Pisca Alerta.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
MMiguel78
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 13 Mar 2012, 20:04
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por MMiguel78 » 29 Mai 2012, 11:54

Ótimo aviso, Kakko.
Eu sempre ouvi esse esquema de que pisca-alerta só se usa com o veículo parado, mas só ano passado soube da real (e óbvia) razão: com o pisca-alerta ligado você não tem como indicar intenção de mudança de direção, suas setas não servem pra nada. Tenho certeza que pelo menos um membro do blog aqui já levou fechada de alguém com o pisca ligado, sem saber que o cara tava com intenção de mudar de faixa.
MMiguel
Quem Googla sabe tudo.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por ghamauricio » 29 Mai 2012, 21:43

O "pisca alerta" recebeu este apelido carinhoso pois ele serve de -- acertaram! -- ALERTA.
Eu já vi um cara dar uma lampejada no alerta, e depois ligar a seta indicando que ia entrar em uma casa. Achei aquilo ótimo e muito bem sinalizado, pois o cara conseguiu chamar mais a minha atenção do que só com a seta. Eu sabia que a qualquer momento ele ia reduzir a velocidade e virar à esquerda, então não o ultrapassei (eu nunca ultrapasso quando o camarada está com a seta virada pra esquerda de qualquer jeito, mas chamou mais a atenção).

A prática de ligar o pisca alerta em casos de trânsito muito ruim é pra avisar aos motoristas que o trânsito à frente está PARADO ou EXTREMAMENTE DEVAGAR. Mal não faz, pois o cara deveria freiar como se o carro do pisca estivesse parado. Mas ao se aproximar do carro com o pisca ligado, ele se afastou, eliminando qualquer risco de colisão.

Em caso de trânsito parado, eu levanto o punho esquerdo na altura da minha cabeça, semelhante ao comando tático "pare onde está". Vi um cara fazendo isso e achei uma forma interessante de avisar a quem vem atrás pra vir com cuidado.

Abraço!

Avatar do usuário
bordong
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Abr 2014, 16:39
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por bordong » 28 Mai 2014, 01:15

[editado]
Editado pela última vez por bordong em 29 Mai 2014, 16:43, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
sammyrpinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:58
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
Localização: Noroeste Fluminense

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por sammyrpinho » 28 Mai 2014, 10:50

Nesse esquema eu teria que acionar a seta esquerda e ligar o botão do alerta? confere?
>> Ténéré 250, AZUL, 2012
>> Titan 150 Mix, PRETA, 2010

Sammyr Pinho
Membro Fundador
Imagem
curta nossa fanpage:
facebook.com/bonsaliadosmg

Marcus
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Abr 2014, 18:28
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Campo Grande

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por Marcus » 28 Mai 2014, 11:08

Galera, Só não levem pra cc para revisão ou pedir garantia com o 'dispositivo' na moto, pois qualquer alteração no sistema elétrico torna a garantia nula.
Abç.
Atual:Boulevard 800 - 15/16; Tenere 600Z 91
ex: Vstrom 650 - 16
ex: ténéré 250 - 14

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por Rammster » 28 Mai 2014, 11:16

Kakko escreveu:Ok Diego...faz sentido :thumbup: mas como vc mencionou....eventualmente será usado.
Apenas uma observação :
As pessoas atualmente estão usando o pisca-alerta em movimento.....principalmente em estradas movimentadas ex: o trânsito está reduzindo a velocidade, daí ligam o pisca-alerta.
Porém esta prática ( que até pode ajudar ) é um procedimento errado e proibido !!
O pisca-alerta deveria ser utilizado apenas quando o veículo estiver parado,,,em condiçoes de emergência a fim de sinalizar aos demais que estão em mivimento.
:joinha:
Muito pelo contrário é uma prática muito útil para alertar quem vem atrás que houve uma parada repentina, vamos supor que vc esteja atrás de um carro e a luz de freio ascende, vc não associa de primeira se o cara só encostou o pé, se freou mais forte ou parou por um motivo qualquer. Quando vc associar a velocidade de redução pode ser tarde demais e ocasionar um acidente

Errado é o cara na Neblina ligar o alerta, isso sim é muito perigoso
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Avatar do usuário
bordong
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Abr 2014, 16:39
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por bordong » 28 Mai 2014, 16:19

Sammyr, a ligaçao após a CHAVE é ligada direto no rele, na imagem esta errado


Guilherme Bordon
http://fb.com/bordong" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
cjhygino
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Mar 2014, 19:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por cjhygino » 28 Mai 2014, 21:31

saudações ae pessoal!

