Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

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Kaliuss
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por Kaliuss » 28 Jun 2015, 15:02

Dugamadias escreveu:Boa noite galera!!
Depois de um mês com a minha Terezinha,(TNR azul 12/12), peguei a rodovia pela primeira vez e fiquei espantado com o barulho que o pneu traseiro faz. Uso um Rinaldi 120 R34 (ta muito novo) na traseira e o pirelli original (ta quase na hora de trocar) na dianteira. Já comprei a moto com eles e percebi tambem que na chuva a moto da uma "traseirada".
As duvidas são:
É normal esse barulho? (25 psi de pressão)
To pensando em colocar um 90/90 tambem da Rinaldi na dianteira. Alguem tem alguma opinião sobre esse pneu??

Da uma ajuda pra mim!!!
Valeu
Sobre os pneus 90/90 na dianteira, vai raspar um pouco no para lamas. Impossível de rodar no barro. 80/90 ou 90/90 com afastador de para lamas..

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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por pini94 » 28 Jun 2015, 18:06

O pessoal está se equivocando, esse pneu 130/80/18 não apresenta nenhuma alteração na relação da moto e por isso não vai alterar em nada as marcações do hodometro e nem do velocimetro, pois a unica medida que difere do pneu original é a largura que no pneu original é de 120mm (120/80-18) e esse possui 130mm (130/80-18), essa diferença de largura só vai deixar a moto um pouco mais pesada.
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por Dugamadias » 29 Jun 2015, 21:28

Kaliuss escreveu:
Dugamadias escreveu:Boa noite galera!!
Depois de um mês com a minha Terezinha,(TNR azul 12/12), peguei a rodovia pela primeira vez e fiquei espantado com o barulho que o pneu traseiro faz. Uso um Rinaldi 120 R34 (ta muito novo) na traseira e o pirelli original (ta quase na hora de trocar) na dianteira. Já comprei a moto com eles e percebi tambem que na chuva a moto da uma "traseirada".
As duvidas são:
É normal esse barulho? (25 psi de pressão)
To pensando em colocar um 90/90 tambem da Rinaldi na dianteira. Alguem tem alguma opinião sobre esse pneu??

Da uma ajuda pra mim!!!
Valeu
Sobre os pneus 90/90 na dianteira, vai raspar um pouco no para lamas. Impossível de rodar no barro. 80/90 ou 90/90 com afastador de para lamas..

Blza Kaliuss

Já tinha ouvido falar isso mesmo, apesar de que tiveram dois parceiros meus que colocaram o Metzeler Endurance 3 90/90 e nao precisaram do kit do Tucho.
Um deles cortou os pelinhos do pneu e ou outro resolveu colocar uma arruela para "enlarguecer"o paralamas, só que andar no barro, como você falou, sem chances.
Abraços e bora acelerar.
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por TARSIO » 30 Jun 2015, 09:44

pini94 escreveu:O pessoal está se equivocando, esse pneu 130/80/18 não apresenta nenhuma alteração na relação da moto e por isso não vai alterar em nada as marcações do hodometro e nem do velocimetro, pois a unica medida que difere do pneu original é a largura que no pneu original é de 120mm (120/80-18) e esse possui 130mm (130/80-18), essa diferença de largura só vai deixar a moto um pouco mais pesada.

Pini, na verdade muda um pouco sim.

Na especificação do pneu o segundo número refere-se a um percentual de altura em relação a largura, ou seja , num pneu 120/80 a altura é 80% de 120 = 96 . E no pneu 130/80 essa relação muda para 104, aumentando assim o raio do conjunto roda/pneu. Isso pode alterar a marcação de velocidade e distância.

Acho que na próxima troca vou optar também por um pneu 130 na traseira e 90 na dianteira. Deverá mudar um pouco o consumo , mas acho que vale a pena, e o maior benefício será proteger mais os aros.

:joinha: :joinha:

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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por pini94 » 30 Jun 2015, 15:08

TARSIO escreveu:
pini94 escreveu:O pessoal está se equivocando, esse pneu 130/80/18 não apresenta nenhuma alteração na relação da moto e por isso não vai alterar em nada as marcações do hodometro e nem do velocimetro, pois a unica medida que difere do pneu original é a largura que no pneu original é de 120mm (120/80-18) e esse possui 130mm (130/80-18), essa diferença de largura só vai deixar a moto um pouco mais pesada.

