FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
- C Freitas
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta
Não vejo nada de errado com os freios... Cara, fabricantes diferentes, potencia diferentes... Quer botar um freio de R1 na Ténéré? Caraca véi... Sem esculacho né?!!
Todas as vezes que precisei do freio ele atendeu prontamente. Do que propriamente vc não gosta? O que tem de errado? Fala dele. De seus defeitos pra ver se eu observo melhor o lance na minha moto...
O que eu não gosto?
-De vê-la parada na garagem!!!!
(Fim de semana resolvo isto!!!)kkk
Todas as vezes que precisei do freio ele atendeu prontamente. Do que propriamente vc não gosta? O que tem de errado? Fala dele. De seus defeitos pra ver se eu observo melhor o lance na minha moto...
O que eu não gosto?
-De vê-la parada na garagem!!!!
(Fim de semana resolvo isto!!!)kkk
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta
são borrachudos só isso, e é indiscutível o fato, pode consultar qualquer revista especializada q vai falar a mesma coisa, comparado com minha antiga tornado ele perde feio, tanto o dianteiro como o traseiro q na tornado era a tambor, os mesmos eram bastante sensíveis, não precisando afundar pra se ter uma resposta, ao contrario da Tzinha q tem uma resposta mais demorada... claro q depois q se acostuma é tranquilo, mas é algo q precisa ser melhorado.
- C Freitas
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta
Ah... Talvez porque fui acostumando... Não sinto esse "esforço" para acionar. Como comentei num outro post, o traseiro até abaixei um pouco mais, parecia que estava travando, pois o disco esquentando mesmo com pouquissimo uso.
Voltemos ao tópico...
O que não gosto... Fim de semana que não chega!
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- paulo.rcmuniz
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta
Rapaz... Já precisei frear de emergência algumas vezes em velocidades próximas de 80Km/h e tive a nítida sensação de que a moto não pararia.
O freio traseiro é borrachudo por natureza, mas acho até mais seguro assim. Mas o dianteiro...
Passando a garantia, penso seriamente em fazer um "upgrade" no freio dianteiro, adaptando um sistema mais robusto, que seja compatível com a Tezinha, e mais eficiente.
Estou de olho no kit de disco de 305mm da Powerbrakes (contra os 245mm originais). Mudaria também os flexíveis, colocando Aeroquip ou similar.
O freio traseiro é borrachudo por natureza, mas acho até mais seguro assim. Mas o dianteiro...
Passando a garantia, penso seriamente em fazer um "upgrade" no freio dianteiro, adaptando um sistema mais robusto, que seja compatível com a Tezinha, e mais eficiente.
Estou de olho no kit de disco de 305mm da Powerbrakes (contra os 245mm originais). Mudaria também os flexíveis, colocando Aeroquip ou similar.
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
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- Kakko
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FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
Pessoal...tenho reparado que muitos não estão felizes com o sistema de freios da Ténéré 250.
Pra mim atende bem...eu ando muito em estrada e consequentemente uso pouco os freios, e também não tenho andado em outras motos além da Ténéré 600, que tem um freio razoável , para comparar.
Pergunta : O que poderia ser feito, ( sem trocar o conjunto todo ) para melhorar ?
ou o que precisaria de fato fazer para ter um freio melhor ? O que os engenheiros erraram ?
afinal no visual ñão da para identificar ?
alguma sugestão...palpite...comentário ??
Pra mim atende bem...eu ando muito em estrada e consequentemente uso pouco os freios, e também não tenho andado em outras motos além da Ténéré 600, que tem um freio razoável , para comparar.
Pergunta : O que poderia ser feito, ( sem trocar o conjunto todo ) para melhorar ?
ou o que precisaria de fato fazer para ter um freio melhor ? O que os engenheiros erraram ?
afinal no visual ñão da para identificar ?
alguma sugestão...palpite...comentário ??
Editado pela última vez por Kakko em 30 Ago 2011, 23:34, em um total de 2 vezes.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta
É o que digo.
O freio (item máximo, primário de segurança) é um lixo.
Abraço
O freio (item máximo, primário de segurança) é um lixo.
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Rodrigo_DIL_
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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
KAKKO...
Sua duvida tbm é a minha, mas tbm estou satisfeito com meus freios, nesta semana eu estava numa avenida e pilotava ah uns 110 km/h (não é correto e não aconselho porem eu precisava correr ungente), por fim eu estava na mao da esquerda e uma senhora no celular passou da direita esterçando o carro uns 90 graus pra esquerda pra retornar na avenida, eu estava uns 5-6 metros do carro, juntei nos dois freios pq certeza que não iria parar com um unico, a moto nao travou os freios por completo e consegui parar um palmo da porta dela, acho que se o freio fosse regulado de forma diferente, eu e a moto estariamos acabados hj, porem acho que vai da forma de andar de cada um, mas para mim particularmente o freio foi perfeito.
