Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Marco Aurélio
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mar 2019, 21:29
Cidade onde mora: Brasilia

Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Mensagem por Marco Aurélio » 07 Mar 2019, 21:35

Fala rapaziada, boa noite, sou novo aqui, estou com uma dúvida, tenho uma cbr 250r e estou querendo trocar por uma moto maior, como a tenere, pesquisei os prós e contras dela, gostei, mas venho até aqui, o oráculo saber se vale a pena trocar a minha moto por uma tenere, gosto dos dois estilos, mas venho saber se vale a pena trocar.
Desde já, agradeço.

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Mensagem por claudiorsp » 08 Mar 2019, 13:41

Se quer trocar, troca.
Acho que aqui todo mundo vai te falar pra trocar, pois a troca é de uma 250 pra outra (além de ser honda x yamaha).
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Avatar do usuário
jadersonfavarini
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 14 Nov 2017, 17:33
Cidade onde mora: Restinga Seca
Localização: Restinga Seca - RS

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Mensagem por jadersonfavarini » 09 Mar 2019, 21:58

Marco, embora ambas sejam 250cc, são propostas bem diferentes e é interessante você fazer um test drive em uma Tenere 250 para ver se ira gostar da forma de pilotar.

Em suas categorias, cada uma é excelente para o proposito. A CBR 250R no asfalto e a Tenere 250 na estrada de chão.

--- No asfalto: CBR é superior.
- A CBR anda bem mais que a Tenere (tanto em aceleração quanto em velocidade final);
- A CBR é mais fácil de pilotar devido ser uma moto baixa e carenada (ela corta o vento). A aerodinâmica da Tenere é praticamente a mesma de um pastel :lol: ;
- A CBR freia muito mais que a Tenere e não perde estabilidade em uma frenagem forte. A tenere "mergulha" a frente nessas situações e a roda traseira perde aderência;
- A CBR possui mais estabilidade devido ser uma moto baixa e carenada. A Tenere é alta e não possui uma boa aerodinâmica, acaba ficando um pouco instável acima de 100 km/h e quando ocorre ventos laterais.

--- Na estrada de chão: Tenere é praticamente o inverso do asfalto em relação a CBR.
- Na estrada de chão são raras as situações que se pode andar a 100km/h com segurança. Onde a CBR anda a 20km/h (devido os pneus e as suspenções), a Tenere anda a 60~90km/h sem problemas.
- Na estrada de chão a tenere é muito mais fácil de pilotar que a CBR. Como nessas situações a aerodinâmica não importa muito, a Tenere supera devido o curso de amortecedor e os pneus, que mantem a motocicleta estável na buraqueira e com tração.
- Como na estrada de chão se usa muito o freio motor e o freio traseiro, a Tenere acaba sendo superior na frenagem, devido os pneus e os amortecedores. Claro que se usa o freio dianteiro, mas com muito menos força e com mais cautela que no asfalto.
- A estabilidade da tenere na estrada de chão é muito boa devido o curso de amortecedores e por possuir o sistema de link. Os amortecedores absorvem os impactos e manter a tração.

--- No Off-Road: Tenere é superior
- CBR não faz off-road. Ela não possui altura do solo, nem tração para andar fora da estrada.
- Tenere passa riachos, passa cascalho, sobe barranco e etc. Só não sobe parede, falta motor, para isso tem a XT660Z :ohhhhh: .
- Nesse canal no Youtube tem uns exemplos de onde a Tenere250 anda: https://www.youtube.com/watch?v=O0_eI6upOkk


"Então Jaderson, você disse um monte de coisas, mas não respondeu a pergunta..."

Se vale trocar a CBR 250R por uma Tenere 250, vai depender do seu proposito com a motocicleta. Vai andar no asfalto e quer trocar velocidade por conforto, vai de Tenere (velocidade de cruzeiro é 100km/h). Se quer esportividade, fique na CBR.

A Tenere250 não é a mais rápida e nem a mais fácil de pilotar, porém ela vai ter levar até o seu destino, em qualquer lugar, independente da estrada. :joinha:
Editado pela última vez por jadersonfavarini em 17 Abr 2019, 00:03, em um total de 2 vezes.
Ténéré 660cc 2016 Cinza
Ténéré 250cc 2018 Marrom

MT-03 321cc 2018 Prata
NXR Bros 150cc 2009 Vermelha
CG Fan 125cc 2008 Preta


Mototerapia!!
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... pljPqgt9-H

Marco Aurélio
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mar 2019, 21:29
Cidade onde mora: Brasilia

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Mensagem por Marco Aurélio » 16 Abr 2019, 13:15

Muito obrigado pela resposta e por toda avaliação, mas me decidi e prefiro o conforto e estrada do que a velocidade.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Trocar minha munha cbr 250 pela tenere 250.

Mensagem por Davrison » 16 Abr 2019, 14:43

A razão deve contar muito na hora da compra/troca,mas um pouco de emoção também deve ser adicionado a receita. Meu uso é 100%, dá pra contar nos dedos de uma mão as vezes que peguei estrada de terra com ela. desses 100, 80% é estrada, logo, a moto ideal pra mim seria uma naked ou street, mas eu uso uma teneré e sinto exatamente o que o amigo disse acima. O vento de tira da linha fácil, estabilidade na curva é meio precária, a frente falta bater no chão quando freia forte, mas a moto me dá um puta tesão. Mesmo depois de 5 ano com ela quando a estaciono olho pra trás e vejo ela e é como paixão a primeira vista.

Então, entre as duas, saiba qual te dá mais prazer, seja em pilotar ou só de olhar mesmo.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Responder