ABS da ST 1200
ABS da ST 1200
Boa tarde, pessoal.
To com a minha ST1200 2011/2012, hoje com 23000km, há exatos 6 meses. Comprei ela (usada) principalmente pensando na questão custo benefício em relação às demais motos atendendo ao quesito "acima de 1000cc, com cardã, abs, etc". Era o que eu queria, e me apaixonei.
Mas a paixão tá sofrendo de uns traumas desde sábado.
Acendeu a luz do ABS no painel.
Pra contextualizar, dias antes eu peguei muita estrada e muita chuva - tava suja pá dedéu - e fiz um light off road. Light mesmo.
Mandei lavar e depois disso notei a luz acesa. Ainda fiz uns 100km no domingo, mesmo com a luz acesa. E ontem fui correr atrás de explicação.
Meu mecânico não tem scanner, então levei na Yamaha aqui de Joinville pra verificar. Rolos de concessionária pra lá e pra cá, e tive que deixar a moto lá pra que fosse feita a verificação. Isso foi ontem.
Hoje o mecânico me liga dizendo que foi muito difícil diagnosticar o problema, que teve que acionar o suporte da fábrica, mas que identificaram: UNIDADE HIDRÁULICA DO ABS QUEIMADA.
Mas pera lá?!?! Pode isso?!?!
Estressando um pouco mais a informação: R$ 6.500,00 a peça na autorizada.
Meio que apaguei na hora e pensei que ele tivesse dito R$ 6.500,00... mas na verdade era só R$ 6.490,00... Hein?!?!
Únicas peças que eu havia trocado nela até hoje eram pastilhas de freio e o relé de partida, que tava falhando.
Agora to tirando ela da concessionária e levando pro meu mecânico de confiança...
Como dizem os sulistas: preteou o olho da gateada.
Alguém já viu ou já passou por isso?
To com a minha ST1200 2011/2012, hoje com 23000km, há exatos 6 meses. Comprei ela (usada) principalmente pensando na questão custo benefício em relação às demais motos atendendo ao quesito "acima de 1000cc, com cardã, abs, etc". Era o que eu queria, e me apaixonei.
Mas a paixão tá sofrendo de uns traumas desde sábado.
Acendeu a luz do ABS no painel.
Pra contextualizar, dias antes eu peguei muita estrada e muita chuva - tava suja pá dedéu - e fiz um light off road. Light mesmo.
Mandei lavar e depois disso notei a luz acesa. Ainda fiz uns 100km no domingo, mesmo com a luz acesa. E ontem fui correr atrás de explicação.
Meu mecânico não tem scanner, então levei na Yamaha aqui de Joinville pra verificar. Rolos de concessionária pra lá e pra cá, e tive que deixar a moto lá pra que fosse feita a verificação. Isso foi ontem.
Hoje o mecânico me liga dizendo que foi muito difícil diagnosticar o problema, que teve que acionar o suporte da fábrica, mas que identificaram: UNIDADE HIDRÁULICA DO ABS QUEIMADA.
Mas pera lá?!?! Pode isso?!?!
Estressando um pouco mais a informação: R$ 6.500,00 a peça na autorizada.
Meio que apaguei na hora e pensei que ele tivesse dito R$ 6.500,00... mas na verdade era só R$ 6.490,00... Hein?!?!
Únicas peças que eu havia trocado nela até hoje eram pastilhas de freio e o relé de partida, que tava falhando.
Agora to tirando ela da concessionária e levando pro meu mecânico de confiança...
Como dizem os sulistas: preteou o olho da gateada.
Alguém já viu ou já passou por isso?
- lunga
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Re: ABS da ST 1200
Eu iria chutar que era o fusivel. :-O
Pootz. Se for isso mesmo, faça um orçamento aqui: http://www.pecayamaha.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem uns preços bons.
Pootz. Se for isso mesmo, faça um orçamento aqui: http://www.pecayamaha.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem uns preços bons.
Re: ABS da ST 1200
Pois é. Primeira coisa que olhamos foi o fusível, íntegro.
Segundo meu mecânico, se fosse questão de curto circuito ou algo assim, outros itens mais frágeis teriam queimado antes.
Mas ainda estou aguardando uma segunda análise.
lunga, obrigado pela dica. Já foi deixar à mão caso se confirme o infortúnio.
Segundo meu mecânico, se fosse questão de curto circuito ou algo assim, outros itens mais frágeis teriam queimado antes.
