Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ivojoseaug
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ivojoseaug » 30 Abr 2014, 15:02

galera, ao regular a embreagem, se ficar muito baixa, ou seja, com muita folga, ela não engata as marchas direito, causando dureza e dificuldade de passar o cambio no dia a dia. Se ficar muito alta, ou seja, presa, a embreagem vai embora precocemente. Tem que ter uma folguinha sempre. lembrem disso. O limite da folga é o bom funcionamento do conjunto. Se tiver dura pra passar, pode apertar um pouco o cabo. Mas muito cuidado pra não passarem do ponto.

BegTrail
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Primeira marcha - DIFICULDADE DE ENGRENAR.

Mensagem por BegTrail » 11 Jul 2014, 07:51

Não vi nenhum tópico tratando do assunto, me perdoem se já existir.

Eu co a minha primeira moto, um TÉNÉRÉ 250 vermelha 2015. Ocorre que, mesmo parado no sinal, por exemplo e com a manopla da embreagem totalmente pressionada, eu tenho sentido.dificuldade de reduzir, descer a marcha até a primeira. Às vezes trás no ponto morto.

Meu irmão que possui um big trail, me disse que a dele é assim e que ele precisa dar uma acelaradinha ou deslocar um pouco a moto que a marcha engrena.

Alguém conhece algum macete, ou dica ou conhece se isto é um possível defeito da montagem???

Mui obrigado.
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Re: Primeira marcha - DIFICULDADE DE ENGRENAR.

Mensagem por Paulo Cesar83 » 11 Jul 2014, 08:13

BegTrail escreveu:Não vi nenhum tópico tratando do assunto, me perdoem se já existir.

Eu co a minha primeira moto, um TÉNÉRÉ 250 vermelha 2015. Ocorre que, mesmo parado no sinal, por exemplo e com a manopla da embreagem totalmente pressionada, eu tenho sentido.dificuldade de reduzir, descer a marcha até a primeira. Às vezes trás no ponto morto.

Meu irmão que possui um big trail, me disse que a dele é assim e que ele precisa dar uma acelaradinha ou deslocar um pouco a moto que a marcha engrena.

Alguém conhece algum macete, ou dica ou conhece se isto é um possível defeito da montagem???

Mui obrigado.
Fala begTrail,

Também tenho encontrado uma dificuldade similar a sua.
Quando preciso parar a moto e ela ainda está em terceira ou quarta marcha... Fica muito difícil de descer as marchas. Por isso, sempre que dá, vou diminuindo as marchas antes da moto parar... Dei uma passada rápida em uma CC e o cara deixou a embreagem mais alta, mas não resolveu. Ele falou que se não resolvesse, talvez fosse preciso ver se tinha algum problema com o cabo.

Sei que não te ajudei, mas vamos aguardar a opinião dos amigos mais experts aqui do fórum.

Abraço,
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Re: Primeira marcha - DIFICULDADE DE ENGRENAR.

Mensagem por Rammster » 11 Jul 2014, 08:14

isso tá com cara de embreagem, dá uma regulada nela e ve se melhora
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fmm4100 » 11 Jul 2014, 08:17

Topicos fundidos.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Radames Aragon » 11 Jul 2014, 09:07

Pessoal, não se alardem, não tem problema nenhum na embreagem!

O q acontece é q, se vcs lerem neste tópico, a marcha deve ser reduzida durante a desaceleração, inclusive pra contribuir com a frenagem. Não se recomenda q freiem segurando a embreagem até parar.

Com o tempo vcs aprendem até a colocar no Neutro no final da frenagem, pronta pra estacionar ou esperar o sinal.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Paulo Cesar83 » 11 Jul 2014, 09:29

Radames Aragon escreveu:Pessoal, não se alardem, não tem problema nenhum na embreagem!

O q acontece é q, se vcs lerem neste tópico, a marcha deve ser reduzida durante a desaceleração, inclusive pra contribuir com a frenagem. Não se recomenda q freiem segurando a embreagem até parar.

Com o tempo vcs aprendem até a colocar no Neutro no final da frenagem, pronta pra estacionar ou esperar o sinal.
Fala Radames,

Li algumas páginas, aí atrás e percebi que tem muita discussão sobre o assunto e muita "culpabilizaçao" dos pilotos em detrimento de um sistema de câmbio "com falhas".

Tenho uma intruder 125 a 6 anos posso parar no semáforo em 5* marcha (não vamos discutir se é correto ou não, ok?!).

Outra coisa, quem nunca tomou uma fechada e precisou parar na hora?! Eu já tomei algum sem menos de um mês com a moto (umas 3) e depois, quem disse que eu conseguia sair do lugar (além do susto :shock: :D a marcha não descia)

Outro ponto, não sei se é assim para moto, mas para carro, é melhor (para o sistema todo) parar com ele em neutro do que engatado. E se você sempre parar a motoca em neutro e enfrentar esse problema sempre que for sair?

Não vamos falar que é uma "característica da marca" :ohhhhh: :ohhhhh: :ohhhhh: , vamos falar que é um defeito... :twisted: :twisted: :twisted: Ou falha :shock: :shock: :shock: , sei lá.

Abraços,

Ps: Radames, apenas citei seu post, porque é o ultimo do tópico, mas escrevi sobre muita coisa que li ia pra trás.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fmm4100 » 11 Jul 2014, 10:01

Se conseguir consertar o defeito, avisa pra galera.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ghamauricio » 11 Jul 2014, 10:22

Caraca, andei numa XRE 300 e aí então eu entendi por que reclamam tanto do câmbio da Ténéré.

O câmbio da Honda é tão macio que é até difícil botar em ponto morto!

Estou usando o óleo sintético Ipiranga 15W50. Não gostei dele; o câmbio parece que ficou mais duro, e aquela primeira engatada de marcha da manhã com o óleo meio frio dá um baita tranco.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Radames Aragon » 11 Jul 2014, 10:33

Francamente, já acho as marchas da Té super suaves, basta usá-las como falei. Quando estou reduzindo para o sinal vermelho, ao parar já estou no Neutro, suave. Quando a parada é mais repentina, até desço umas duas marchas de uma vez, solto a embreagem pra tracionar (e usar freio motor) e continuo baixando as marchas.

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