hj mesmo eu vi uma fazer com os alertas ligados e achei bem legal e útil... cheguei em casa pensando na necessidade de ter o alerta em certas horas... mas é complicado mesmo essas questão da garantia, tem q colocar um esquema q se possa retirar facilmente antes de ir prá vistoria...
::: Tenere 250 Preta 2014 - Gladiatrix :::

Avatar do usuário
bordong
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Abr 2014, 16:39
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por bordong » 29 Mai 2014, 14:52

Pessoal, aí vai o tutorial do pisca que eu montei. :risadona:

Toda a gambiarra é ligada no relê da seta e funciona independente. Esquema simples e fácil de montar. :thumbup:

Vale lembrar que um LED também funciona como um diodo, então quem quiser fazer um negócio profissa :ohhhhh: , dá pra ligar esse LED no botão de alerta e ver o triangulo vermelho piscar lindamente! :joinha: Rsrs


Primeiramente o esquema elétrico:
Imagem
O diodo usado foi o IN4007

Depois é hora de montar os fios, isole tudo com aquele macarrãozinho termo-retrátil.
Imagem
Achei uma "maminha" do chicote de um rádio, a maminha da antena, ficou bacana, protege bem os diodos.

Imagem

Fios prontos para a instalação:
Imagem


Tire a medida do botão para cortar com um estilete o plástico da moto. É importante que entre bem justo, prefira fazer um molde um pouco menor para depois ir tirando um pouco dos lados para entrar o botão, uma vez que se fizer o corte errado já elviz :batecabeca: :batecabeca: .
Imagem

Instalando na moto.
Escolhi esse lugar por ser bem protegido. Pretendo instalar mais um botão ao lado desse assim que tiver o farol auxiliar.
Imagem

Cortado e instalado. Passe todos os fios por este buraco e distribua o que vai para a seta e o que vai para o chicote.
Imagem

Imagem

Abra as laterais internas, cuidado com a presilha é frágil. (É só apertar o centro dela com uma chave de fenda que ela solta)
Imagem

Imagem

A ligação na seta eu não possuo fotos, mas é bem simples. Nas pontas dos fios passe solda para ficar mais rigido, deixe cada ponta com mais ou menos 2cm com uma solda bem grossa. Dobre ao meio e encaixe junto ao positivo das setas. Na minha o positivo era o marrom (esq) e o preto (dir). Na duvida utilize um multímetro.

Passe o fio que vai ser ligado no relê acompanhando o chicote do painel, utilize enforca-gatos para manter o fio preso.

Retire o banco e passe o fio até chegar ao relê.
Imagem

Ligação no relê pra quem nao tem alarme:
Imagem


Ligação no relê pra quem utiliza alarme:
Imagem

Valendo lembrar que todas as conexões com macho e fêmea eu encaixei o fio com a solda grossa ao lado daquele plastico que envolve o macho/femea. Pela solda ser grossa o fio entra bem justo nessa junção.


Vídeo do funcionamento:
http://youtu.be/DDpSIVrwOeU

Bom, espero ter ajudado, instalem o pisca e saibam usar. Segurança nunca é pouco.

Agradeço ao José Arlindo, que me ajudou com essa gambiarra na comunidade da Terra de Ninguém Teneré no Facebook.

Abraço


Guilherme Bordon
http://fb.com/bordong" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Pisca Alerta.

Mensagem por O indomado » 29 Mai 2014, 16:42

bordong escreveu:Opa, desenterrando esse tópico, segue um esquema bem bacana que encontrei por aí. Vou fazer na minha, quando estiver pronto posto um tuts.

É ligado no relê da seta e funciona independente. Esquema simples e fácil de montar.

Vale lembrar que um LED também funciona como um diodo, então quem quiser fazer um negócio profissa, dá pra ligar esse LED no botão de alerta e ver o triangulo vermelho piscar lindamente! Rsrs

Imagem


Guilherme Bordon
http://fb.com/bordong" onclick="window.open(this.href);return false;

caracas, estao utilizando a imagem do meu tutorial de pisca-alerta sem os devidos créditos? :gargalhada:

postei um tuto com essa imagem no tornadeiros e saharamaniacos. detalhe que eu mesmo criei essa imagem num editor, não copiei de lugar algum.

http://o-indomado.blogspot.com.br/2010/ ... motos.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.tornadeiros.com.br/kunena/tu ... a?start=20" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por O indomado em 29 Mai 2014, 16:50, em um total de 1 vez.

Responder