VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Lobo » 04 Dez 2012, 16:05

Não acho normal , como o óleo verificado no visual está ok, não tem que se preocupar muito, mas se não apagar vai ter que acionar a garantia e ver esse sensor.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 05 Dez 2012, 08:23

FERRARI escreveu:Amigos,
Troquei, o óleo do motor e o nível está correto mas a luz do óleo no painel ascende as vezes, levei na concessionária, ele disse que é o mapeamento e vai parar mas rodei algumas vezes e não parou, já aconteceu com alguém isso
Lembre-se de verificar o nível do óleo da forma correta na ST: 1. Moto no cavalete central. 2. Ligar o motor até a temperatura atingir 60ºC. 3. Desligar o motor e verificar o nível do óleo após uns 5 minutos. Se estiver dentro da faixa aceitável, só pode ser o sensor que pifou...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
FERRARI
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Ago 2012, 11:50
Cidade onde mora: Itapira/SP
Localização: Itapira - SP

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por FERRARI » 06 Dez 2012, 15:05

Levei a moto em outra concessionária, o mecânico falou que passou a moto no aparelho, e colocou mais 100 ml de óleo, ai até agora não ascendeu mais a luz

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 07 Dez 2012, 20:24

Se foi assim, a verificação do nível que você fez estava errada... Você seguiu os passos acima descritos para a verificação?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 07 Dez 2012, 20:34

Pessoal, troquei o óleo da minha Teneré 1200 quando estava para sair para a Chapada Diamantina, aos exatos 4970 km. Andei pouco mais de 100 km antes de ir a Chapada. Está agora com 8.800 km e ainda não troquei o óleo, o que farei aos 10 mil. Até hoje nunca acendeu a luz do óleo nem baixou o nível! Uso Motul 5100. Aparentemente ando pouco, mas é que também tenho uma Electra Glide e divido as viagens. Por aqui por perto, estradas duplicadas, vou na Harley.
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 08 Dez 2012, 16:42

Cesário, a minha ST está um pouco menos rodada que a sua: 8.350 km. Também trocarei o óleo com 10 mil. COmo a sua, até agora, nunca acendeu a luz de óleo e ele nunca baixou. Também uso o Motul 5100, pra mim, o melhor óleo desde minha ex. FZ6. Estranho o que acontece com o Ferrari...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 08 Dez 2012, 19:04

Heyder, sou muito detalhista nas minhas coisas, principalmente no que se refere a motos. As 2 trocas de óleo da Teneré (aos 1000 km e aos 4970 km) foram feitas na Yamaha, comigo junto ao mecânico o tempo todo e o Motul fui eu que levei, pois na Yamaha só tinha o Yamalube. Colocamos a quantidade exata especificada no manual, e nunca tive nenhum problema. Pode ser que esses 100 ml que deixaram de colocar na moto de Ferrari na hora da troca seja a causa da lâmpada ter acendido. Sei que a falta desses 100 ml não fariam, a curto prazo, dano ao motor, mas devemos lembrar que o óleo também serve como refrigerante do motor, que, ao menos teoricamente, funcionaria um pouco mais quente do que se o óleo estivesse no nível.
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 10 Dez 2012, 22:25

Casário, minha humilde opinião é a seguinte: Fugir do que diz o manual do fabricante, só se for pra MAIS. O fabricante foi quem criou e principalmente, TESTOU o que é melhor para a motocicleta. Por exemplo: Usar um óleo sintético (de mesma especificação, claro, ou superior) ao invés do mineral, não fará mal ao motor, apenas optou-se por gastar mais que o necessário. Quanto à quantidade, acho que se deve seguir rigorosamente o que diz o manual. Ser detalhista é uma virtude, ao meu ver. Sou como você neste aspecto também. :thumbup:
Editado pela última vez por Heyder em 17 Dez 2012, 21:30, em um total de 1 vez.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por newson » 16 Dez 2012, 01:48

Ferrari
Na minha opinião, se tem uma coisa que funciona bem na super é a luzinha vermelha do óleo.
Na minha viagem a chapada, quando estava em lençois a luz da minha acendeu, apagou, acendeu e ao medir o óleo verifiquei que estava baixo. Completei e não acendeu mais.
Outra possibilidade de acender a luz é quando vc passa o limite de km para troca recomendado no manual.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Bustamante » 13 Abr 2014, 16:45

Riders,

Troquei o óleo da minha Super hoje e segue o histórico:

-Aqueci o motor no cavalete central por cerca de 10 minutos
-Esgotei o óleo pelos dois parafusos de drenagem
-Retirei o filtro de óleo
-Dexei o óleo escoar cerca de 15 minutos
-Coloquei a moto no cavalete lateral - Ao colocar a moto no cavalete lateral saiu aproximadamente mais uns 350 ml de óleo.
-Coloquei novamente a moto no cavalete central (praticamente não saiu mais óleo)
-Coloquei os bujões e filtro.
-Preenchi com 3,5 litros de óleo (O manual prescreve colocar 3,4 litros de óleo, mas como esgotei o óleo também no cavalete lateral e percebi que saiu mais óleo optei por preencher com 3,5 litros).
-Liguei a moto
-Desliguei a moto e aguardei os 3 minutos
-O nível ficou entre o mínimo e o centro.

Conclusão: Utilizar a moto no cavalete central e também no cavalete lateral para esgotar o óleo é bom para retirar a maior quantidade de óleo velho, mas como esta não é a condição recomendada de troca de óleo deve-se colocar uma quantidade maior para compensar este óleo a mais que saiu. Optei por colocar 100ml a mais, mas ainda foi pouco. Acredito que o nível deveria ficar no centro e da próximo vez vou colocar mais, quem sabe os 350ml aproximados que percebi que saiu a mais.

Bustamante.

Responder