Mas ainda estou aguardando uma segunda análise.
lunga, obrigado pela dica. Já foi deixar à mão caso se confirme o infortúnio.
- lunga
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Re: ABS da ST 1200
A minha deu pau nos "caximbos" de vela. Que paulada.MALSOUZA escreveu:Pois é. Primeira coisa que olhamos foi o fusível, íntegro.
Segundo meu mecânico, se fosse questão de curto circuito ou algo assim, outros itens mais frágeis teriam queimado antes.
Mas ainda estou aguardando uma segunda análise.
lunga, obrigado pela dica. Já foi deixar à mão caso se confirme o infortúnio.
Re: ABS da ST 1200
Ela acende desde quando sai da imobilidade? Se vc liga a chave, ela acende e apaga?
Verifique os sensores do abs, na verdade os dois sensores formam o chamado encoder, que é um sensor que fica olhando uma roda dentada ou furadinha, se qualquer um dos sensores estiver afastado, vai dar alarme de abs.....
Não vá direto na dos mecânicos....
.
Verifique os sensores do abs, na verdade os dois sensores formam o chamado encoder, que é um sensor que fica olhando uma roda dentada ou furadinha, se qualquer um dos sensores estiver afastado, vai dar alarme de abs.....
Não vá direto na dos mecânicos....
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Re: ABS da ST 1200
E se vc tiver um pouco de habilidade, ou com ajuda de um eletricista ou mecânico, com um multímetro, ache os fios que vem do sensor do abs, vire a chave e rode a roda com a mão, TEM QUE HAVER IMPULSOS, se não tiver impulsos, pode ser sensor afastado ou falha no sensor....
Re: ABS da ST 1200
Bom dia. Sou novo por aqui mas vou deixar uma alternativa.
Já tentou também ver o mercado de peças usadas? Encontre um de confiança (não conheço) e tente esta alternativa. O que acha?
Abraço.
Já tentou também ver o mercado de peças usadas? Encontre um de confiança (não conheço) e tente esta alternativa. O que acha?
Abraço.
Re: ABS da ST 1200
Moçada, problema resolvido. Não pela CC, é claro. Mas ela não vai ver as minhas dilmas, de jeito nenhum.
Meu mecânico achou o problema. Era no relé de partida.
Eu não sabia, e acho que pouca gente deve saber que a alimentação do módulo ABS é direto do relé de partida.
Eu havia trocado o relé, mas não imaginava como uma coisa teria a ver com a outra pois, se fosse pra queimar por causa de um curto ou algo parecido, queimaria outras coisas antes do módulo ABS. Como eu tinha ideia de que isso iria ser diagnosticado somente com scanner, fui direto na CC, até porque é perto da minha casa.
Agora o problema:
meu relé de partida tava pifando. Só girava o motor depois da 3a ou 4a tentativa. Antes era só tec-tec-tec.
Catei a peça por aqui. Nem a pau. Pra encomendar era quase 500 dilmas e 2 semanas esperando. Liguei numa moto peças da qual já fiz muitas compras e o cara não tinha, nem original, nem paralelo. Mas tinha um usado, com "garantia". Como já fui freguês, poderia devolver de boa se não funcionasse. Fui lá buscar.
Levei no meu mecânico pra trocar aproveitando pra lavar a moto. Ele rateou por ser usado, mas disse que ia testar.
Sábado fui buscar a moto. A oficina tava fechada mas o cara foi lá pra me entregar a moto. O resto vocês já sabem do meu relato anterior.
Depois que a CC tentou me cobrar as 6.500 dilmas, eu tirei a moto de lá e levei pro mecânico. Ele trabalhou até as 10 da noite nela e me mandou uma mensagem dizendo que teria boas notícias no dia seguinte. E batata. Hoje de manhã a moto tá pronta, 100%.
O detalhe é que o relé é "quase" 100% idêntico ao original, apesar de ser Yamaha, made in japan, etc. Mas certamente não é o da 1200. Mas é igual, enfim, tem que funcionar.
O "quase" idêntico é por conta de uma lingueta que tem no conector do cabo da bateria. Se não prestar atenção não nota, mas no relé que comprei, essa lingueta é no outro conector e, detalhe, é justamente a lingueta que leva alimentação pro cabo do ABS que liga diretamente no relé. Putz.....
Enfim, o discurso da CC de que desmontaram a moto inteira e testaram tudo... mmmm, mentirinha inocente de 6.500 paus. Ou seja, não testaram nem se o cabo estava levando alimentação pro sistema. E colocaram até o "engenheiro" da fábrica da Yamaha no diagnóstico.