Pini, na verdade muda um pouco sim.

Na especificação do pneu o segundo número refere-se a um percentual de altura em relação a largura, ou seja , num pneu 120/80 a altura é 80% de 120 = 96 . E no pneu 130/80 essa relação muda para 104, aumentando assim o raio do conjunto roda/pneu. Isso pode alterar a marcação de velocidade e distância.

Acho que na próxima troca vou optar também por um pneu 130 na traseira e 90 na dianteira. Deverá mudar um pouco o consumo , mas acho que vale a pena, e o maior benefício será proteger mais os aros.

:joinha: :joinha:

Valeu pelos esclarecimentos Tarsio, não tinha percebido como funcionavam os calculos de altura/perfil dos pneus, mas dei uma olhada aqui e realmente fumciona como voce falou e pra mim tinha passado despercebido. :joinha: :joinha:

Em relação aos pneus Rinaldi, por serem mais caros que os que uso atualmente (maggion), será que a qualidade chega a ser superior para valer a pena pagar mais caro????
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por ventania » 30 Jun 2015, 15:49

pini, tudo bem.



A unica vantagem que tem o rinaldi sobre o maggion é ser 130 de largura e durar um pouco mais.


O rinaldi éscorrega muito mais que qualquer outro pneu no asfalto molhado. Acho até que a Rinaldi sabe disso, mas por durar mais um pouco que os outros ela não mudou o tipo de borracha que é mais duro que o maggion e que o levorin que é tão bom quanto o maggion e não escorrega tambem.


Podem dizer: Todos os pneus na chuva e asfalto molhado escorregam: mas não tanto quanto o rinaldi.


Já tive o r.34 medida 120.80.17 numa Xt600, amigos meus ja tiveram em lander, Falcon etc e constataram que escorrega mesmo.

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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por joaoprb » 30 Jun 2015, 18:46

o meu 130/80-18 estava um pouco mais de meia vida mas tive de trocar rodei cerca de 15 mil km o mesmo ficou muito quadrado e realmente e muito liso na pista molhada, e como pego a estrada todo dia resolvi nao mais arriscar e troquei por um pirelli duratraction na medida original e digo nao me arrependo :thumbup: . Ps: o rinaldi ja veio quando comprei a moto.
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por pini94 » 30 Jun 2015, 20:37

ventania escreveu:pini, tudo bem.



A unica vantagem que tem o rinaldi sobre o maggion é ser 130 de largura e durar um pouco mais.


O rinaldi éscorrega muito mais que qualquer outro pneu no asfalto molhado. Acho até que a Rinaldi sabe disso, mas por durar mais um pouco que os outros ela não mudou o tipo de borracha que é mais duro que o maggion e que o levorin que é tão bom quanto o maggion e não escorrega tambem.


Podem dizer: Todos os pneus na chuva e asfalto molhado escorregam: mas não tanto quanto o rinaldi.


Já tive o r.34 medida 120.80.17 numa Xt600, amigos meus ja tiveram em lander, Falcon etc e constataram que escorrega mesmo.
Tudo bem Ventania??

Valew pelo parecer a respeito do pneu :joinha: . Eu estava tentado a colocar ele na minha moto por ser mais largo e tals, mas eu ja acho o maggion meio traiçoeiro no molhado e se este é pior eu tô fora.
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Re: Alguém com pneu Rinaldi R34 130/80-18 com aro original?

Mensagem por TARSIO » 01 Jul 2015, 07:25

Quando um veículo/moto sai de fábrica com uma marca de pneus é porque foi testado e aprovado em várias condições de uso.

Nesse caso acho que a melhor opção para a Ténéré é o Metzeler Tourance ou Pirelli MT 90.

Também acho bom o Sirac da Michelim , mas não sei se ainda é comercializado.

Quanto a durabilidade penso que pneus podem rodar até 20/25 mil kms. , mas a partir dos 15 mil não tera eficácia em situações de piso molhado ou de frenagem brusca, por isso eu troco de pneu , porque não quero trocar de vida.... :lol: :lol: :lol:

:thumbup: :thumbup:

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