Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
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- Novato-
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Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Então, galera... acabei de chegar ao fórum e já relato um problema cabeludo, pois nem a Yamaha (fábrica) conseguiu resolver...
Pelamor, se algum de vocês já passou por isso ou tiver alguma idéia, me ajudem...
Há 6 meses estou lutando para tentar eliminar o problema. Minha moto falha quando em estrada, acima dos 6.000 RPM, e de forma aleatória.
Quando pega chuva, piora e muito, a ponto de eu ter de andar com alforges e a patroa na garupa pela Castelo Branco, voltando do Paraná, em quarta marcha porque simplesmente ela falhava tanto que não tinha força para engatar e quinta.
Foi inúmeras vezes para a concessionária, onde o chefe de oficina é amigo meu, e feitos todos, absolutamente todos os procedimentos possíveis, nada foi detectado...
Andei com ele na garupa, mostrei o problema. Mas depois de desmontar e remontar, testaram a moto e me disseram sempre que ela estava perfeita, sem problemas...
Daí é só pegar uma estrada com mais de 120 KM para ela começar a falhar em retomadas aos 8.000 RPM, as vezes aos 6.000, as vezes aos 7.000, mas na maioria das vezes, dá um "engasgada" aos 8.000 RPM. continuando o percurso, ela começa a aumentar as falhas diminuindo o intervalo entre elas, a ponto de começar a falhar sem intervalos, perdendo a força e a potência e começa neste momento a gastar muito combustível.
Já troquei velas, cabo, bobina de ignição, limpamos a injeção, limpamos o tanque de combustível, medimos a pressão da bomba, passamos ela nos aparelhos para ver eventuais códigos de falha e nada.
Reclamei na fábrica, acompanharam os procedimentos na CC e me entregaram a moto dizendo que nada encontraram e que ela estava perfeita... mas foi pegar estrada para São Carlos no FDS com a patroa na garupa e... tava lá o defeito de novo!
Detalhe: como falei, na chuva, coincidência ou não, piora e muito. Mas não adianta encharcar ela de água com a VAP para testar que nada acontece... tem que ser chuva mesmo!
Na cidade, como não se consegue manter muitos KM em alta rotação e marcha alta, nada acontece, ela fica perfeita, não falha nada.
O problema está relacionado a:
- Velocidades constantes;
- Rotações acima dos 6.000 RPM, com o pico do problema aos 8.000/8500PM
- Motor quente;
- Se parar no caminho para abastecer ou descansar, ao ligá-la novamente, o problema se agrava.
Agradeço a qualquer idéia, não sei mais o que fazer, a moto está praticamente inutilizada por causa disso.
Grande abraço a todos, e agradeço de antemão.
HANS BLACKBULLET
Pelamor, se algum de vocês já passou por isso ou tiver alguma idéia, me ajudem...
Há 6 meses estou lutando para tentar eliminar o problema. Minha moto falha quando em estrada, acima dos 6.000 RPM, e de forma aleatória.
Quando pega chuva, piora e muito, a ponto de eu ter de andar com alforges e a patroa na garupa pela Castelo Branco, voltando do Paraná, em quarta marcha porque simplesmente ela falhava tanto que não tinha força para engatar e quinta.
Foi inúmeras vezes para a concessionária, onde o chefe de oficina é amigo meu, e feitos todos, absolutamente todos os procedimentos possíveis, nada foi detectado...
Andei com ele na garupa, mostrei o problema. Mas depois de desmontar e remontar, testaram a moto e me disseram sempre que ela estava perfeita, sem problemas...
Daí é só pegar uma estrada com mais de 120 KM para ela começar a falhar em retomadas aos 8.000 RPM, as vezes aos 6.000, as vezes aos 7.000, mas na maioria das vezes, dá um "engasgada" aos 8.000 RPM. continuando o percurso, ela começa a aumentar as falhas diminuindo o intervalo entre elas, a ponto de começar a falhar sem intervalos, perdendo a força e a potência e começa neste momento a gastar muito combustível.
Já troquei velas, cabo, bobina de ignição, limpamos a injeção, limpamos o tanque de combustível, medimos a pressão da bomba, passamos ela nos aparelhos para ver eventuais códigos de falha e nada.
Reclamei na fábrica, acompanharam os procedimentos na CC e me entregaram a moto dizendo que nada encontraram e que ela estava perfeita... mas foi pegar estrada para São Carlos no FDS com a patroa na garupa e... tava lá o defeito de novo!
Detalhe: como falei, na chuva, coincidência ou não, piora e muito. Mas não adianta encharcar ela de água com a VAP para testar que nada acontece... tem que ser chuva mesmo!
Na cidade, como não se consegue manter muitos KM em alta rotação e marcha alta, nada acontece, ela fica perfeita, não falha nada.
O problema está relacionado a:
- Velocidades constantes;
- Rotações acima dos 6.000 RPM, com o pico do problema aos 8.000/8500PM
- Motor quente;
- Se parar no caminho para abastecer ou descansar, ao ligá-la novamente, o problema se agrava.