Sua duvida tbm é a minha, mas tbm estou satisfeito com meus freios, nesta semana eu estava numa avenida e pilotava ah uns 110 km/h (não é correto e não aconselho porem eu precisava correr ungente), por fim eu estava na mao da esquerda e uma senhora no celular passou da direita esterçando o carro uns 90 graus pra esquerda pra retornar na avenida, eu estava uns 5-6 metros do carro, juntei nos dois freios pq certeza que não iria parar com um unico, a moto nao travou os freios por completo e consegui parar um palmo da porta dela, acho que se o freio fosse regulado de forma diferente, eu e a moto estariamos acabados hj, porem acho que vai da forma de andar de cada um, mas para mim particularmente o freio foi perfeito.
- Gabriel_Tenere.OO
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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
Bom , eu sou suspeito por ser minha prtimeira moto....
mas achoq os freios precisam sim de uma resposta mais rapida....
nao sei oq pode ser feito.....só sei que seria bom...
a minha pelo menos demora demais pra começar a desacelerar....
tipo assim...eu entendo que.....nao eh rpa travar nem nada..mas quando vc aperta no freio...a diminiuçao da velocidade tem que ser imediata...e peloq percebi ela demora cerca de uns 2 , 3 segundos pra começar....
que ja fez uma desacelerada necessaria de emergencia sabe que 2 , 3 segundos eh muito.
bom..
minha opiniao.
mas achoq os freios precisam sim de uma resposta mais rapida....
nao sei oq pode ser feito.....só sei que seria bom...
a minha pelo menos demora demais pra começar a desacelerar....
tipo assim...eu entendo que.....nao eh rpa travar nem nada..mas quando vc aperta no freio...a diminiuçao da velocidade tem que ser imediata...e peloq percebi ela demora cerca de uns 2 , 3 segundos pra começar....
que ja fez uma desacelerada necessaria de emergencia sabe que 2 , 3 segundos eh muito.
bom..
minha opiniao.
Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
Eu tambem achava os freios normais, até andar um mês seguido em duas CB 300R (Sem ABS), conclusão o freio da Tenere e pessimo!!
Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )
Isso acontece porque os freios são "borrachudos".
Mas o que significa "borrachudo"?
Significa que a força necessária para a frenagem está se perdendo no sistema antes da pinça/pastilha/discos. Que é onde efetivamente a força deve ser aplicada.
No caso (notório) da lander o problema era nos flexíveis do freio que se dilatavam quando pressionados, absorvendo parte da energia utilizada no manete.
A solução encontrada por muitos foi a utilização de mangueiras de aço (aeroquip) no lugar da original.
A Yamaha ciente do problema (e da solução) substituiu os flexíveis do freio da Ténéré.
Vejam em http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/tenere250.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;:
SEGURANÇA
Freio a disco de 245mm de diâmetro na roda dianteira e 203mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade.
De fato, o freio da Ténéré é melhor que o da Lander (dizem... nunca andei de Lander, só de Landéré).
O freio da moto tem qualidade. É da Nissin (miojo) mesma marca utilizada pela Honda.
O problema, pelo que li esta nesta mangueira e nas pastilhas que não das melhores (economia porca mesmo... logo em freios....).
Mas mesmo ciente disso tudo não alterarei a originalidade da moto. Não gosto de adaptações... mesmo que seja para melhorar...
Talvez... quando eu for trocar as pastilhas do freio coloque de outra marca. Mas só isso.
Abraço
Mas o que significa "borrachudo"?
Significa que a força necessária para a frenagem está se perdendo no sistema antes da pinça/pastilha/discos. Que é onde efetivamente a força deve ser aplicada.
No caso (notório) da lander o problema era nos flexíveis do freio que se dilatavam quando pressionados, absorvendo parte da energia utilizada no manete.
A solução encontrada por muitos foi a utilização de mangueiras de aço (aeroquip) no lugar da original.
A Yamaha ciente do problema (e da solução) substituiu os flexíveis do freio da Ténéré.
Vejam em http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/tenere250.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;:
SEGURANÇA
Freio a disco de 245mm de diâmetro na roda dianteira e 203mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade.
De fato, o freio da Ténéré é melhor que o da Lander (dizem... nunca andei de Lander, só de Landéré).
O freio da moto tem qualidade. É da Nissin (miojo) mesma marca utilizada pela Honda.
O problema, pelo que li esta nesta mangueira e nas pastilhas que não das melhores (economia porca mesmo... logo em freios....).
Mas mesmo ciente disso tudo não alterarei a originalidade da moto. Não gosto de adaptações... mesmo que seja para melhorar...
Talvez... quando eu for trocar as pastilhas do freio coloque de outra marca. Mas só isso.
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"