!1 vc tem motor pra mais 200 mil km.
[/quote]

Agradeço pela resposta, Davrison!
Então, não é que a grana esteja curta, mas neste momento preferia não solicitar uma "revisão geral", pois vai que apareça mais que eu poderia imaginar...
Mas ainda me agarro na qualidade dos motores yamaha, ainda mais neste da Tenere. E neste caso, como narrei inicialmente à vocês o motor responde com precisão ao acelereador (ou seja, aparenta estar com boa compressão) tem torque e desenvolve com muita agilidade. E outro ponto que mencionei e que também me faz pensar que esteja tudo bem, é que está muito econômico fazendo até 34 km/l.
Sendo assim, desta forma que se encontra, e visto que não poderia/gostaria de "arcar" com uma revisão geral neste momento, seria a troca dos retentores de válvulas eficaz para solucionar a fumaça da primeira partida?
Claro, não irei prolongar demais esta revisão geral, pelo que eu acredito logo estarei na marca do 100mil km, neste momento sim, pretendo para-la e fazer GERAL.
O que acham? Apenas os novos retentores dariam conta para aguardar os 100mil km e então parar a moto para faze-la GERAL?
Aguardo mais sugestões.
Abraço.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por Davrison » 18 Mai 2020, 11:48

Bigfield,

Para ser bem sincero, saber se o problema é/só esse, apenas lavando em um mecânico para ter a certeza.
Mas, por experiencias anteriores (com uma NX350 Sahara, e não a teneré) é provável que seja e também é provável que trocando os retentores resolva.
Agora, levando em consideração que você disse que logo a moto estará com 100k e aí sim vai desmontar o motor o que EU faria é deixar assim mesmo até lá. Se a moto tá legal, responde bem e não ta baixando o óleo eu deixaria pra fazer tudo de uma vez e pagar mão de obra apenas uma vez.
Claro que: Sempre atento se o óleo começou a baixar e/ou a fumaça aumentou.
Lógico que pode haver uma certa carbonização no cilindro/cabeçote, mas, como disse, por ser uma pequeníssima quantidade de óleo isso levaria bem mais de +- 20 mil km pra começar a atrapalhar o funcionamento do motor.

Mas isso é o que eu faria.

Bons ventos!!
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

BigField
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Mai 2020, 10:03
Cidade onde mora: Serra/ES

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 18 Mai 2020, 13:00

Davrison escreveu:
18 Mai 2020, 11:48
Bigfield,

Para ser bem sincero, saber se o problema é/só esse, apenas lavando em um mecânico para ter a certeza.
Mas, por experiencias anteriores (com uma NX350 Sahara, e não a teneré) é provável que seja e também é provável que trocando os retentores resolva.
Agora, levando em consideração que você disse que logo a moto estará com 100k e aí sim vai desmontar o motor o que EU faria é deixar assim mesmo até lá. Se a moto tá legal, responde bem e não ta baixando o óleo eu deixaria pra fazer tudo de uma vez e pagar mão de obra apenas uma vez.
Claro que: Sempre atento se o óleo começou a baixar e/ou a fumaça aumentou.
Lógico que pode haver uma certa carbonização no cilindro/cabeçote, mas, como disse, por ser uma pequeníssima quantidade de óleo isso levaria bem mais de +- 20 mil km pra começar a atrapalhar o funcionamento do motor.

Mas isso é o que eu faria.

Bons ventos!!
Davrison,
Entendi e gostei de sua resposta. Inclusive faz muito sentido seu ponto de vista quando diz que se for para fazer a GERAL no motor daqui a 20mil km que abra-o apenas lá, ou seja apenas uma vez.
Minha única duvida que ficou neste momento é: Diante da possível viagem que pretendo/possivelmente farei ainda neste ano (em torno de 2500km total - ida e volta) e conferindo sempre o nível do óleo (claro), posso ir tranquilamente?
Se mais alguém quiser opinar, agradeço imensamente.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por Davrison » 18 Mai 2020, 14:11

Eu acredito que sim.
Mas de que qualquer forma consulte um mecânico.
Até por que para uma viagem de 2500 km é boma fazer uma revisão nela, daí já pergunta pra ele se vale a pena já arrumar eu deixar mais pra frente.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por SREELDIN » 18 Mai 2020, 14:32

Na minha opinião faria a revisão geral com certeza, já que uma viagem de 2500 km não é pouca coisa, e é bom que sua moto esteja 100%.
Uma observação, a minha que tb é 2011 desde nova nunca usei yamalube, já usei shell, lubrax, até ypiranga e dos 50 mil até os 110 mil km usando ELF.
Mas todos eles na mesma especificação do yamalube e a metade do preço. :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: A troca com intervalos de 2500 a 3000 km com uma troca de filtro a cada 5 ou 6 mil km.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por SREELDIN » 18 Mai 2020, 15:01

Depois dá uma olhada neste post da Noellen, a moto dela uma lander já com quase 300 mil km.
:arrow: search.php?author_id=3934&sr=posts :ohhhhh:
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Responder