No final, foi só inverter a ligação do cabo da bateria, e problema resolvido. Luz apagada, ABS testado, dianteiro e traseiro, e moto pronta pra ir pra outra. Vamo que vamo.
Agradeço imensamente a todos vocês. Aprendi mais sobre ABS de ontem pra hoje com a ajuda de vocês do que em toda a minha vida.
Pesquisando sobre isso de ontem pra hoje, descobri até que tem como instalar um botão pra desligar o ABS, usando justamente essa conexão do relé. É a magia do conhecimento.
Confesso que rola uma vergonha, mas eu, como advogado, kkkkkkk... o óbvio fica óbvio depois que a gente fica sabendo.
Valeu galera, um grande abraço.
Meu mecânico achou o problema. Era no relé de partida.
Eu não sabia, e acho que pouca gente deve saber que a alimentação do módulo ABS é direto do relé de partida.
Eu havia trocado o relé, mas não imaginava como uma coisa teria a ver com a outra pois, se fosse pra queimar por causa de um curto ou algo parecido, queimaria outras coisas antes do módulo ABS. Como eu tinha ideia de que isso iria ser diagnosticado somente com scanner, fui direto na CC, até porque é perto da minha casa.
Agora o problema:
meu relé de partida tava pifando. Só girava o motor depois da 3a ou 4a tentativa. Antes era só tec-tec-tec.
Catei a peça por aqui. Nem a pau. Pra encomendar era quase 500 dilmas e 2 semanas esperando. Liguei numa moto peças da qual já fiz muitas compras e o cara não tinha, nem original, nem paralelo. Mas tinha um usado, com "garantia". Como já fui freguês, poderia devolver de boa se não funcionasse. Fui lá buscar.
Levei no meu mecânico pra trocar aproveitando pra lavar a moto. Ele rateou por ser usado, mas disse que ia testar.
Sábado fui buscar a moto. A oficina tava fechada mas o cara foi lá pra me entregar a moto. O resto vocês já sabem do meu relato anterior.
Depois que a CC tentou me cobrar as 6.500 dilmas, eu tirei a moto de lá e levei pro mecânico. Ele trabalhou até as 10 da noite nela e me mandou uma mensagem dizendo que teria boas notícias no dia seguinte. E batata. Hoje de manhã a moto tá pronta, 100%.
O detalhe é que o relé é "quase" 100% idêntico ao original, apesar de ser Yamaha, made in japan, etc. Mas certamente não é o da 1200. Mas é igual, enfim, tem que funcionar.
O "quase" idêntico é por conta de uma lingueta que tem no conector do cabo da bateria. Se não prestar atenção não nota, mas no relé que comprei, essa lingueta é no outro conector e, detalhe, é justamente a lingueta que leva alimentação pro cabo do ABS que liga diretamente no relé. Putz.....
Enfim, o discurso da CC de que desmontaram a moto inteira e testaram tudo... mmmm, mentirinha inocente de 6.500 paus. Ou seja, não testaram nem se o cabo estava levando alimentação pro sistema. E colocaram até o "engenheiro" da fábrica da Yamaha no diagnóstico.
No final, foi só inverter a ligação do cabo da bateria, e problema resolvido. Luz apagada, ABS testado, dianteiro e traseiro, e moto pronta pra ir pra outra. Vamo que vamo.
Agradeço imensamente a todos vocês. Aprendi mais sobre ABS de ontem pra hoje com a ajuda de vocês do que em toda a minha vida.
Pesquisando sobre isso de ontem pra hoje, descobri até que tem como instalar um botão pra desligar o ABS, usando justamente essa conexão do relé. É a magia do conhecimento.
Confesso que rola uma vergonha, mas eu, como advogado, kkkkkkk... o óbvio fica óbvio depois que a gente fica sabendo.
Valeu galera, um grande abraço.
- lunga
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Re: ABS da ST 1200
Otima noticia!!! parabens!!
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Re: ABS da ST 1200
Da vontade de relatar pros Experts da CC, se acham os donos da razão.
Parabéns por buscar uma alternativa econômica. Passa na CC e avisa quê resolveu o problema, e quando perguntarem como, responda que está informação custará R$ 6490,00. :)
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Parabéns por buscar uma alternativa econômica. Passa na CC e avisa quê resolveu o problema, e quando perguntarem como, responda que está informação custará R$ 6490,00. :)
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