Agradeço a qualquer idéia, não sei mais o que fazer, a moto está praticamente inutilizada por causa disso.
Grande abraço a todos, e agradeço de antemão.
HANS BLACKBULLET
- Radames Aragon
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Amigo, já verificou o filtro de ar? Está limpo e é original?
Põe pra regular válvulas também!
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- Luiz Koudela
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Comigo nunca aconteceu, mas se comprou zero e ainda esta na garatia.... Procom. Eh muito dificil apresentar um problema intermitente... Ai eles fazem a pesquisa de pane as cegas, ai já viu! Fico triste em ler esses tipos de depoimentos, pois indico a.tzinha cegamente como livre de problemas tecnicos. Sinto nao poder ajudar.
Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
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Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
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- Fernando.jribeiro
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
ola amigo tudo bem ?VC TEM ALARME INSTALADO NA MOTO OU TALVEZ ESSE PROBLEMA PODE ESTAR RELACIONADO A PARTE ELETRICA DA MOTO PEÇA PARA VERIFICAR O CHICOTE OK ...
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- Mestre-
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
problema de parte elétrica, intermitência em algum contato, Verifique se existem fios esmagados em toda extensão do chicote. Ao colocar uma carenagem, alguem pode parafusar e esmagar um fio. comece retirando o banco, carenagens laterais e do tanque. Observe os fios, não podem estar excessivamente esmagados pelas abraçadeiras, esticados pertos dos terminais ou qualquer outra anomalia. Se não detectar, vai ter que retirar o tanque. Verifique a conexão do alarme e do cdi. Em especial o alarme, verifique se os fios da central do alarme fazer um contato de solda firme e bem feito. Para variar, as CC as vezes não sabem nem soldar e isolar, pelo mesmo motivo de sempre, estão nem aí....
- MaxxTazzi
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Verificaram o sensor hibrido da injeção? Só esta restando esse, característico ao molhar na chuva ocorrer isso...se não quebrou nada nele, pois é todo de plástico.
Integrante Adventure Moto Clube - SP
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- Novato-
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Galera, obrigado pelas dicas e atenção...
Filtros novos e originais, passado pelo sacnner da CC, nada constando em códigos de falha...
Acontece que parece que alguns ítens não aparecem no código de falha.
Bom, eu particularmente estava pensando no tal do sensor do pé de descanso lateral, mas este novo ítem do sensor da borboleta poderia ser um tanto quanto interessante...
Também nas 4 cil, as bomdbas elétricas costumam ter um filtro micro dentro delas e desmontando resolve o problema.
Será que nas mono é a mesma coisa?
Porque quando nas 4 cc entope o filtro interno da boma, ela apresenta a pressão normal, não dá código de falha e faz a mesma coisa... omedo é abrir a bomba e prejudicar ela...
Filtros novos e originais, passado pelo sacnner da CC, nada constando em códigos de falha...
Acontece que parece que alguns ítens não aparecem no código de falha.
Bom, eu particularmente estava pensando no tal do sensor do pé de descanso lateral, mas este novo ítem do sensor da borboleta poderia ser um tanto quanto interessante...
Também nas 4 cil, as bomdbas elétricas costumam ter um filtro micro dentro delas e desmontando resolve o problema.
Será que nas mono é a mesma coisa?
Porque quando nas 4 cc entope o filtro interno da boma, ela apresenta a pressão normal, não dá código de falha e faz a mesma coisa... omedo é abrir a bomba e prejudicar ela...
- Fmm4100
- Administrador
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Tem alarme? Nao custa ver se a sirene esta obstruindo a entrada do filtro de ar...
Ja vi um caso deste.
Ja vi um caso deste.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
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Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Meus chutes:
-Coletor de admissão com entrada falsa de ar. O bicho pode tá ressecado e com rachaduras.
-CDI bichado. Pede emprestado de outra tenerezinha e troca pelo seu só pra testar (opção mais provável)
Já aconteceu isso comigo na XTE, a moto não conseguia desenvolver de jeito nenhum. O problema era filtro de ar todo sujo de óleo (a XTE joga o excesso de óleo do motor na caixa de ar)
Obs: desinstala alarme, rastreador ou qualquer outra bugiganga elétrica que estiver ligada na bateria da moto.
-Coletor de admissão com entrada falsa de ar. O bicho pode tá ressecado e com rachaduras.
-CDI bichado. Pede emprestado de outra tenerezinha e troca pelo seu só pra testar (opção mais provável)
Já aconteceu isso comigo na XTE, a moto não conseguia desenvolver de jeito nenhum. O problema era filtro de ar todo sujo de óleo (a XTE joga o excesso de óleo do motor na caixa de ar)
Obs: desinstala alarme, rastreador ou qualquer outra bugiganga elétrica que estiver ligada na bateria da moto.
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- Denis Rs2
- Participativo-
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Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta
Com quantos mil km está a moto? Eu chuto nos anéis do TPS, problema bem comum nas fazers, landers e ténérés.