Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Luiz Koudela » 28 Dez 2014, 07:35

Christofer escreveu:Olá,

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, comprei uma Tenere nova e também já possuo a vela Iridium para ela, coloco já de cara ou rodo pelo menos 1000km com a original?

Outra coisa, o mecânico da Yamaha falou que ele mesmo troca e que realmente é melhor mas uma coisa ele disse sobre a gasolina, recomendou utilizar V-POWER da Shell e não a PODIUM da Petrobras, segundo ele a PODIUM é muito seca.

Desde já agradeço!

Abs,
Bruno
Bom dia meu velho!!! Parabéns pela aquisição. É uma excelente moto... Com relação a vela iridium, opinião, aguarde a revisão de 10kkm (se vc roda muito), não tem pq descartar essa vela. Já a gasolina, não vejo vantagem alguma em usar podium! A não ser pela maior probabilidade dessa não estar "batizada". Já o meu mecânico da Yamaha Macaé, o Simar, sugere o uso da podium, alegando ele, que utilizando a Podium ajuda na manutenção/limpeza do bico de injeção... Independente de como vc proceder, tenho certeza q terás o mesmo resultado.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Rato.Bomber
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 10 Dez 2014, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Rato.Bomber » 20 Fev 2015, 01:28

Comprei a minha vela e vou trocar ela amanhã , gastei cerca de 70 reais com frete ja incluso.

Em breve volto a postar aqui os resultados. Atualmente tenho feito 29km/l, vamos ver com a iridium...

Avatar do usuário
Christofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 28 Dez 2014, 00:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC
Localização: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Christofer » 20 Fev 2015, 17:47

Comprei a moto em dezembro e troquei a vela original pela Iridium logo na primeira semana (guardei a original para emergências), vou dizer que não senti diferença, pode ser por que andei muito pouco com a vela original também.. Segue algumas informações:

Com vela de Iridium:

Consumo? Acredito que ficou igual;
Resposta da moto? Acredito que tenha melhorado mas nada demais também;

Vale? Vale sim mas como já disseram.. acho melhor rodar um pouco mais, o amigo acima falou 10mil KM, então pode ser rode isso e depois troca..

:sol:

nerinei
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 18 Jan 2015, 22:03
Cidade onde mora: Niteroi-RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por nerinei » 21 Fev 2015, 10:50

A minha tenebrosa comprei com 7000km, toda original. Estava sentido ela vibrando muito e sem força abaixo de 4000 RPMs e não estava achando normal. Então a primeira coisa dei uma limpeza no filtro de ar, e melhorou, mas ainda estava vibrando bastante (vibração não normal para uma monocilindrica) e ainda estava meio fraca.
Fui olhar a vela e no olhômetro aparentemente não estava muito ruim, mas de qualquer forma encomendei uma iridium, que montei semana passada. Putz, quanta diferença, a vibração diminuiu para níveis normais e melhorou bastante a força em baixa, agora nas retas consigo rodar de terceira a 3000 RPMs de boa, coisa que antes não dava...
Com relação ao consumo não posso opinar, só abasteci uma vez desde que comprei, e fez 29 km/l (com vela velha e filtro sujo... :o ), acho que agora vai passar dos 30 km/l fácil...
Abs
Mutley
XR 200, GS 500, XR 200, CB 500, GSX 750F, TENERE 250...

Rato.Bomber
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 10 Dez 2014, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Rato.Bomber » 01 Mar 2015, 00:19

Rato.Bomber escreveu:Comprei a minha vela e vou trocar ela amanhã , gastei cerca de 70 reais com frete ja incluso.

Em breve volto a postar aqui os resultados. Atualmente tenho feito 29km/l, vamos ver com a iridium...
Estou rodando com a moto e não notei diferença, o consumo parece estar igual, não tenho uma métrica pois viajei garupado e rodei muito em cidade.
Como estou trabalhando perto de casa agora, estou rodando bem menos e em ritmo bem diferente, só rua de bairro, vou testar mais um pouco.

Peguei Fernão dias e mais umas estradas com bastante trecho de Serra e fiz 27km/l, achei que fez até que bem levando em conta que diversos momentos eu andava com o cabo enrolado pra não perder o ritmo, principalmente nos trechos de Serra e ultrapassagens constantes na Fernão dias. Garupado e com baú carregado.

nerinei
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 18 Jan 2015, 22:03
Cidade onde mora: Niteroi-RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por nerinei » 12 Mar 2015, 08:34

A minha não deu diferença no consumo por conta da vela iridium, mas como a vibração diminuiu, reparei que estou andando com a mão mais pesada...trechos que eu costumava andar a 100, agora estou andando a 110.....mas só fiz um abastecimento depois da troca, vamos ver nos próximos tanques como vai ficar...
Abs
Mutley
XR 200, GS 500, XR 200, CB 500, GSX 750F, TENERE 250...

