Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
gitarcitano
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Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por gitarcitano » 06 Abr 2017, 21:10

Olá pessoal, hoje após um grande susto com uma frenagem após passar por uma pequena mancha de óleo, resolvi pesquisar sobre adaptação de ABS em motos que não possuem.
Encontrei algumas informações e vi que é possível e é até um pouco mais comum do que eu imaginei, encontrei muitos casos de utilizarem os freios ABS da XRE300 na Suzuki DL650 e na DL1000 antigas onde ainda não possuíam ABS.
Fiquei interessado em alterar o sistema de freios originais da TNR pelo sistema completo da XRE ABS. Alguém já estudou fazer alguma alteração do tipo?
Acredito que seria necessária a substituição das rodas, devido ao sistema antitravamento estar no cubo da roda. Será que seria possível essa alteração?
Estou com uma TNR 250 2016 Cinza Fosca, peguei 0 km e estou muito feliz com a mesma, porém a frenagem as vezes me assusta um pouco.

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Highlander Alex
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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por Highlander Alex » 07 Abr 2017, 11:45

Tem que ver quanto vai sair essa brincadeira...
A própria XRE tem uma diferença de uns 2000 pra versão com abs, isso já vindo de fábrica, imagina colocar por fora....
Talvez seja melhor comprar uma moto já com abs, porque o gasto que vc vai ter não vai recuperar quase nada na hora de vender.
NX 200 > XT 225> Tenere 250 > Tenere 660> Citycom > F800GSA + Tenere 250

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por gitarcitano » 07 Abr 2017, 12:58

Então, encontrei em um desmanche (legalizado pelo Detran) uma XRE Batida porém o sistema de freios não foi afetado, foi uma batida traseira onde torceu todo o quadro e a balança empenou, porém o disco, as pinças de freio estão intactos. O Cara falou que consegue tirar pra mim todo o módulo do ABS, o sistema completo com o chicote por R$ 1.200,00. Porém como o sistema anti travamento fica no cubo, provavelmente teria que trocar as duas rodas, e a minha dúvida é, sera que da pra trocar somente a roda com os cubos, será que o encaixe é compatível ? Por que se tiver que trocar a balança e a bengala já não compensaria. Mas até uns R$ 2.000,00 eu ainda acho que valeria a pena. Pois atualmente de baixa cilindrado com ABS nessa categoria somente a XRE, e eu não trocaria a Ténéré nela de forma alguma. Fiquei animado com a V-Strom 250, virá com ABS, dois cilindros, 6 marchas, faróis em led, tomada 12v. Porém, ela tem uma pegava mais estrada, rodas de 17" de liga leve e escapamento razoavelmente baixo, gosto de fazer off road então não me atenderia muito bem. Como também uso a moto para me locomover diariamente para o trabalho, uma moto de maior cilindrada não seria viável. Até uns 2k eu acho que valeria a pena o investimento.

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por Fmm4100 » 07 Abr 2017, 14:38

Não seria mais viável pegar uma Sertão?

Não é tão gastona assim e vc já pegaria o pacote completo.
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Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por claudiorsp » 08 Abr 2017, 15:05

gitarcitano escreveu:Então, encontrei em um desmanche (legalizado pelo Detran) uma XRE Batida porém o sistema de freios não foi afetado, foi uma batida traseira onde torceu todo o quadro e a balança empenou, porém o disco, as pinças de freio estão intactos. O Cara falou que consegue tirar pra mim todo o módulo do ABS, o sistema completo com o chicote por R$ 1.200,00. Porém como o sistema anti travamento fica no cubo, provavelmente teria que trocar as duas rodas, e a minha dúvida é, sera que da pra trocar somente a roda com os cubos, será que o encaixe é compatível ? Por que se tiver que trocar a balança e a bengala já não compensaria. Mas até uns R$ 2.000,00 eu ainda acho que valeria a pena. Pois atualmente de baixa cilindrado com ABS nessa categoria somente a XRE, e eu não trocaria a Ténéré nela de forma alguma. Fiquei animado com a V-Strom 250, virá com ABS, dois cilindros, 6 marchas, faróis em led, tomada 12v. Porém, ela tem uma pegava mais estrada, rodas de 17" de liga leve e escapamento razoavelmente baixo, gosto de fazer off road então não me atenderia muito bem. Como também uso a moto para me locomover diariamente para o trabalho, uma moto de maior cilindrada não seria viável. Até uns 2k eu acho que valeria a pena o investimento.
Esta vindo também a Verys-x 300, linda e on-off...
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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por gitarcitano » 08 Abr 2017, 15:20

claudiorsp escreveu:Esta vindo também a Verys-x 300, linda e on-off...
É então, vou ficar no aguardo da Versys-x 300 e da V-Strom 250.

A BMW G 650 GS / Sertão eu vejo mais contras do que prós, conheço duas pessoas que venderam elas e vieram pra TNR 250 e as duas possuem uma lista imensa de contras.

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por Maxps » 19 Dez 2019, 18:49

Reativando o tópico.
E o ABS da nova Lander, será que é compatível e viável em termos financeiros? Fiz busca sobre adaptações do tipo mas não encontrei nada.
Poderia ser uma saída para quem tem interesse em ficar bastante tempo com a moto.
Abs!

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por Thiago_1100S » 20 Dez 2019, 09:49

em termos financeiros não... mecanicamente é até simples fazer..
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Histórico duas rodas:
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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por Juraci Marques » 10 Jun 2020, 16:41

Eu tenho uma 2011, e estou pensando em trocar de moto só pelo fato de não ter ABS, é um item necessario.

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Re: Adaptação ABS TNR250 (É possivel?)

Mensagem por FabioSp » 07 Jul 2020, 08:40

Olhei as fotos da Lander ABS e, nas fotos não consegui localizar a roda fônica na roda traseira.

Ainda que o freio ABS seja somente na dianteira, o sistema é praticamente um "comparador de pulsos" e precisa da informação da roda traseira para determinar que a moto está deslizando e não parada.

Sem o sensor na traseira, muito provavelmente a comparação é feita levando em conta o sensor de pulsos do pinhão, oque pode significar que o controlador do ABS é integrado no módulo de injeção eletrônica ( assim como nos carros ).

Não sinto falta de ABS nem na atual Tenebrosa, nem na Midnight 950 que tive antes.

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