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 24 Mar 2015, 20:06

DrigoRJ escreveu:Comprei uma vela da NGK DR8EA por 44,90 R$ na Moto Bras, pagado vintão e colocando o restante no crédito :D

Vou rodar amanhã e depois de uma certa KM coloco minhas observações.
kablack escreveu:DrigoRJ.

Tente, nem que por uma única vez a dupla Vela de Iridium + Gasolina Pódium. Sei que é mais caro, mas um único tanque de Pódium não vai acabar com a sua ceia de Natal. :mrgreen:

Aí sim, você posta as suas observações. Vela original + Gasolina amarela, Vela Iridium + Gasolina amarela e finalmente Vela Iridium + Gasolina Pódium.

Dica: - Não procure por potência extra. Apenas perceba o comportamento da moto, ouça o motor, repare nas partidas à frio e sinta o cheiro do escapamento (também não é para intoxicar... :D ). A Pódium com a vela de Iridium os gases de escapamento tem cheiro que lembra o gás de cozinha... A gasolina comum com a vela original lembra cheiro de vela...

Abraço!

Disse que iria rodar certa KM e retornaria. Pois bem, coloquei a vela quando a moto estava com quase 20.000 e hoje está com 41221!! :D Assim, já rodei mais com a Iridium do que com a vela original, e a propria Iridium passou a ser o referencial dominante para mim (pequei a moto com 8500) . A principal diferença percebida foi o grau de confiança que tenho na vela e o gigantesco prolongamento da necessidade de verificações/manutenção. Estou em vias de comprar outra vela, tanto uma original, quanto outra Iridium, apesar de achar que a vela em uso ainda rode bastante. Na verdade comprarei outra para ver a diferença entre uma zero e a usada.Ah, realmente, em baixas rotações, a moto melhora muito.

Quanto ao consumo, tenho duvidas sobre ter aumentado ou não. Penso que, na verdade, minha mão tenha ficado mais pesada. Com a vela original fazia medias entre 27 a 29, nos mesmos trechos percorridos ( rodoviários). Com a Iridium, tenho feito de 25 a 27. Mas, anteriormente, minha faixa de uso estava entre 7000 a 7300 RPM e hoje vou até 7500. Cabe registrar que no mesmo trecho percorrido, com garupa, quando reduzo a velocidade por medida de precaução, fiz duas medições de consumo, que ficaram em 26.4 e 26.7 km/l, basicamente o mesmo consumo de condução solo. Terei opinião aprimorada quando colocar a vela original novamente.

Kablak, abasteci com gasolina Podium em duas ocasiões, e realmente o cheiro da queima é bastante, semelhantes a vela e gás de cozinha. Melhor que a gasolina podium só se houvesse para comercialização Podium sem alcool!
Editado pela última vez por DrigoRJ em 24 Mar 2015, 20:34, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 24 Mar 2015, 20:30

:thumbup:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por filipedonato » 26 Abr 2015, 21:03

Olá senhores. Gostaria de compartilhar minha experiência com velas e pedir a opinião dos mais experientes.
Coloquei uma vela de iridium desde os 10000KM. A moto já está com quase 25000KM.
Resolvi averiguar a vela e me deparo com a imagem abaixo.
Imagem
Como podem ver a vela apresenta um pouco de vermelhidão.
Li que pode estar relacionado a adulteração da gasolina, é verdade?
Lógico que eu de lá pra cá não abasteci só em um posto mas a maioria das vezes é em um posto específico onde a gasolina é mais barata que nos demais postos entre Queimadas e Campina Grande.

Agradeço á atenção.

murilo.cps
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Abr 2014, 10:03
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por murilo.cps » 23 Mai 2015, 13:32

Pessoal, uso a vela NGK Iridium na minha tenere desde os 5 mil km, ela está agora com 19800 km, rodou cerca de 15 mil km e está na hora de trocar, digo isto pois quando ligo ela com o motor frio eu percebi que ela demora mais para pegar, então retirei a vela e limpei com WD pois ela estava bem esbranquiçada, assim ela voltou a funcionar normalmente, estou a procura nas lojas aqui em Campinas/SP mas não encontro, e tenho medo de comprar pela internet e vim falsificada...

Não sei ainda se coloco Iridium novamente ou volto para a original.

Responder